Como Instalar o WordPress em Servidores com Cpanel

Como Instalar o WordPress em Servidores com Cpanel

WordPress é um sistema de gerenciamento de blogs de distribuição gratuita mais utilizado entre os blogueiros profissionais (o Criar Sites foi feito com ele), que permite criar blogs incríveis.

Vendo que muitas pessoas tem problemas para instalá-lo, eu decidi preparar esta vídeo aula em que eu mostro como instalar ele em um servidor equipado com um painel de controle Cpanel, no entanto o vídeo serve de base para a instalação da plataforma em qualquer tipo de servidor.

Para baixar o pacote de instalação do WordPress, clique aqui.

Para publicação dos arquivos foi utilizado o programa FileZilla.

Como Instalar o WordPress em Servidores com Cpanel

Gostou desta vídeo aula Como Instalar o WordPress em Servidores com Cpanel? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre o WordPress? Então deixe um comentário e/ou ajude a divulgá-lo na Internet.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

85 Comments

  1. Celso, não ultilizo a forma paga do wordpress.org mas sim a forma gratuita do wordpress.com mesmo assim, como sempre sua dica foi bastante útil para expandir meu conhecimento, valew.

    Abraços.

    • Fazer Facebook

      Realmente Dicas sites, como o Rodrigo disse o WordPress.org não é pago. Na verdade o WordPress.com é que tem algumas coisas que precisam ser pagas para funcionar como domínio próprio ou modificação de themes 🙂

  2. Fazer Facebook

    Ótimo vídeo, bem explicativo! Celso me diz uma coisa, vocês tem mais video aulas aqui no CriarSites? Existe uma categoria ou tag onde eu possa ver todos?

    Até logo.

  3. Eu acho que o WordPress deveria ter alguma coisa assim tipo hospedagem e dominio grátis por 2 meses mais ou menos somente para testar o WordPress.org

    Abraços!!!

    • O wordpress e o domínio são coisas distintas. Já não basta o WordPress ser gratuito, você ainda quer que ele pague o domínio pra você? E o domínio gratuito por 2 meses seria um desperdício, visto que o período mínimo de duração de um domínio é de 1 ano e se o usuário não gostasse, o domínio ficaria parado. Se o objetivo é testar o wordpress, basta usar o wordpress.com mesmo, é o mesmo CMS do wordpress.org, só que mais limitado.
      O que poderia ocorrer eh você comprar uma hospedagem e ganhar o domínio de graça…

      • Pablo,
        Quando fiz esse comentário não sabia que tinha hospedagem grátis (muito limitada) e domínio grátis como por exemplo .tk, .co.cc, .cu.cc, net.cc etc.

        Abraços!!!

  4. Ótimo artigo Celso. Ainda bem que nas minhas hospedagens tenho o Softaculous. Etá programinha maravilhoso. Ele instala o wordpress e outros
    CMS com a maior facilidade.

    Valeu. Grande Abraço

    • Mendigo,
      Estes serviços ajudam, mas é sempre bom ter uma noção sobre como estas coisas funcionam. Nem sempre os instaladores estão disponíveis ou funcionam como a gente quer.

      Abraço!

      • Celso, se eu ja tenho uma conta no wordpress.com e edito meu site normalmente por ele, e quiser passar para o wordpress.org o que eu faço?

        • Dicas Sites,
          Não tem como transferir o conteúdo sem perder visitantes. Você teria que preparar o novo blog, depois acessar o painel do blog antigo, clicar na aba “Ferramentas” e em “Exportar” e salvar o arquivo.
          Depois acessar o painel do blog novo, clicar novamente em “Ferramentas” e em “Importar”.
          O que acontece neste caso é que o conteúdo do blog antigo é transferido para o novo blog.

          Para finalizar, você poderia acessar cada um dos artigos no blog antigo e adicionar um link apontando para o mesmo artigo no blog novo.

          Abraço!

          • Celso, não teria como criar um redirecionamento do blog antigo para o blog novo?? Igual como acontece para migrar do blogger para wordpress?

          • Dicas Sites,
            Isso só seria possível se você estivesse utilizando um domínio próprio. Neste caso só precisaria transferir os posts e alterar o DNS do domínio. Com um subdomínio grátis não tem jeito.

            Abraço!

  5. Bertê Winchester

    eu ja paguei o dominio na dualhosting celso, ja fiz até uma certa parte da video aula… agora eu não sei onde eu crio a conta no wordpress para “criar um arquivo de configuração” pode me da um help celso ?? abç…

    • Bertê,
      Não precisa criar uma conta no WordPress. Você só precisa baixar o pacote de instalação, publicar os arquivos no servidor, criar o banco de dados e terminar a instalação acessando o endereço de seu blog.

      Abraço!

      • Bertê Winchester

        consegui fazer celso, ja to com site no ar e tudo mais, eu coloquei um tema e tals, só que eu ñ encontro nenhum tutorial de como editar as sidebar’s( lateral ) dentro do html, pois como eu percebi, com esses novos temas de terceiros, não basta eu apenas adcionar uma widget, eu tenho q adcionar algum conteudo no código fonte do meu tema, to certo ??? ou da para editar e adcionar algo de modo mais simples ??

        • Bertê,
          Desde que não seja um código PHP, você pode adicionar o código de um banner ou contador de visitas adicionando um Widget de “Texto“. Depois que adicionar o widget, basta colar o código e salvar.

          Abraço!

  6. Melhor e mais intuitivo do que o wordpress ta pra existir, ele atende ao leigo, e ao mesmo tempo, a quem ja sabe um pouco mais e php.

  7. entre todos as plataformas de criação de blogs e sites o wordpress e a mais simples de se instalar e atualizar ,em termos de plugins e o mais completo tambem, sempre tem um plugin que encaixa perfeitamente nas nossas necessidades e so procurar.

  8. Celso, como criar aquela barra de busca do google que tem em seu site, que só pesquisa coisas do seu site? Achei muito legal, as buscas são mas reais

  9. Celso, mudando um pouco de assunto, sua conta no Youtube está habilitada para monetização de videos? Esse é um assunto muito procurado atualmente e que algun já começam a explorar, afinal o Youtube também é o segundo maior buscador do mundo, né. Você já testou técnicas de otimização para posicionamento de videos no Youtube?

    Acho que esse seria um assunto interessante para um post aqui…

    • Pablo,
      Sim, eu estou monetizando meus vídeos. Me rendem um pouco mais de $1 por dia.
      Infelizmente eu ainda não tenho muita experiência com este tipo de monetização, mas penso mesmo em escrever algo sobre isto.

      Abraço!

  10. Celso Lemes
    Estou com alguns problemas no sistema de comentários do Site (www.prefeituradesentose.com.br) que administro. Quando os usuários adicionam um comentário, a página simplesmente atualizar… E não mostra aquela mensagem: Seu comentário esta aguardando aprovação. E qualquer comentário adicionado ao Site é categorizado como Span… Além de apresentar um Erro caso o usuário não adicione o Email.
    Por favor, poderia me ajudar a solucionar esse problema?
    Agradeço muito! Obrigado.

    • Leandrown,
      Percebi que você tem um formulário customizado nos comentários. Acredito que esteja utilizando algum tipo de plugin. Se for isso, pode ser esse plugin ou mesmo algum outro que está causando incompatibilidade.
      Recomendo que desative o plugin de customização, caso não resolva, desative todos os plugins e vá reativando até achar o plugin problemático.

      Abraço!

      • Celso
        Desativei os plugins exceto: NextGEN Gallery e WP-PostViews.
        E o problema continuou… Não utilizo nem um plugin para aquele Formulário… :/

        E agora? 🙂 Obrigado.
        Vlw

        • Leandrown,
          Então pode ser um problema no template ou no servidor de hospedagem. Experimente trocar o template e faça um teste.
          Se o problema continuar, entre em contato com a empresa de hospedagem e explique o caso, pois pode haver alguma limitação do servidor que está impedindo o WordPress de trabalhar corretamente.

          Abraço!

          • Ok
            Vou entrar em contato com o servidor de hospedagem.

            Celso eu utilizei o theme localmente e o msm apresentou a msg de moderação Blz. Mas quando não é adicionado o Email ou Nome um Erro é apresentado:
            ERRO: preencha os campos obrigatórios (nome, email).

            O que posso fazer para resolver esse problema?
            Agradeço pelas Dicas!
            Obrigado.

          • Leandrown,
            O campo nome e email são obrigatórios quando um comentário é postado. Isso não tem como mudar.

            Abraço!

  11. bom no momento estoufora do meio sites ,mais já tive um portal ,no joomla ,ele é otimo quanto ao wordpress tbm é bom ,mais o foco do wd é blogs para grandes portais seria necessario algo mais rubusto como o jm
    no caso ambos jm e wd são bons e contem otimos plugisn mais algusn deixam a desejar minha dica é use ambos ,não faça um site joomla eu instale um plugin de blog ,modifique uns códigos e trabalhe com ambos os cms

  12. Celso, qual servidor você utilizar para hospedar seu site? Consegui cancelar o site que havia contratado, bem como o dominio. Preciso agora de contratar um novo servidor que me venda um novo dominio. Eu preciso de um servidor que aceite rodar a plataforma WordPress para eu poder instalar minha theme. Agradeço desde já

  13. Olá, Celso!
    Lendo inúmeros artigos sobre blogs, decidi sair do Blogspot e vou passar para o WordPress. Também vou colocar um domínio pago .com
    O que vc recomenda? Insatalar o WordPress e adicionar um domínio hospedado no Hostgator (era a minha escolha) ou comprar o domínio no próprio WordPress?
    O Hostgator me dá outros domínios free se eu hospedar o 1º com eles. Foi por causa disso que o escolhi.
    Também li em um artigo que não é necessário o servidor ter cPanel para instalar o WordPress. Fiquei confusa! Gostaria de saber qual é a vantagem de instalar o WP com ou sem cPanel.
    Obrigada,
    Lyvian

    • Lyvian,
      O WordPress.com oferece o criador de blogs e a possibilidade de adicionar um domínio mediante um pagamento anual, mas o problema é que neste caso, seu blog ficaria meio limitado, pois o WordPress.com não permite editar o template, não permite adicionar publicidades e nem instalar mais plugins. O blog no Hostgator vai te dar muito mais liberdade para customizar e também para ganhar dinheiro com ele.
      Acredito que todos os servidores pagos, com diferentes painéis de controle permitam instalar o WordPress. Neste artigo eu citei o Cpanel porque ele é o mais utilizado. O que vai mudar em outros tipos de painéis de controle é a forma de criar e preparar o banco de dados.

      Abraço!

  14. Boa tarde, Celso!
    O próprio WordPress.org recomenda a hospedagem de um domínio. Antes de hospedar meu domínio, eu posso associá-lo a uma keyword, por exemplo “criar template”? Como faço isso? O próprio Hostgator faz essa associação para mim ou tenho que ir ao Alexa ou Google Adwords… Onde posso vincular meu site à uma keyword para que ele esteja entre os primeiros nos motores de busca assim que alguém fizer uma pesquisa específica para esse assunto? Obrigada!

  15. Bom dia Celso, ao tentar acessar meu blog para cadastrar o banco de dados no wordpress aparece a seguinte mensagem de erro
    The requested URL /wp-admin/install.php was not found on this server.

    Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.

    Poderia me ajudar

    • Luciano,
      Pelo que eu percebi, você não publicou os arquivos do WordPress no servidor ou pelo menos não publicou na pasta correta. Verifique isso.

      Abraço!

      • Celso, agradeço pela ajuda, o blog já está no ar. Agora vou me dedicar para sempre ter conteúdo de qualidade para ajudar nós balconistas de auto peças, quem sabe logo estarei com dúvidas sobre monetização.

        Abraço e sucesso!!!

  16. Celso eu baixei o WordPress em Português e instalei do jeito que ta no vídeo, mas porquê fico em Inglês?

    Abraços!!!

  17. ola Celso. Muuuito legal seu site.. me tirou muitas dúvidas!
    Gostaria de sabber o seguimte.. eu já tenho um site que criei pelo UOLhost. Porém os tamplates prontos deles não me atendem mais, se eu intalar o wordpress, enquanto estiver trabalhando na contrução do novo layout, meu site (já existente) continuará no ar normalmente?
    Obrigada
    Danielle

    • Danielle,
      Depois que você instalar o WordPress, seu site não estará no ar. Você terá que fazer um backup de todo o seu conteúdo para poder passar para o WordPress.

      Abraço!

  18. Bom dia!
    Fiz um site pelo google e estva precisando fazer ele em flasch para vendas online , estou pesquisando e como não sei nada gostaria de saber como faço para instalar o WordPress para atuar com o google sites

  19. só novato no assunto…tenho domínio,ok,aliás tenho outros…posso escolher qqer um ou tem que ser naquele dominío principal e aí baixar o word press?

  20. igor vinicius

    olá Celso, não estou conseguindo add meu site no filezilla
    no host eu coloquei o endereço do meu site atual, estou colocando o ftp. antes do endereço e na hora de conectar aparece

    Erro: Não foi possível conectar ao servidor

    estou usando o wordpress.com só para aprender
    ajuda ae por favor queria add no filezilla antes de add meu 1 post

  21. Ótima vídeo-aula, parabéns! Em breve vou usar o WordPress e essas vídeo-aulas são super importantes!

  22. Gabriel Ribeiro

    Gabriel.

    Bom Celso , eu tenho muita vontade de criar um blog, pela plataforma WP.
    mais ai que vem o problema , eu não tenho nem um conhecimento de nada , só um pouco de HTML … Isso dificulta , em desenvolver um blog no WP ?

    Obrigado Desde Já !

    • Gabriel,
      Eu diria que não. Eu mesmo não sabia nada sobre blogs e não tinha ninguém para me ajudar. Aprendi tudo estudando tutoriais que outros blogueiros publicaram por aí.
      Acredito que a limitação será a sua força de vontade.

      Abraço!

  23. Gabriel Ribeiro

    Bom Tenho Outra Dúvida , como Saber Qual meu Host e Minha Porta ?

  24. Cara estou quebrando a cabeça!
    Recebi um visitante mas o comentário não aparece depois de ter sido aprovado..e agora?Sim,eu estou com um word press…

    grato

  25. Gabriel Ribeiro

    Eae Celso , Queria Fazer uma Pergunta ,

    Bom como se pode perceber , to desenvolvendo um site no WordPress . Más quero uma Hospedagem Grátis . Para ta hospedando os arquivos.
    Queria que você recomenda-se uma Hospedagem Gratuita boa .

  26. Gabriel Ribeiro

    Celso . Eu Denovo RsRs …

    Outra Dúvida: Queria perguntar se realmente e preciso na Hospedagem ter o Servidor Cpanel ? .. Brigado Pela sua Atenção . é seu site ta me ajudando muito …

    • Gabriel,
      Não necessariamente. O que o WordPress precisa é de um servidor que suporte PHP e que ofereça banco de dados. Se o servidor tiver isso, é quase certeza que poderá instalar o WordPress.
      Se este for o seu caso, você terá que ver com a hospedagem como criar e configurar o banco de dados e o endereço do banco de dados.

      Abraço!

  27. Oi Celso, tenho uma pergunta que pode parecer até idiota, mas preciso saber.
    Já fiz um site com o Nvu (fantástico), com o Dreamweaver (melhor ainda) e agora com o WP (imbatível). Isso tudo é porque sou curiosa e gosto de descobrir como esses programas funcionam.
    Bem, a questão é a seguinte: instalei o WP através do CPanel e criei um site/blog. Mas queria experimentar também o Joomla pra ver se é legal. Tenho que desinstalar o WP para instalar o Joomla ou posso ter os dois instalados? Quantos scripts posso instalar ao mesmo tempo? Tenho que criar banco de dados diferentes para cada um? Se sim, como proceder?
    PS- Eu avisei que a pergunta era idiota, mas agradeço se pude me esclarecer.
    PS- O meu site/blog, e os outros que criei na verdade não falam nada sobre nada, foram criados somente pelo prazer de novas descobertas e pra quem disser que estou jogando dinheiro fora, eu aviso: o dinheiro é meu e faço o que quiser.
    Beijos Celso!
    Gaby

    • Gaby,
      Você pode instalar vários scripts em sua hospedagem. Para instalar o Joomla, você precisa publicar ele dentro de uma pasta na pasta raiz do servidor, com um nome qualquer.
      Por exemplo, se o seu blog agora é acessado por seublog.com, o Joomla poderia ser acessado por seublog.com/joomla.
      Você poderá criar um novo banco de dados para ele ou utilizar o mesmo banco de dados, mas isso exigirá algum conhecimento a mais, portanto não recomendo. Repare que algumas empresas de hospedagem limitam o número de banco de dados que você pode criar na sua hospedagem. Se não conseguir criar outras, pode ser que este seja o problema.
      Este artigo mostra como criar um banco de dados no Cpanel.

      Abraço!

  28. KLEDIR SOARES

    Boa Noite !

    Sou seu fã amigo porém, tenho o meu blog consertandoonline.wordpress.com e a dúvida é, para passar para um dominio proprio precisarei refazer todo ele ? Não posso aproveitar o que já está feito … ?

    Um abraço amigo …

    • Kledir,
      Se pretende utilizar a versão que pode ser instalada do WordPress, terá que importar todo o conteúdo. Isso é possível clicando na aba “Ferramentas” e depois em “Exportar” ou “Importar”.
      Se você pensa em manter seu blog no próprio wordpress.com, você precisa pagar uma taxa no wordpress e depois comprar seu domínio em uma empresa qualquer.

      Abraço!

  29. Olá, eu uso uma hospedagem grátis porem com meu domino proprio, é uma hospedagem normal, já tentei tambem fazer editando o arquivo manualmente e mesmo assim da erro….

  30. Celso já baixei o wordpress descompactei baixei e instalei o FileZilla to tentando entrar aqui mais aparece o seguinte:
    Erro: A conexão excedeu limite de tempo
    Erro: Não foi possível conectar ao servidor
    Eu já tenho um blog no wordpress e não consigo mi conectar com o programa. Agradeço se puder me ajudar!

  31. ai blz queria saber como solucionar o problem fatal error de um plung no word pres ta dando o seguinte erro
    Fatal error: Call to undefined function wp_get_theme() in /home/casse752/public_html/wp-content/themes/itheme2/themify/themify-config.php on line 38

    • Olá Marcelo,
      Difícil dizer o que está acontecendo. Pode ser um problema com o template ou então com um plugin. Experimente desativar os plugins para ver se o problema resolve. Se resolver, você vai ter que reativar um por um até achar o plugin responsável.

      Abraço!

  32. como eu faco para acessar o plung do meu template no cpaine do word pres como se chama o aquivo
    tom com esse erro e do meu templeite
    Fatal error: Call to undefined function get_data() in /home/casse752/public_html/wp-content/themes/itheme2/theme-functions.php on line 571
    e porque eu preciso ristalr outro templete atraves do cpainel

  33. Celso estou preparando conteúdo para abrir um site sobre curas com plantas medicinais.
    Gostaria de saber se você abre um para mim e já entrega prontinho, e quanto custa.

  34. boa noite gostaria de saber a respeito do
    Tarefas Cron no meu cpnale ja veio com esse comandos
    usr/local/bin/perl /usr/local/cpanel/3rdparty/quickinstall/scripts/checkupdates.pl
    /usr/local/bin/perl /usr/local/cpanel/3rdparty/quickinstall/scripts/checkupdates.pl wordpress-3.5-1_1356694278

    pra que eles servem??

  35. Criei uma conta no hostinger que oferece autoinstalação de wordpress mas a versão esta em ingles já segui todas as dicas de como tentar mudar a lingua modificando o arquivo wp-config.php mas não adiantou, quando tento instalar sem o autoinstalador upando o wordpress por ftp e criando um banco de dados em branco pra criação das tabelas mas simplesmente não é criado a conexão e nenhuma tabela, já tentei até importar as tabelas em localhost para o servidor e não funciona

    • Olá Fabio,
      Se o WordPress funciona pelo autoinstalador, então deveria funcionar pela instalação manual também. Verifique se você não está informando dados errado sobre o banco de dados no momento da conexão com o banco de dados.

      Abraço!

  36. eu queria saber se tem como você fazer um tutorial de como hospedar o wordpress.com no hostinger.com.br sem ser pelo auto instalador me ajuda ai valeu

  37. Ola meu Amigo.

    Estou tentando configurar meu filezila só que pede o numero da porta onde eu encontro esse numero? aparece uma janela e esta escrito: “Gerenciador de sites-dados inválidos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *