Como Impedir que seu site seja aberto em iframes?

como impedir que seu site seja aberto em iframes

Um iframe é uma técnicas HTML que permite que qualquer site seja aberto dentro de outro site, que foi criado em 1997 e continua sendo utilizado até hoje.

Se desenvolvemos um projeto na internet, seja ele um blog, um diretório de imagens, uma lista telefônica online ou seu site pessoal, nós queremos ser reconhecidos por isso. Quando alguém coloca seu site em um iframe as pessoas que acessarem a página com o iframe podem não reconhecer que aquele conteúdo é do seu site e mesmo que reconheçam, o iframe “esconde” a URL do seu site, impedindo os leitores de encontrar seu conteúdo de forma direta.

criar site gratis em portugues
Como se não bastasse isso, se o iframe for em um site de grande visitação, cada vez que a página onde ele está for carregada o seu site pode ficar um pouco mais lento, pois ele estará consumindo recursos do seu servidor, mas sem lhe trazer benefício nenhum em troca!

Infelizmente vários grandes sites utilizam de iframes para exibir conteúdo, principalmente encurtadores de URL e o Google Images. Experimente fazer uma busca por imagens no Google e clicar em qualquer um dos resultados, provavelmente você verá isso:

Como pode ver na imagem anterior, quando alguém clica em uma imagem no Google Images ele não abre o site, abre a imagem e “no fundo” um iframe com o site onde a imagem se encontra. Isso é ruim, uma vez que esse é um acesso perdido.

Por sorte existe uma forma muito fácil de impedir que seu site ou blog seja incluído em um iframe, seja ele do Google ou de qualquer outro site, basta adicionar uma simples linha de código contendo um script que força o navegador a abrir o seu site em vez do iframe.

O script é esse em laranja:

<script>if (self != top) { top.location.replace(window.location.href) }</script>

Veja agora como adicionar esse script no seu site.

Como adicionar no Blogger

Abra a página inicial do Blogger clique no menu “Modelo”, em rosa na imagem a seguir:

Agora clique no botão editar HTML, ao lado do botão alaranjado, conforme essa imagem:

Agora clique em “Prosseguir”. Irá abrir um Pop-up com o código HTML do seu blog. Role a barra lateral até o final e adicione o script antes da tag “</body>” conforme o destaque em rosa na imagem seguinte e depois clique em salvar, no botão laranja. Após salvar feche a página, é apenas isso.

Como adicionar no WordPress

Para quem utiliza o WordPress instalado em um servidor é só acessar o painel de administração, clicar em “Aparência” e depois em “Editor” no menu esquerdo. Depois clique em “Rodapé” no menu direito. Rode a barra de rolagem até o final e logo antes da tag “</body>” cole o script como mostra a área rosa da imagem a seguir, depois clique no botão “salvar arquivo”.

Lembrando que o local do script é sempre antes da tag “</body>” que está sempre localizada no final do código HTML, e tome muito cuidado para não confundir com a tag “<body>” que está sempre no início do código e não tem aquela / antes do “body”.

Apesar de eu ter mostrado apenas como adicionar o script no WordPress e Blogger, o ele funciona em qualquer site ou blog que permita editar o HTML, pois em todos os sites o local onde o script deve ser adicionado é o mesmo.

É isso! Com essa simples alteração em vez de acessarem seu site dentro de um iframe os visitantes serão redirecionados para sua própria página.

E então o que você achou dessa dica? Pretende utilizá-la?

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

26 Comments

  1. Olá Fernando!

    Gostei bastante da sua dica! Pode vir a diminuir bastante a taxa de rejeição…

    Sem contar que, consequentemente, mais pessoas conhecerão de verdade seu site, sem apenas “furtar” uma imagem.

    Mas, uma pergunta, o Google não irá punir àqueles que utilizarem esse script? Eu pretendo utilizar!

    Parabéns pelo artigo!
    Abraços!

    • Fernando Roberto

      Luigi, desde que comecei a trabalhar com SEO nunca houve um caso se quer de punição do Google por uso desse script e já utilizei ele em inúmeros sites de clientes e projetos pessoais.

      Agora se o site começar a ficar lento por estar usando ou sendo usado em iframes, a velocidade dele pode ser prejudicada e ai sim o Google poderá olhar seu site com outros olhos.

    • Fernando Roberto

      O que acontece é que o Google também não permite que os anúncios do Adsense sejam exibidos em páginas vistas por iframes, sendo pássivel de punição, e nesse sentido o uso desse script é benéfico.

      Sobre o Google punir pelo uso desse iframe, se você tiver uma referência sobre o assunto gostaria muito que compartilhasse ela.

    • Já vi punição no Google por utilizar este código, uma pena, pois ele está se apropriando de nossas imagens.

      Se você utiliza alguns recursos como o Analytics in Page não conseguirá mais por causa do script 🙁

  2. Não entendi direito o seu artigo Fernando. Por acaso, o iframe não abre no site proprietário da url ???? Vide a incorporação do Youtube, ou seja, quando eu incorporo um vídeo do youtube, eu mando com essa incorporação a contagem dos visitantes para a url do Youtube. Não é isso ????
    Eu uso bastante iframe, principalmente em banner………kkkkkkkk
    Copiei essa técnica das propagandas de programas afiliados……kkkk
    Estava pensando até em pedir para o Celso para colocar um banner(iframe) meu no criar sites. Afinal de contas, minha url do novo mendigo virtual teria pelo menos 500.000 pageview por mês ………kkkkkk

    Grande abraço

    • Fernando Roberto

      Mendigo Virtual esse é problema, essa seria uma métrica mentirosa. E vamos ser sinceros, o que você prefere:

      Que vejam parte do seu site ou que realmente acessem seu site a naveguem pelo seu conteúdo?

  3. Eu não recomendo colocar isso no Blogger não, porque quando você clica em “Modelo” para editar o HTML seu blog, já abre em um iframe no canto esquerdo da tela, então não seria mais possível editar o HTML :(.

    Abraços!!!

    • Daniel Oliveira

      Este pequeno script leva a que os visitantes que acedem aos nossos sites por iframes conheçam o verdadeiro endereço do site, podendo assim aumentar a taxa de retorno.

  4. Carlos Henrique

    Problema!!!
    Coloquei o código no HTML do meu blog e agora não consigo mais ter acesso ao mesmo!

    Favor me ajudem!

  5. Carlos Henrique

    O problema é que o Blogger também usa um iframe para mostrar uma miniatura do blog justamente na página que dar acesso ao html. Ao entrar na página, página ‘Modelo’ no blogger, o blogger é direcionado para o meu blog!

    Estou com problemas!

    Favor não coloquem esse código, provoca esse erro!

    Se alguém puder me ajudar, agradeço!

  6. Mas será que o Iframe nas imagens não serve justamente pra facilitar a vida dos leitores que procuram apenas a “imagem”? Dou aulas de informática e vejo a dificuldade que muitos alunos tem quando se deparam com quantidades muito grandes de conteúdo em uma tela. A imagem em um iframe ajuda a ver apenas o que ele está procurando.
    Mas quanto ao restante, é uma ótima dica! Claro que se pode explorar os iframes para benefício como balões de curtidores do facebook.

    Grande abraço!

  7. Carlos Henrique

    Danifiquei meu blog com isso!!!

  8. Olá Fernando,
    Eu estou utilizando esta dica aqui no CriarSites e gostei do resultado. O tempo de permanência tem aumentado um pouco. Obrigado.

    Abraço!

    • Fernando Roberto

      Obrigado Celso, muitas vezes pequenas modificações trazem ótimos resultados. Percebi que algumas pessoas estão tendo dificuldade com o Blogger, então já estou preparando um outro post com uma alternativa mais simples para quem usa a plataforma do Google.

      Abraços!

  9. Olá !
    Obrigada em compartilhar o seu conhecimento com todos nós !
    O código do iframe deu certo no meu blog ->
    if (self != top) { top.location.replace(window.location.href) }
    agora sim, ao procurar em imagens Mix Saboaria, aparece as minhas fotos do blog, e assim que clico em uma delas o meu blog abre!
    Aprovado !
    Abraços.

  10. Bela dica, simples e prático!

    Parabéns por compartilhar conosco!

    Obrigado!

  11. Para mim foi muito útil, mas para aqueles que não querem usar essa ótima dica, porque o problema é só com suas imagens, podem colocar um bloqueio de hotlink, no arquivo .htaccess, que resolve bem.

    Só não podemos esquecer, que nessa opção do bloqueio de hotlink de imagens, temos que colocar na lista de aprovados, todos os servidores de imagens do Google Yahoo e Bing, caso contrário, as imagens não são indexadas, e perde-se uma pequena parte de visitas. Ou seja, o bloqueio correto poupa recursos de seu servidor, mas o bloqueio errado tira algumas visitas provenientes dos buscadores de imagens.

  12. Marcia ferreira

    Dar erro no Blog. A pagina de editar o html passa a não abrir mais porque lá é usado um iframe, e isso impede o iframe.
    revejam isso ou retirem a sujestão!

    • Olá Marcia,
      Isso não é um problema no iframe publicado aqui, pois isso é uma coisa normal entre a maioria dos websites. Provavelmente é algo de errado com o site que você está construindo. Aqui no Criarsites funciona direitinho.

      Abraço!

  13. Ola, grande sugestão, estou de momento a construir um sistema operativo online feito em html5 e este sugestão irá ajudar-me imenso na partilha do meu site e não de outros. O problema é que uso muitos iframes para a construção e terei de levar com queixas de ignorantes nestes assuntos. A Google não permite iframe.

  14. boa noite celso
    gostaria de saber como faço para so pais brasil e portugal acessar meu site?
    queria bloquear nos demais paises como faço por favor me ajude
    obrigado

  15. Valeu me ajudou aqui
    Tava precisando dessa dica

  16. O Próprio Blogger usa iframe na parte de edição do tema, ou seja, se fizer isso perderá o acesso a edição do tema/template e não será mais possível acessar o código.
    O Google também pune isso!
    :´(

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *