Como Ganhar Dinheiro com um Site de Jogos Online

Como Ganhar Dinheiro com um Site de Jogos Online

Muitos webmasters iniciam um site de jogos online na tentativa de ganhar algum dinheiro, mas logo percebem que este tipo de site não são fáceis de monetizar. Isso acontece porque normalmente as páginas dos jogos, possuem pouco conteúdo na forma de texto, portanto a atenção dos visitantes está voltada somente ao que lhes interessa, que são os jogos e acabam ficando cegos para as publicidades.

Ainda não tem um site? Então confira o Webnode >>>

É claro que você pode fazer algumas coisas para aumentar um pouco mais a renda obtida com os visitantes. Confira abaixo minhas recomendações para quem quer criar um site de jogos online para ganhar dinheiro.

Como Ganhar Dinheiro com um Site de Jogos Online

Infelizmente não existem muitas opções para monetizar um site de jogos online. Na minha opinião, a melhor opção seria o Google Adsense, pelo fato de que ele é capaz de exibir propagandas direcionadas a cada visitante, de acordo com suas ações ao utilizar os serviços do Google (Gmail, Buscador, Google Docs e etc.) ou contextualizadas de acordo com o texto presente na página.

Você também pode utilizar outros programas de afiliados, mas recomendo que dê preferência para os que pagam por cliques como é o caso do Buscapé que está disponível no Lomadee, visto que a maioria dos visitantes que acessam um site de jogos são menores de idade, portanto possuem menor poder aquisitivo.

Aumente as visitas

criar site gratis em portugues
Uma forma de ganhar mais dinheiro com qualquer tipo de site é aumentando o número de visitantes que o acessam. O que pode ser feito de diversas formas, como:

Otimize as páginas – Uma das melhores formas de aumentar as visitas é otimizando as páginas de forma que consiga melhores posições nos resultados das buscas. Se você não tem ideia de como fazer isso, confira minha apostila de Otimização de Sites nos Mecanismos de Busca.

Adicione Textos – Embora seja complicado adicionar textos em um site de jogos, é importante que você perca algum tempo com isso, porque buscadores como o Google utilizam os textos presentes nas páginas como um importante critério na hora de definir o posicionamento dos sites nos resultados das buscas.

Procure descrever como é o jogo, dicas para passar fases e sobre como jogar.

Botões de redes sociais – Quem visita este tipo de site gosta de comentar e recomendar para os amigos, portanto é essencial que você adicione opções para que os visitantes recomendem os jogos para os amigos. Uma forma de fazer isso é com o sidebar deslizante.

Atualize frequentemente – Outro fator importante para um bom posicionamento é que você esteja sempre adicionando jogos novos, de forma a conquistar visitantes assíduos e também melhorar o posicionamento de seu site nos resultados das buscas, já que eles dão prioridade a sites que são atualizados com mais frequência.

Sistema de Newsletter – Outra forma de garantir que seus visitantes sempre retornem ao seu site é oferecendo um sistema de boletim de novidades, que permita alertá-los sobre os jogos novos.

Se você estiver criando um blog ou um sistema que ofereça um Feed, poderá utilizar o Feedburner para gerenciar sua newsletter, caso contrário, poderá utilizar um sistema como o Aweber.

O que não fazer com as publicidades

pareSe estiver utilizando o Google Adsense como meio de monetização, preste atenção em algumas coisas que você deve evitar fazer em seu site.

Popups – Existem alguns sites que exibem os anúncios do Google Adsense e de outros programas de afiliados em janelas popups, o que vai contra as diretrizes do Adsense e pode levar a conta do afiliado a ser cancelada.

 

Pedir para clicar – Esta também é uma outra técnica utilizada por alguns afiliados que pode levar suas contas a ser cancelada. Acontece que o Adsense não permite que seja adicionado nenhuma mensagem na página solicitando que os visitantes cliquem as publicidades.

Aproximação das publicidades – Recentemente o Google alterou as diretrizes para quem deseja monetizar sites com jogos online com o Google Adsense, que agora devem prestar atenção no posicionamento dos anúncios dentro das páginas que contém os jogos de forma a evitar a suspensão ou perda da conta.

A nova diretriz do Adsense para Jogos diz que os afiliados somente podem adicionar as publicidades a uma distância de pelo menos 150 pixels de onde estão posicionados os jogos dentro das páginas, como mostra a imagem abaixo produzida pela própria equipe do Google.

adsense jogos

Clique na imagem para ampliar

Lembrando que a imagem acima é apenas um exemplo de como você poderia montar suas páginas. Você poderá alterar o layout de acordo com as suas necessidades desde que respeite a distância mínima.

Acredito que eles fizeram isso porque ao que parece, os anúncios estavam tendo muitos cliques inválidos, que eram gerados no calor do momento em que os jogadores sem querer acabam clicando nas publicidades e assim gerando cobranças indevidas aos anunciantes, o que não é interessante para o Google, já que isso pode acabar afastando anunciantes que não estejam felizes com os resultados, gera gastos desnecessários com a plataforma e também com o atendimento ao cliente proveniente dos anunciantes que certamente não querem pagar por visitas de pessoas que não estão interessadas em seus produtos.

Só para você ter uma ideia de quanto seria isso, a imagem abaixo tem exatamente 150 pixels de largura.

seta 150

Portanto se você pensa em ganhar dinheiro com o Google Adsense em seu site de jogos online, deve prestar atenção nestes pequenos detalhes, pois assim você evita muita dor de cabeça e garante que seu site poderá prosperar financeiramente.

Também recomendo que leia o artigo “Regras do Adsense – Saiba se o seu site segue as diretrizes” em que eu falo sobre os principais erros cometidos pelos afiliados que levam a suspensão ou cancelamento de suas contas.

Gostou deste artigo Como Ganhar Dinheiro com um Site de Jogos Online? Tem outra dica para monetizar sites de jogos online? Deixe seu comentário.

 

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

43 Comments

  1. Bruno Simomura

    Olá Celso,

    Muito bacana, porque uma grande parte de pessoas adoram jogos, mas pensam que não existe uma forma bacana para monetizá-los. E se pararmos para pensar, a indústria dos jogos e do lazer “eletrônico” está cada vez mais forte no mundo e o Brasil também acompanha essas tendências.

    Abraços!

  2. Pelo visto não é tão simples, mas é possível.

  3. Criador Sites

    Celso,
    Também acredito que a melhor forma de monetizar sites de jogos seja com o Adsense e os que pagam por cliques, pois o público alvo são mesmo as crianças e adolescentes. Dificilmente você conseguirá algum anúncio direto, ao menos que o blog já esteja num grande patamar de acessos.
    Ótima artigo! Abraço!

  4. Olá Celso.

    Por causa da falta de texto, é mesmo difícil monetizar sites de Jogos Online, O Google Adsense é uma excelente escolha.

    Talvez o Bigpoint também seja um bom programa de afiliado para sites de Jogos Online.

    Abraços!

  5. Já algum tempo tenho vontade de criar um site de jogos, mas não tenho a certeza que realmente um boa ideia.

  6. Realmente ganhar dinheiro com sites de jogos pode ser possível, é basicamente como o que eu li em um artigo um dia desses, onde dizia: “todo nicho é possível gerar dinheiro, desde que bem trabalhado”.
    Então para quem se dedica e cria um site legal para os fãs desse assunto, com certeza poderá conseguir ganhar dinheiro com ele.

    Muito bom o artigo Celso,um grande abraço.

  7. Lucas - Otimizar Blog

    Muito bom artigo Celso, penso que, quando se trata de sites de jogos, o mais indicado e usar programa de afiliados que pagam por cadastro realizado em algum jogo online ou então adicionar AdSense nas imagens.

  8. Nelson Schuck

    Olá Celso, eu discordo de alguns que monetizar um site de jogos seja complicado.
    Acho que os ganhos são proporcional, ao trabalho que se tem para criar um site de jogos, e a muitas outras formas mais eficaz de se monetizar um site desse nicho.

    Parabéns pelo artigo, Sucesso!

  9. Nelson Schuck

    Lembrando que e necessário um certo número de pageviews, e melhor ler as regras antes de submeter o formulário.

  10. Fazer Facebook

    A concorrência desse nicho deve ser concorridíssima, deve ser difícil entrar com players bem estabilizados.

  11. Interessante, sempre achei que sites de jogos fossem difíceis de monetizar

  12. Arlindo Armando

    Celso, apesar de todos concordarem que o Google Adsense seria a melhor maneira de monetizar, porém um site de jogos bem divulgado e otimzado acaba por se tornar um site com muitas visitas todos os dias e por isso eu optaria por afiliados CPM, que pagam a cada 1000 visualizações. O que acha Celso e todos do Criar sites?[

    Abraços, Arlindo Armando

  13. Ótimo artigo Celso. Realmente a galera que cria sites de jogos online ou de conteúdo que não seja em texto, fica perdida, sem saber que o fato de seus sites não alcançarem uma boa posição no Google é porque não tem texto nas páginas. Por isso, é bom escrever uma introdução antes de colocar o conteúdo que não esteja em texto. Agora uma coisa que eu não entendo, no Adsense, é que ele não permite que anúncios sejam colocados próximo de vídeos, mas o próprio Youtube dá o mau exemplo de colocar os banners do Adsense bem do lado dos vídeos. Google e suas discordâncias.

  14. ola,
    celso acabei de me cadastrar neste programa de afiliados lomadee, tenho um blog igual ao seu blog só que é voltado para jogos, apesar desse nicho ser fácil porque é cheio de informações é muito complicado o desenvolvimento de blogs deste nicho, porque é igual eu disse é muita informações e varias opiniões diferente e se eu errar em algumas matérias meu blog pode perder a credibilidade 🙂

  15. Central de Informações

    Excelente artigo.

    Estou pensando justamente em criar um site de jogos, só por diversão, porque gosto dos joguinhos em flash.

    Porque rentabilizar é muito difícil, mas acredito que com as novas tecnologias do Adsense até seja possível ganhar algum, como você disse.

    Abraços!

  16. Para sites de jogos o melhor seria o adsense que paga por cliques, mas também pode testar outras fontes de lucros faça testes.

    Abraço.

  17. Olá cara,

    Gostei do artigo sobre sites de jogos, mas na minha opinião já é um nicho com muita concorrência.Existem muitos outros nichos que talvez apostando em bons programas de afiliado é possível ganhar mais dinheiro. É só perder algum tempo a procurar por isso.

    Sucesso

  18. Estou criando um blog de jogos onlines e sei que é muito difícil monetizar, mas criei a pouco tempo ainda tem poucos jogos.

    Abraços!!!

  19. Lucas Antônio

    Bacana essa postagem. Inicialmente eu ia criar um sites de jogos, mas infelizmente agora eu não consegui!!!

  20. Olá Celso!

    Sou leitor antigo do seu blog!

    Gostaria de pedir uma opinião sua sobre o meu blog. Você acha que ele tem um visual profissional?

    Estou hesitando em procurar um designer.

    Obrigado

    • Thomas,
      Eu gostei do conteúdo que está bem escrito. Achei incrível você conseguir escrever tantos artigos sobre um assunto que parece tão limitado.
      Só não gostei do seu template que está bem simples. Recomendo que procure dar um pouco mais de vida ao seu site.

      Abraço!

      • Muitíssimo obrigado!

        Você foi o primeiro blogueiro desse nicho que me respondeu!
        Virei fã e visitante assíduo!

        Estou publicando artigo dia sim dia não…
        Acho que consigo manter esse ritmo por uns poucos anos e depois reduzo um pouco….

        =)

  21. Muito bom celso, uma sugestão é ter mais alguns desses posts por aqui, acho que um post sobre como ganhar dinheiro com gêneros específicos de sites com uma velocidade de 1 post por mês seria ótimo.

  22. Belo artigo,a um tempo atras pensei em criar um site de jogos, infelismente a ideia não saiu do papel 😀

  23. Olá Celso

    Acredito eu que os sites de jogos online não devem faturar muito não, digo isso porque tenho uma página em meu blog que falo de jogo de sinuca e por muito tempo essa página foi muito bem visitada, e durante todo o tempo que recebi cliques nos anúncios nessa página em questão, os valores foram extremamente baixos, abaixo dos 5 centavos por clique, muitos chegavam a 1 centavo.

  24. Tenho um dominio muito bom a mais de 2 anos registrado mais nunca trabalhei nele direito. O dominio tem a palavra chave com mais de 30k de busca e é .com.br.
    Vou ver se trabalho nele este ano.

  25. Antes eu pensava que era meio difícil monetizar um site de jogos online, existem tantos pela web, que pode ser difícil conseguir alguma coisa.

  26. Klaylton Fernando

    Acredito que para a maioria dos sites de jogos, o melhor programa de afiliados continua sendo o adsense.

  27. Olá Celso, deixei um comentário no outro dia, mas você não respondeu, será que podia resposnder para mim.
    Obrigado.

  28. Obrigado Celso, a ideia é somente colocar informação nunca irei permitir o downloud de material ilegalmente.
    Então você não vê problema não no uso de imagens e videos, em todo caso estava pensando em enviar um e-mail a pedir a permissão, ou a avisar que estou postando material deles no nosso blog.
    Que acha.

  29. Antes de criar meu blog de jogos online tava pesquisando se podia colocar anúncios do Google AdSense, e li em um comentário do site de ajuda do Google que os anúncios devem ficar 15px longe do iframe do jogo.

    Abraços!!!

  30. Olá,
    Gostaria de Obter Informações Sobre Como Criar um Site Atrativo Para Todos os Publicos ? E faturar Dinheiro Com o Site ?
    Obrigada

  31. olha eu nao tenho esperiencia em criar sites e quero criar um site de jogos tipo, poker gamao damas etc detalhe tudo no mesmo portal vc acha q eu consigo e me de uma dica…

  32. Celso, eu vou criar um site de games online e tenho um pouco de dinheiro para gastar em divulgação, você poderia me ajudar a encontrar a melhor maneira de divulgar e fazer um site novo começar a ter visitas ?

  33. Podem me dizer se ainda funciona? 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *