Como Ganhar Dinheiro com Blog de Humor

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Blog de Humor

Se você tem ou pretende criar um blog de humor e gostaria de ganhar dinheiro com ele, saiba que é perfeitamente possível, no entanto as coisas não acontecem como os blogueiros esperam. O fato é que a maioria das pessoas interessadas em conteúdo humorístico não estão dispostas a prestar atenção em qualquer tipo de material que não seja aquilo que elas estão procurando, como é o caso das publicidades.

Portanto, para que seu “negócio” seja rentável, é necessário que você tenha um grande volume de visitantes, o que não é muito difícil de se conseguir em se tratando do nicho de humor, desde é claro, que você tenha algum diferencial que o destaque da concorrência (não adianta apenas copiar material publicados em outros blogs).

O fato é que os blogs de humor chegam a atingir mais de 1 milhão de visitantes por mês, no entanto isso não quer dizer que eles gerem uma fortuna de dinheiro para seus donos como você verá a seguir.

Baixa conversão

Como citado acima, pessoas que visitam blogs e sites de humor não estão interessadas em qualquer outro tipo de material, o que acaba diminuindo drasticamente a taxa de conversões em programas de afiliados e outras formas de monetização, pois as pessoas simplesmente não clicam nas publicidades. Por isso é necessário um grande volume de visitantes e estratégias para compensar a baixa conversão.

Valores baixo por conversões

Aqui no CS eu consigo direcionar publicidades que se encaixam no interesse da maioria dos meus leitores, que seriam sobre criação de sites, blogs monetização, otimização entre outros. O que permite que eu consiga aproveitar melhor o fluxo de visitantes para ganhar dinheiro de uma forma eficiente.

No caso de blogs de humor, o interesse dos visitantes é bem mais disperso, o que torna praticamente impossível direcionar publicidades que se encaixem no interesse de todos os visitantes ao mesmo tempo e consequentemente a renda gerada com as publicidades é bem menor.

Programas de Afiliados

Para o nicho de humor existem alguns programas de afiliados que tendem a render mais por conseguirem direcionar melhor as publicidades ou por “usar artimanhas” que forçam os leitores a prestarem atenção neles.

Eu particularmente não utilizo todas as opções de programas de afiliados que existem por aí, mas eu visitei alguns sites e blogs de humor para descobrir quais eles utilizam mais.

  • Google Adsense – Por conseguir direcionar publicidades com base nas ações dos usuários de todos os serviços da empresa, ele tende a converter bons cliques. No entanto o valor pago por cada clique é bem baixo.
  • EGrana – Vejo este programa de afiliado em vários blogs de humor, o que acredito que esteja relacionado ao fato de eles pagarem por impressões e por oferecem publicidades em popunder (janelas que se abrem quando você clica em um determinado link). Só recomendo que use este recurso com cautela para não espantar seus leitores.
  • Spider Ad – Este programa de afiliado oferece um recurso bem chamativo que fica escondido nos cantos das páginas e é exibido assim que o ponteiro do mouse é passado por cima de um desenho de uma aranha.
    spider ad
  • Publicidade direta – Se o seu blog já tiver um bom número de visitantes, provavelmente os anunciantes começarão a aparecer. Neste caso você pode oferecer espaços estratégicos para seus anunciantes.

Também recomendo que com o tempo você passe a criar ideias de publicidades para oferecer aos seus potenciais anunciantes. Um bom exemplo disso é o blog do Dr. Peper que cria publicidades customizadas seguindo o mesmo padrão que ele utiliza na criação de suas tirinhas.

acabar com baratas
Eu achei bem interessante essa ideia. Confira este post clicando aqui.

Conclusões
Como eu falei, ganhar dinheiro com um blog de humor é perfeitamente possível, no entanto requer que você utilize as ferramentas certas e que atraia o maior número possível de leitores, pois você vai ganhar pela quantidade. Ah, e lembre-se de que quanto maior o número de leitores, melhor tem que ser o servidor, portante se você pensa em utilizar o WordPress, tenha em mente que para receber 1 milhão de visitantes, poderá ser necessário que seu blog seja hospedado em um servidor Dedicado ou no mínimo um VPS 🙁

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

13 Comments

  1. Muito obrigado pela matéria sobre blogs humorísticos. Quais é o melhor lugar para se hospedar um blog ou um site? No HostGator ou no LocalWeb? Eu poderei hospedar um blog do Blogger? Muito obrigado.
    Guto/RS

    • Olá Gustavo,

      O melhor lugar para hospedar um blog ou site, no meu ponto de vista é na HostGator (quase contratei o serviço deles, porque o preço é bom e o serviço também; mas, por enquanto vou ficar no Blogger)!

      Quanto ao seu blog do Blogger, você deve transformar o seu blog em WordPress, Magento etc. O Blogger só funciona nos servidores do Google. Portanto, antes de contratar uma hospedagem, você deverá escolher uma plataforma para rodar o seu blog.

  2. Na realidade, eu quis fazer um blog de humor há algum tempo. Na realidade eu o fiz, mas desisti pois mesmo com o número de visitas aumentando o valor recebido era muito pouco (tive cliques de 0,01 e ainda assim muito poucos) além de consumir uma grande parte da hospedagem. Não tinha experimentado o e-grana, mesmo assim obrigado pelo artigo Celso, esclareceu boa parte das dúvidas.

  3. Dos programa de afiliados citados,só não concordo com o Spider AD,pois o painel de afiliados deles não contabiliza os cliques certos,deixando um dúvida para uma possível fraude com os afiliados..

  4. No passado, o melhor programa de afiliados para sites de humor, era o submarino, realmente convertia, mas mudaram o sistema e ficou um lixo. =/

  5. Alexandre Kucarcz Cordeiro

    Olá Celso!
    Em maio desse ano criei um blog sobre “Rock” (Magarock.com) o qual é um nicho que acredito não ser muito rentável. Criei mais pelo prazer e por eu gostar muito do assunto. Seria quase que um hobbie, mas é claro que ficarei muito feliz ser um dia for rentável.
    Acredito que as suas dicas também se aplicam para esse meu novo projeto. O que você acha?
    Outra coisa: O Criar Sites sofreu alguma queda com essa última atualização do Google?
    Grande abraço!

    • Olá Alexandre,
      O nicho do seu blog é muito específico, diferente de um blog de humor que abrange uma quantidade muito maior de interessados. Não sei dizer se você poderá ganhar algum dinheiro com ele.

      Sim, o CS está sendo rebaixado no Google. Estou fazendo o possível para reverter a situação, mas está difícil.

      Abraço!

  6. Um ideia também para blogs de humor é criar produtos físicos. Por exemplo o Um Sábado Qualquer produz pelúcias dos personagens das tirinhas deles. O Testosterona produz camisetas com estampas legais. Além de outros produtos que podem ser criados a partir de outras ideias.

  7. Boas Celso…Tudo Legal ????

    Concordo que Blogs de Humor “podem” dar dinheiro. Mas ter 1 milhão de visitantes por mês, só se você fizer parte das “panelinhas” de blogueiros de Portais, tipo, R7, POP, IG, etc,etc,etc…… O Google não vai te trazer esse trafego de jeito algum…….

    Grande Abraço

  8. B dia! Muito obrigado pela dica e abraços!
    Gustavo/RS

  9. Excelentes dicas eu acho que esse nicho humor seja um dos melhores para obter tráfego!

  10. Roberto Oliveira

    É esse é um nicho muito cruel. Primeiro porque há uma concorrencia muito grande, depois pq é muito dificil criar sem copiar de algum lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *