Como Escolher o Nicho certo e evitar Problemas

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Como Escolher o Nicho Certo para o meu Blog

Falar sobre qual o melhor nicho, ou o nicho perfeito para você escolher, é praticamente “impossível”, pois não existe o nicho perfeito!

Mas podemos tomar certos cuidados quando vamos escolher o tema do nosso site, ou blog.

Vamos comparar seu site com uma casa que ainda a de ser construída…

Certamente, talvez você já deve ter imaginado que vou comparar o nicho com o alicerce da casa, mas não é bem assim.

Como Escolher o Nicho Certo para o meu Blog

Na verdade o nicho vem antes do alicerce, o nicho é a planta, o projeto completo de toda a construção que ainda a de ser feita.

Vamos supor que a planta foi planejada por um parente seu, que só tem 15 anos e que vai utilizar o Google SketchUp…

Como você acha que vai sair o projeto? A casa pode até ficar bonita, mas vai ter uma estrutura segura? Você estaria confiante de colocar sua família dentro da casa e dormir tranquilamente? A primeira mudança de tempo já ia ser suficiente para causar rachaduras nas paredes e o primeiro espirro dentro da casa poderia derrubar tudo, rsrs

Diferente de você contratar um profissional que dedicou anos de estudos, justamente para fazer isso.

O que estou tentando dizer é que o nicho vem antes de tudo, ele é quem vai “determinar” se o site vai ter chances de alcançar o sucesso ou não! Você simplesmente não pode errar.

Então você deve estudar, não ter pressa e procurar fazer algo que realmente você gosta!

Quando falo que você deve escolher um nicho que você gosta, um assunto que você domina e tem prazer de falar sobre o mesmo, estou entrando em contradição com algumas pessoas que afirmam o contrário, mas para evitar “contendas” vou falar sobre os dois, nicho que você gosta e domina e o nicho que você não sabe absolutamente nada, mas que também é possível ganhar dinheiro.

Quando você gosta e domina o assunto

Eu sempre aconselho a escolher um assunto que realmente a pessoa tenha um certo conhecimento e goste do que vai fazer.

Eu já tentei trabalhar com sites com nichos que não dominava e pode acreditar, meu trabalho foi dobrado!

Isso porque se torna mais difícil de criar conteúdo (principalmente conteúdo de qualidade), você acaba gastando mais tempo pesquisando e aprendo sobre o assunto do que fazendo o que realmente importa, criar conteúdo relevante.

Diferente de quando você está falando sobre algo que gosta. Pode observar quando você está com um amigo que gosta do mesmo assunto que você, a conversa se torna prazerosa e se não tiver cuidado você acaba falando mais do que seu amigo. (isso acontece comigo)

Isso está acontecendo agora, estou conversando com você sobre algo que eu gosto, as palavras, as ideias surgem naturalmente.

Mesmo que você não domine muito bem o assunto, você vai ter interesse para pesquisar, fazer cursos, ler sobre o assunto, vai sentir prazer até para aprender, aumentando seu conhecimento.

Então esse é um bom nicho na minha opinião, mas nem tudo é um mar de rosa, não é mesmo?!

Nem sempre o assunto que gostamos é uma boa alternativa para criar um site, principalmente quando a intenção é de ganhar dinheiro online e ganhar dinheiro online é o que a maioria das pessoas querem quando decidem criar um site ou blog.

Se você tem o nicho, gosta do tema, mas não é uma boa escolha quando o assunto é criação de site para ganhar dinheiro. Então uma alternativa  é escolher um nicho rentável, mesmo que você não saiba nada sobre o assunto.

Um exemplo de nicho que não foi uma boa escolha que eu fiz:

Eu gosto e sei fazer desenhos realistas, então decidir criar um blog para divulgar meus desenhos e dar dicas de como fazer os desenhos com um nível de realismo alto.

Quando fui pesquisar as palavras chaves, não era uma boa ideia, pois tinha um nível de pesquisas muito baixo, concorrência baixa e o custo por clique (CPC) também muito baixo.

Gosto de trabalhar com o Google AdSense, então um site de desenhos não seria uma boa ideia! O blog se tornou algo somente para exibir os desenhos e conseguir clientes da minha própria cidade, nada mais!

Escolher corretamente um nicho, mesmo sem saber nada do assunto

Quando você escolhe um nicho que você não domina, certamente sua intenção é ganhar dinheiro com ele, pois ninguém vai criar um site e falar sobre um assunto que não gosta, só para passar o tempo.

Antes de você escolher um nicho só pensando em monetizar seu site, fique sabendo que é possível, mas não será um caminho muito fácil…

Pois você falará sobre algo que você não gosta, não tem domínio sobre o assunto e não tem nenhuma experiência…

Vamos supor que você escolha o nicho na área de saúde, depois você fatia tentando ser mais específico. Então você vai falar sobre emagrecimento!

Tudo bem, o nicho de emagrecimento é uma boa escolha, mas o que você realmente sabe sobre emagrecer? Você já foi gordo e emagreceu para, pelo menos, passar sua experiência de vida?

Então isso vai diminuir a produção de conteúdo e também dificultar para criar o mesmo com qualidade.

Só que, obstáculos vamos encontrar em praticamente tudo que vamos fazer na nossa vida, então não existe caminho fácil, nós temos que ser otimistas e ter determinação, saber onde queremos chegar.

Teve uma época que estava passando por um grande problema financeiro, com filho e esposa, fiquei desesperado sem saber o que fazer, pois estava desempregado…

Então um grande amigo, me fez uma pergunta: Marlon, você é muito inteligente, sabe de tanta coisa, é criativo, tem força de vontade… Marlon, qual é o seu ponto fraco? Na hora eu não sabia o que responder!

Mas aquela pergunta me fez meditar, refletir, pois eu sabia tudo que era necessário fazer, tinha o conhecimento, mas minha vida estava de cabeça para baixo!

Então quando sabemos quais são os nossos pontos francos, procuramos superá-los para que nada possa impedir de alcançar os nossos objetivos.

Vamos voltar para o assunto! 🙂

Os nichos mais recomendados, que se você for pesquisar quais os melhores nichos para ganhar dinheiro com site, geralmente você vai encontrar em quase todos os sites indicando 3 nichos: Relacionamentos, Saúde e Ganhar Dinheiro.

Mas não vou falar sobre eles, quero mostrar como você pode encontrar seu próprio nicho, então vamos lá!

A Ferramenta Perfeita – Google Adwords

O Google Adwords é uma ótima ferramenta para pesquisar se o nicho tem potencial ou não. O Adwords é uma ferramenta destinada aos anunciantes, e dele que vem o dinheiro que você recebe ou pretende receber do AdSense.

Se o Google Adwords acabar, o Google AdSense vai junto!

No Adwords vamos pesquisar a palavra-chave, essa ferramenta não vai dar um nicho prontinho para você escolher, não é assim que funciona. Você já deve ter a sua ideia, você só vai conferir se realmente essa sua ideia é uma boa escolha.

Antes de tudo, você deve entrar na página do Keyord Planner

Na opção “Procurar novas palavras-chaves…” você deve colocar a sua ideia, no meu caso vou utilizar a palavra “smartphones”, depois clique na opção “Obter Ideias

keyword planner

Antes de continuarmos, quero falar quais as características que o nicho deve ter, para aumentar as chances de alcançar o sucesso.

Muita busca
O tema precisa ser muito procurado, pois isso vai aumentar as chances de receber mais visitas. Então precisa ter audiência, as pessoas precisam está procurando por isso!

CPC Alto
CPC é o custo por clique, ou seja, quanto você vai ganhar toda vez que uma pessoa clicar em um anúncio do AdSense no seu site. Lembrando que os valores mostrados no Google Adwords, não são o valor que você vai ganhar, mas é em cima do valor mostrado que vai ser tirado a sua comissão. Então quanto mais alto for o valor do clique, mais você vai receber!

Concorrência Alta
Essa é parte que muitos acabam se precipitando, pois pesquisam uma palavra no Google AdWords e quando a concorrência é baixa, acabam pensando que é uma boa ideia, mas, na verdade, está entrando em um barco furado.

Quando mais alta a concorrência, melhor!

Pois a concorrência que aparece no Adwords, são na verdade a quantidade de anunciantes, se tem muitos anunciantes, significa que é um nicho que está dando dinheiro!

Ranquear no Google
A parte chata é que nicho que tenha muitas pesquisas, CPC alto, e grande concorrência, geralmente é difícil de Ranquear no Google…

Mas com eu já disse antes, só precisamos determina a nossa meta e ter foco naquilo que vamos fazer!

Ok, vamos continuar no Google Adwords!
Depois de clicar em Obter Ideias, você vai clicar na opção “Ideias de Palavras-chave”

Google Adwords

Agora clique onde está escrito “Média de pesquisas mensais” para organizar por quantidade de pesquisas.

media de pesquisas mensais

A palavra “smartphones” tem em média total de 201.000 pesquisas mensais, uma concorrência alta e o valor do CPC muito alto, sendo R$ 3,36.

concorrencia

Como você pode ver, essa é uma palavra-chave muito boa, mas se você reparar a palavra “smarthphone” (no singular) tem o total de 1.000.000 pesquisas mensais.

concorrencia smartphone

Essa seria uma boa oportunidade para criar um site falando sobre smarthpone.

Outra dica é que você deve ter bastante cuidado antes de falar que esse é o tema do seu site, seria você analisar a concorrência para essa palavra, ou seja, fazer uma análise dos sites que aparecem na primeira página do Google, para ver se realmente você tem chances de competir.

Bom, então é isso, essas são algumas dicas para ajudar você a encontrar um nicho bom, mas você pode optar também pelos três grandes nichos já citados, o da área de saúde, relacionamento e ganhar dinheiro.

O de ganhar dinheiro é meio complicado caso você tiver a intenção de vender seu próprio produto, pois geralmente você precisa ter provas de que realmente é possível ganhar dinheiro através do método que você ensina, você precisa passar confiança, isso vale para qualquer nicho!

Este é um guest post enviado por  que blog no Crie seu Site Grátis.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

5 Comments

  1. Olá Celso, pode me dar uma ajuda?
    A url “baixarjogosefilmeshd.wordpress.com/” é muito grande? A muito tempo que eu não crio um blog e também nunca tive um de downloads, então estou meio perdido. rs
    Se eu comprar o domínio e ficar apenas “baixarjogosefilmeshd.net” ou algo do tipo, ainda fica grande?
    Queria saber a sua opinião, vejo seu blog a anos. Abraços!

  2. Olá Celso! Escolher o nicho certo é realmente um problemão para muitas pessoas. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.

  3. Oi Celso, adorei suas dicas do artigo!
    Escolher um nicho onde você consiga lucrar, falar sobre um assunto que gosta e ainda por cima ajudar os outros é uma tarefa que exige dedicação e carinho, pra mim essa é a principal tarefa na hora em que você vai criar um blog.

    O seu site é muito bom! Parabéns!

  4. Um artigo que ajuda muito a todos que tem dúvidas sobre o nicho que deve escolher, obrigado por compartilhar conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *