Como escolher as cores para seu site?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

cores de sites

Você pode até não ligar, mas o esquema de cores que você escolher para o seu site é uma das decisões mais importantes que você terá que fazer.

A cor é importante porque afeta não só a sua mente, mas seu corpo também. Por exemplo: estudos têm demonstrado que a cor vermelha pode estimular os seus sentidos, e até mesmo aumentar a sua pressão arterial. Casinos têm sido conhecidos por usar luzes de néon vermelhas porque foi dito que as pessoas jogam mais, enquanto sob o brilho de uma luz vermelha. Por outro lado, azul tende a ter o efeito oposto; Tem sido demonstrado para acalmar a mente, e relaxar o corpo.

Associação das Cores / Sentimento / Significado

Tenha em mente que essas associações não são definitivas. Experiências passadas, criação e cultura também podem alterar a forma como uma pessoa reage a uma determinada cor.

Preto: inteligência, autoridade, poder, força, estabilidade, mistério, segredo, mal, escuro, deprimente, luto;

Branco: limpo, puro, inocente, simples, neutro, chato;

Vermelho: Fogo, quente, calor, amor, paixão, entusiasmo, impulso, aventura, ação, perigo;

Azul: água, fresco, confiança, seriedade, sucesso, tranquilidade, energia, profissionalismo;

Verde: terra, grama, natureza, vida, saúde, dinheiro, lucro, paz;

Laranja: criatividade, conforto, diversão, juventude, velocidade, felicidade, perigo, alerta;

Roxo: negócios, fé, justiça, luxo, fantasia, desejo;

Amarelo: curiosidade, alegria, brincadeira, cautela;

Rosa: suavidade, doçura, amor, inocência, jovialidade, ternura.

É importante notar como as cores podem evocar emoções de ambas as extremidades, por vezes completamente opostas entre si. Por exemplo, a cor preta pode evocar emoções de poder e força, mas também pode representar o mal e a depressão. A cor laranja pode sinalizar conforto e diversão, ou do perigo e de alerta.

Como escolher as cores?

Ao escolher as cores para o seu site há muitas coisas a ter em consideração que não seja apenas a psicologia das cores:

Cores existentes: Se sua empresa já usa as cores certas, então você deve incorporá-los no site. Isso ajuda com o seu reconhecimento da marca.

Tipo de site: O tipo de site que você está criando irá influenciar fortemente na escolha das cores. Se você estiver fazendo um site para uma empresa de agricultora, então você certamente vai querer considerar tons terrosos que transmitem a ideia de natureza, e sendo natural. Verdes, azuis e marrons são escolhas perfeitas. De negócios – ou “institucionais” – sites tendem a usar azul, branco e verde para sinalizar poder, confiança, ou dinheiro.

Público-alvo: O público alvo também deve desempenhar um papel importante na seleção de cores. As pessoas mais jovens tendem a gostar de laranja, vermelho e outras cores vibrantes, enquanto os idosos, ou aqueles com problemas de visão, provavelmente vão apreciar uma paleta de cores mais neutras de branco, cinza e preto.

Combinando as cores

É importante que as cores que você escolher, trabalhem bem juntas. Usando uma combinação de cor errada, você pode transformar o seu site impossível de navegar, de ler os textos. ou pior, pode causar ao usuário um desconforto e o forçar a fechar a página imediatamente.

Uma das principais coisas a observar é a cor do texto. Você tem que ter certeza de que ele contrasta (destaca) a partir da cor de fundo. Se os usuários não podem ver o seu texto, eles não poderão lê-lo!

Dica: Para você levar um esquema de cores para o site de um cliente, ou para o seu site mesmo, comece com cinco cores: três cores “de base”, que estão relacionadas (cores que são semelhantes, ou que não muito contraste entre si), e em seguida, duas cores para usar como “destaque” que tenham contraste com as cores de base. Estas cinco cores são o ponto de partida. Você pode ajustar o brilho, matiz ou saturação de uma cor (pense verde musgo vs verde neon) para encontrar a combinação perfeita que trabalha para o seu site.

Bem, mas de qualquer forma o que vale é a criatividade e a responsabilidade. Não tenha medo de pensar fora do comum! Não existem regras que dizem que o seu site corporativo tem que ser azul marinho ou branco austero, simples e chato. Com experiência e prática, quase qualquer combinação de cores podem ser usadas em conjunto.

Este é um guest post escrito por Thiago Rodrigues do blog Tudo Criativo.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

14 Comments

  1. Bruno Simomura

    Olá Thiago,

    Muito legal o artigo, muitas vezes deixamos as cores para lá, mas isso podemos perceber que faz toda a diferença em um site, até mesmo para bolar o marketing do projeto.

    Abraços!

  2. Olá Thiago.

    Sempre gostei da cor, Azul, no novo Layout do meu Blog, tenho dois tons de Azul, E achei muito interessante saber o significado da Cores.

    Parabéns pelo Tutorial.

    Abraços!

  3. Dermeval Junior

    Bastante original o seu post e eu acredito mesmo que as cores podem mexer com o emocional das pessoas, mas sou um tanto cético à respeito dessa precisão como foi citada. Alguns desses conceitos podem estar relacionados muito mais à representatividade das cores do que realmente ao emocional, tipo “verde” está relacionado à natureza ( é obvio) a dinheiro (olha a cor da moeda mais famosa do mundo, o Dollar).

    Eu vejo isso acontecer com horóscopo (claro que no caso acima pra mim é um estudo bem mais sério) mas o signo de escorpião está sempre ligado a agressividade, a uma pessoa ciumenta e é a própria figura do escorpião que passa isso, é só uma analogia, furada na verdade, pois eu sou escorpião e não sou nem um pouco agressivo nem ciumento.

    Porém detalhes mais gerais que você citou eu acredito mesmo, como o vermelho estimular os seus sentidos e o azul acalmar.

    Pena que esse post não tivesse sido escrito antes de eu criar o meu blog, poderia até não ter mudado nada, mas teria uma base para isso.

    Quanto a escolha do esquema de cores que não prejudique a leitura, nem seja incomodativo para os leitores eu tenho uma dica:

    Depois que criar o layout do seu blog, e ver que está em harmonia, faça um último teste: coloque em tons de cinza, no Photoshop é fácil, basta salvar o layout como imagem, abrir no Photoshop e usar o modo “Tons de Cinza”, se continuar com um contraste perfeito, então está tudo bem, caso não, vai ter que fazer mais testes.

  4. Thiago,
    Post excelente,essas dicas de cores realmente trabalham no emocional da pessoas.Empresas de ramos alimentícios e da área de cosmeticos utilizam se muito desta dicas para conseguir maiores resultados e funciona…
    Parabens..
    Abraços…

  5. Postagem excelente Criar Sites. O meu site é verde. Quando eu pensei em construir meu site eu iria colocar a cor laranja, mas eu achei que iria ficar com a cara do site Terra. Vermelho eu achei meio apelativo, então resolvi colocar o verde #336600

    Pra quem ainda tem dúvidas de como será a cor do site este post ajuda e muito. Parabéns!!!

  6. Eu utilizo diversas cores nos meus blogs, em cada blog uma cor diferente, e isso influencia e muito em termos de visitas no blog. A única cor que eu não gosto de usar como fundo do blog é o preto, a leitura cansa muito a nossa visão.

  7. Lázaro Silva

    Olá Thiago,
    Super interessante seu artigo!

    Eu não sei por que, mas todos meus sites e Blogs tem a cor azul! Fiquei satisfeito com o que a cor azul pode proporcionar a meus visitantes. Me sinto muito bem quando olho para alguma coisa da cor azul!

    Um abraço e sucesso!

  8. Alexandre Kucarcz Cordeiro

    Olá Thiago,
    Mesmo eu não sendo designer e não tendo noção alguma sobre está arte, me surpreendi pelas cores que utilizei nos meus blogs.i
    No Criador Sites que é para ser um blog mais sério, eu utilizei o azul. Já para o Publique Ideias que é para ser um blog de assuntos criativos e variados eu escolhi o laranja. Mesmo sem saber acho que usei bem as cores!
    Muito bom o seu artigo!

  9. Olá Thiago,
    Eu não sabia sobre estas dicas. Escolhi a cor do CriarSites com base no logotipo que criei. Acho que fiz a escolha certa.
    ah, obrigado por ter enviado seu guest post.

    Abraço!

  10. Raquel Coelho

    Para mim independente do tipo de site/blog é melhor utilizar cores claras. Nunca gostei de entrar em sites que tem o plano de fundo preto, por exemplo.

    Raquel Coelho
    DicasXadrez.com

  11. Thiago, certamente as cores afetam muito, psicologicamente, não é por acaso que as empresas escolhem as cores de sua identidade visual e podemos nos beneficiar disso também! Eu particulamente gosto muito da combinação entre o branco e o azul, ao meu ver traz tranquilidade e confiança para quem está visualizando o site.

    Abraços,

  12. Criar Fórum - Hospedagem de Sites

    Meu site é Laranja e Cinza, bem harmonizado. Sempre gostei dessas cores.
    Nenhum cliente ou visitante vai querer ficar olhando para um site que forçe sua vista, além de ser uma poluição visual enorme.

  13. Divulgar site

    Realmente cores do seu site tem tudo a ver com a qualidade do mesmo. Pois vejo alguns projetos que nada conseguimos ver devido as cores que seus donos utilizam.

  14. Interessante esse post. Juro que quando comecei a ler o post lembrei daqueles emails de corrente antigos sobre cores e etc hahaha. As cores em um site tem muita importância sim… Uma dica pessoal que sempre levo comigo é tentar enxergar o site com os olhos do público alvo do seu site.

    Muito bom o post, gostei bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *