Como Criar uma Rádio Online

Web Rádio - Rádio Online

A criação de uma rádio para transmissão de suas próprias músicas via Internet exige softwares e um servidor de hospedagem com streaming, que são oferecidos em pacotes por algumas empresas de hospedagens. Se você pensa em criar uma rádio online, confira estas dicas que podem te ajudar a entender como as rádios online funcionam.

O que é Streaming

A tecnologia streaming permite transmitir arquivos de áudio e vídeo através da internet que são executados nos computadores dos ouvintes ao mesmo tempo em que o download está sendo feito, sem a necessidade de salvar o arquivo para depois executá-lo.

O streaming pode ser transmitido em diversas velocidades, que podem ter impacto na qualidade do som recebido. A maioria das empresas de hospedagens oferecem velocidades de 24kbps, 48kbps, 64kbps e 128kbps. Nas rádios que eu visito, normalmente a velocidade utilizada é a de 64kbps, o que se assemelha muito a qualidade de CD.

Transmissão da rádio até o computador dos ouvintes

A transmissão da rádio online começa no computador do “DJ Cibernético” (também chamado de cliente) que pode transmitir arquivos musicais e/ou de um microfone, assim como é feito nas rádios AM e FM convencionais. Também existe a opção de se utilizar um Auto DJ, que transmite músicas automaticamente que tenham sido previamente arquivadas no servidor.

Os dados transmitidos pelo computador do cliente são enviados ao servidor de streaming com ajuda de programas e redistribuídos entre os ouvintes conectados no momento, que podem ouvir o áudio sem a necessidade de fazer download dos arquivos.

Porque é necessário um servidor de streaming?

Existem formas de se criar uma rádio online sem a necessidade de um servidor de streaming, mas não é o ideal, pois pode apresentar problemas como a limitação de sua própria banda de Internet, caso os ouvintes exijam mais banda do que você pode oferecer. O som poderá chegar cortado até o ouvinte.

Já os servidores possuem um gerenciador de velocidade, que controla a qualidade e o tamanho que a música terá, o que evita que os ouvintes consumam mais bando do que seria necessário. Além disso, os servidores são conectados a conexões de alta velocidade tanto de download, quanto para upload, o que oferece mais garantias de que não haverá interrupções em sua rádio.

Curiosidade
Você sabia que as conexões domésticas tem velocidade de upload menor do que a velocidade de download? Faça um teste em sua velocidade aqui.

Outro problema é que a maioria dos internautas tem um IP dinâmico, ou seja, ele muda sempre que você se conecta a Internet ou pelo menos muda de tempos em tempos pela sua operadora de internet, o que poderia parar a transmissão. Já os servidores com streaming tem um IP fixo, que poderá ser configurado em seu player permanentemente.

O que é Auto DJ

Em praticamente todos os servidores de webrádios é possível encontrar o Auto DJ, que é um software que transmite um repertório de músicas de forma automática, sendo muito útil para quando você não estiver em seu computador.

Para utilizar este recurso você só precisa publicar as músicas no servidor através do painel de controle ou via FTP, configurar o playlist (ordem em que as músicas serão tocadas) e ativar o Auto DJ. Ele ficará tocando automaticamente até que você o desative e volte a transmitir através de seu computador.

Direitos autorais

Existe uma lei de número 9.610/98 no Brasil que diz que toda execução de músicas para um público, é obrigatório o pagamento de uma taxa referente aos direitos autorais para a Ecad, que é a empresa responsável pela cobrança de direitos autorais sobre execuções públicas de músicas no Brasil.

No entanto, pelo que parece não existe uma lei específica para transmissão de músicas via Internet até o momento, mas isso não quer dizer que você não vá ter problemas com isso.

Eu não entendo muito bem sobre este assunto, por isso recomendo que leia este artigo publicado no UOL que fala exatamente sobre os direitos autorais de arquivos musicais na Internet.

Onde encontrar uma hospedagem com streaming

Agora que você já entendeu como uma rádio online funciona, chegou a hora de procurar pela melhor empresa de hospedagem para acomodar a sua rádio online. Todos os links abaixo levam para empresas que oferecem hospedagem com streaming e também todos os programas necessários para que a rádio

Gostou deste artigo? Deixe um comentário e/ou divulgue nas redes sociais.

About Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Bookmark the permalink.

47 Comments

  1. Celso, ja tive um parceiro do meu blog, que era uma webradio, mas mesmo com um pagerank 3 ele não tem nem 2 visitas diárias. Acha que esse é um bom nicho para se ter visitas? Ah lembrando que não acho o site dele muito bom, a url é http://www.webradiocascais.com será que é um bom nicho para visitas?

  2. Muito legal este post de hoje Celso,
    uma curiosidade. Por exemplo, eu
    deseje criar uma rádio online. Basta
    escolher o servidor e pronto. Ou e necessário
    registrar essa rádio perante algum órgão público?
    Abraços Celso

  3. Ótimo post Celso. Já pensei em criar uma e já pesquisei muito sobre o assunto, e o seu post é muito esclarecedor e simples, o que facilita o nosso entendimento. Valew!

    Felipe Argôlo.

  4. Ola Celso, gostei muito do seu artigo Parabéns.
    Bom, gostaria de propor uma Troca de Links com você meu site é http://www.helpdaweb.com.br caso aceite meu email é viniciusalmeida78@yahoo.com.br

  5. Excelente matéria !!!
    Já houve uma época em que queria ter uma radio ou colocar musicas “automáticas” ao entrarem no meu site.
    Porem por conselhos , este tipo de “atrativo” pode na verdade espantar o visitante
    Abraços motociclistas

  6. Para quem quer criar uma rádio grátis eu recomendo o Listen 2 My Radio, meu irmão esta fazendo uma rádio lá, e é grátis.

    Abraços!!!

    • é até legal criar uma radio0 no Listen 2 my radio mais o sistema pode sair as vezes muito furada… já tive problemas pois como o celso falou ahii em cima do post pode sair cortado o audio mesmo com otimas conexoes!!! falo por experiencia propria.. se quiser uma radio online de verdade só contratando uma Empresa de Streaming..tem umas que paga por mês bem baratinhoo pesquisando a fundo.. mas mesmo assim só vendo como funciona tal serviço.

  7. Concordo com o Rosiel, o parceiro de meu site usava esse servidor.

  8. Muito legal essa dica, mais tenho um colega que tem uma radio online mais ele usa outro programa que nao nescessita de hospedagem, boa dica.

    Abraços

  9. Olá

    Achei interessante este post, vou depois estudar ele com calma

    Aproveitando queria te perguntar uma coisa nada haver com o assunto, mas nao achei aqui no seu site.

    Vc já usou o hotwords? Tenho usado ele nos ultimos tempo, alias ja faz 1 mes….porém estou desconfiado, pois em 4 dias tive mais de 3 mil visitas no meu site, e o sistema nao contabilizou nenhum clique nos anuncios hotwords….e no ultimo domingo graças a uma agragador de links, obtive mais de 15 mil visitas unicas em um dia, o google adsense ganhou o esperado, mas o hotwords ainda nao contabilizou, mas sempre q demora para mostrar os ganhos é sinal q nao houve clique….agora como acreditar q 15 mil visitantes unicos nao houve cliques, detalhe as paginas q receberam estes visitantes mostravam os anuncios.

    Entao venho aqui pedir opiniao para alguem com mais experiencia pra me falar sobre o hotwords, alias se possivel e caso tenha tal conhecimento, faça um post sobre ele

    Obrigado

    • Marcosfj1,
      cara 15.000 visitas únicas! Poderia me falar sobre esse agregador? Please.

      • Claro amigo,

        É o Ocioso, ele é o maior agregador do Brasil, é dificil colocar um conteudo lá, mas quando dá certo acaba gerando um alto numero de vistias.

        Só não esquece que agregadores de contuedo são bons, mas podem e vão fazer crescer mto sua taca de rejeição.

        ===============================================
        E ai Celso, algum dica sobre o HotWords?

        Valeu

    • Marcos,
      Eu jurava que tinha respondido o seu comentário. Acho que deu pane no WordPress.
      Eu já o utilizei, até ganhei um bom dinheiro com ele, as achava as publicidades meio intrusivas, por isso resolvi retirar.
      Quanto ao problema nos cliques, eu não sei dizer o que aconteceu. Isso só com o Hotwords mesmo.

      Abraço!

  10. Ola Celso, queria le fazer uma pergunta, Porque você não posta mais videos no youtube ?

    • Vinicius,
      Aqui em casa anda complicado. Muito barulho e a rua também é movimentada, fora a minha cachorra que não para de latir. Estou pensando em uma forma de criar uma sala protegida do som externo.

      Abraço!

  11. Huuum intendi Celso, seus videos eram maravilhosos acompanhava todos os dias e agora estou acompanhando o CriarSites.com, com suas postagens e cara se vc tiver tempo, você pode postar alguns templates para blogger, se puder agradeço
    Abraço

  12. Olá Celso! Primeiramente eu queria agradece-lo por me ajudar a baixar o wordpress .. Consegui! Agora eu queria saber como eu faço para colocar um dominio (UolHost) já comprado? Já procurei tutorial e não achei .. Poderia me ajudar?

    • Lorena,
      Você vai precisar de uma hospedagem. Se você ainda não o tem, recomendo a HostGator.
      Depois que você adquirir uma hospedagem, terá que alterar o DNS do domínio de forma que ele aponte para o novo servidor, de acordo com as configurações passadas pela empresa de hospedagem.

      Abraço!

  13. Você fala do dominio? Eu ja comprei um na UolHost …

  14. Será que vale a pena largar meu blog para criar uma rádio online ?

  15. Antigamente existiam muitas Web Radios, hoje em dia não vejo quase nenhuma.

    Já tive oportunidade de mexer no sistema de uma delas, na qual utilizava o SHOUTcast, da Nullsoft, a mesma do Winamp, por isso a adaptação era bastante fácil, quem quiser ingressar nessa jornada de webradio é legal dar uma olhada ;)

    • Otimo post Celso Garanto que vaii ajudar muito o pessoal que ta afim de criar uma Webradio.
      E pro pessoal que ta afim de criar uma webradio, Comecem pensando alem do conteudo do site, a procurar amigos pra ajudar na programação amenos que desejam contratar locutores,djs enfim, Comecem a Pensar em que estilo vai ser a radio, se vai ser Pop/Rock, Sertanejo,Pagode,Funk,Dance Music,Gospel ou Totalmente écletica.
      Eu já vi WebRadios Com Três mês de criação antes de ir ao Ar Buscando Seus Primeiros ouvntes em Redes Sociais e Hoje Fazem Sucesso entre eles!!
      Tambem Já vii aquele pequeno Grupo De amigos fazerem Um Site lindo Totalmente em Flash ficam 1 mês no ar e já eraa só porque não conseguiram ouvintes.Assiim como na criação de um blog de sucesso, uma WebRadio precisa de uma Boa Programação de qualidade, não somente ” ahaa, o Audio esta impecavel” mas como as vinhetas da radio, interação com quem esta ouvindo é essencial!!!

      Bom eraa isso e muito mais, Só depende de Você querer ou não fazer uma Radio!!!

  16. Bom galera, tô aqui pra tirar uma dúvida… Eu tenho um conta de Web Radio na listen 2 e fazia a tranmissão utilizando o WINAMP+SHOUCAST poré o meu computador começou travar e tive que formatá-lo, depois disso deixei de fazer a tranmissão. Gostaria de saber se esta pane no sistema do meu computador está relacionado com a Web Radio ou não? Nem instalei mais este dois programas com medo de ter mais prejuisos.

  17. to precisando fazer uma web radio pra escola, sabe quez faz e qto custa isso, pra entregar pronto,

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>