Como criar um site grátis no Google Sites

Crie um site grátis no Google Sites

Este é um guest post escrito por Kênyo Carvalho do blog Vetores Download.

O Google Sites é mais uma ferramenta do Google, que permite criar um site grátis na web. A ferramenta é simples e fácil de usar possibilitando o usuário criar página rapidamente e de diversas formas, para conhecer o Google Sites visite; http://sites.google.com/site.

No Google Sites você pode personalizar o layout do seu projeto com alguns modelos pré-programados, pode criar subpáginas, incorporar conteúdo como vídeos, documentos do Google Docs, apresentações de slides de fotos do Picasa, gadgets do iGoogle e em qualquer página e fazer upload de arquivos.

Para poder criar um site você precisa ter uma conta vinculada ao Google ou criar uma nova conta como mostra na imagem;

Google sites increva-se

Após efetuado o cadastro você terá a imagem do painel que permitirá você criar seu primeiro web site.

google sites criar site

Como criar um site

Para criar o site será preciso atribuir o nome, na mesma página você pode escolher um dos temas que o Google Sites oferece. Quando o nome do site for atribuído o sistema fará uma procura para confirmar se o seu site já existe, caso já tenha um site com mesmo nome, você terá que escolher outro. Deixando claro que o nome atribuído não pode conter pontos ou acentuação, pois o nome dado ao site será a URL do mesmo, depois clique em “Criar Site”.

Com o site criado, será apresentado a homepage contendo nome do site, menu de navegação, e o espaço da página onde ficará o conteúdo.

É denominada homepage porque é a página inicial e é a primeira página do seu site a ser indexada na web. Será onde você provavelmente receberá o maior número de visitas.

Como criar e editar uma página

Para criar qualquer outra página, vá até barra superior no canto direito e clique em nova página ou simplesmente aperte “C” no seu teclado.

google sites adicionar nova pagina

Se clicarmos em “Editar Página” aparecerá uma barra de edição de rápida da mesma forma que costumamos ver no WordPress ou Blogger, podendo alterar o tamanho da fonte, tipo de fonte, alinhamento e muitas outras ferramentas.

Também estará disponível 4 menus que permitem configurar e incluir outros elementos a página.

Inserir: permite inserir imagem, link, sumário, anúncios do Google Adsense, mapas, fotos, planilhas do Google Docs e outras ferramentas essenciais.

Formatar: Permite formatar a estrutura da página e do formato do texto.

Tabela: Permite inserir apenas tabelas.

Layout: permite inserir colunas nas páginas dividindo a página e inserir barras laterais.

Como inserir uma imagem

Para inserir uma imagem clicamos no menu “Inserir” depois “imagem”, para inserir uma imagem escolha a forma que deseja adicioná-la, com endereço da internet ou arquivo do seu computador.

Com a imagem adicionada ao post e clicando na mesma teremos algumas configurações disponível;

  • Alinhar L: Alinha à esquerda
  • Alinhar C: Alinha ao centro
  • Alinhar R: Alinha à direita
  • Tamanho S: Tamanho pequeno
  • Tamanho M: Tamanho médio
  • Tamanho L: Tamanho grande
  • Original: Tamanho original
  • Quebra ativada: Contorno do texto
  • Quebra desativada: Sem contorno de texto
  • Remover: Remove a imagem

Como adicionar Gadgets

Os Gadgets são ferramentas ou serviços oferecidos por terceiros que podem agregar algum valor a seu site, dentre eles podemos adicionar como por exemplo; POSTAGENS RECENTES, ITENS RECENTES DA LISTA OU ATÉ UMA CAIXA DE TEXTO, há uma grande diversidade de gadgets que você pode inserir gratuitamente no site.

Tipos de páginas no Google Sites

É possível criar quatro tipos de páginas no Google Sites;

Páginas da web: é uma página simples em branco que pode ser modificada e estruturada de acordo com o conteúdo que for inserido na página.

Página de Avisos: a página de avisos tem a mesma função que um blog.

Página de Arquivos: é uma página exclusiva para que você possa armazenar arquivos tanto para seu uso quando para compartilhar arquivos com seus visitantes.

Página de lista: como o nome já diz trata-se de uma página que contém uma lista que pode ser elaborada da maneira que quiser, são 4 tipos de listas;

  • Caixa de seleção: pode-se adicionar um quando com opções para marcar ou desmarcar.
  • Data: Para colocar datas
  • Lista suspensa: Menu expansível para selecionar diferentes opções
  • Texto: Para adicionar texto
  • URL: Para colocar hiperlinks

Nas páginas criadas também pode-se configurá-las para permitir ou não comentários, adicionar anexo a uma página, exibir links de uma sub página ou exibir o título de uma página, para configurar estas opções vá até o menu superior direito e clique em “Mais” depois “Configurações da página”, confira na imagem abaixo.

google sites configuraca da pagina

A ferramenta Google Sites é simples mas pode-se tornar uma forte arma de conteúdo na internet, para isso basta que se tenha um pouco de conhecimento das ferramentas e mais um pouco de criatividade, mesmo com seu armazenamento limitado de 100MB pode se utilizar por muito tempo dependendo do seu projeto.

Além dessas informações o Google Sites contém outras inúmeras ferramentas que podem ser exploradas e aprimoradas de acordo com seu uso. Se nunca usou o Google Sites crie uma conta e faça você mesmo seus testes e comprove o poder da ferramenta gratuita que o Google oferece.

Este é um guest post escrito por Kênyo Carvalho do blog Vetores Download.

Selo da Promoção de 3 Notebooks do CriarSites

Concorra a 3 notebooks oferecidos pelo CriarSites Criar Sites RG

About Kênyo Carvalho

Olá pessoal, sou músico e operador de micro e trabalho um pouco com web design gráfico, venho trabalhando em alguns dos meus blogs por prazer, acho a arte de blogar uma terapia que me faz sentir bem.
Bookmark the permalink.

27 Comments

  1. Olá Kênyo,

    O Google Sites é sem dúvidas um grande serviço, que traz a confiabilidade atrelada a uma gigante no mercado, com a abertura de novas oportunidades para quem sempre desejou criar um site.

    Abraços :P

  2. Olá Kênyo,

    O Google Sites me parece ser muito bom, aliás como todos os serviços do Google. Mas eu fico com receio por saber que é grátis, afinal tudo que é grátis possui inúmeras limitações, como o Blogger por exemplo.

    Abraço!

  3. Olá Kênyo,
    Gostei muito do seu post sobre o Google Sites.
    Eu estou montando uma pequena empresa para venda de ervas e hortaliças orgânicas que são plantadas em minha própria granja. Eu já registrei a minha empresa no registro.com.br e estou criando o meu site no Google. Sou novo no assunto e gostaria de saber se eu preciso realmente hospedar o meu site em alguma empresa ou se utilizando o Google eu não preciso desse serviço. Parece-me que o Google fornece vários serviços gratuitos e tem um serviço bussiness. Você saberia mais detalhes? Desde já agradeço e parabens pela matéria.

    • Olá Darcio, no Google Sites você não precisa pagar hospedagem, porém o sistema tem um tamanho de 100mb de espaço para ser utilizado, você só precisa do domínio como você informou que já está comprado. A respeito do Google Bussiness é um sistema de aplicativos do Google que oferece alguns serviços gratuitamente e pode encorporá-los em seu website, como por exemplo; um formulário de contato como este feito no Google Docs; http://vetoresdownload.blogspot.com.br/p/contato.html

  4. oi, eu queria saber como seria a hospedagem, tipo, no WebNode, o meu site ficaria assim “MeuSite.WebNode.com” e no Google como ficaria? tenho outra pergunta, teria alguma vantagem de fazer um site no Google pois o maior sitema de busca e ele, eu teria alguma vantagem?

  5. Como colocar plano de fundo???

    • Olá Vinicius,
      Acredito que isso não seja possível.

      Abraço!

      • Oi Celso.
        Já tive um site no Google Sites p/ montar um grupo de estudos p/ concurso. Foi muito proveitoso. E, pelo q me lembro, dá p/ colocar plano de fundo sim, pq lembro de ter feito um teste subindo uma imagem p/ alterar o plano de fundo.

        Fui relembrar… Clique em “administrar site”, depois em “tema”. E aqui está: “Selecione um tema para usar ou crie seu tema personalizado” (onde faz-se a alteração do plano de fundo entre outras coisas)

        abçs

  6. Me ajudou pra caramba valeu ₢riar Sites e Celso Lemes

  7. jefferson costa

    Olá pessoal,gostaria de saber como evitar ou pelomenos dificutar a vida das pessoas que baixam o conteúdo no site após cria-lo.poi ñ é justo postar um conteúdo e outra pessoa “rouba-lo”.Tem algum jeito de evitar download do conteúdo após abrir um site?

  8. Oi Celso, eu quero abrir um site, vivo em Mocambique, e pexo ajuda.

    Abracos

  9. Celso boa noite,

    Por favor, gostaria de saber se um site construído pelo editor do google mas, que já tenha uma empresa de hospedagem e um domínio próprio.
    Como posso muda-lo para meu domínio e como transferi-lo para a hospedagem?

    Agradeço antecipadamente

    Att.

    • Olá Sandro,
      O Google Sites não oferece esta possibilidade. O que você pode fazer é adicionar um domínio ao seu site no Google Sites, desta forma nem precisaria de hospedagem.

      Abraço!

  10. Olá Celso,

    Eu criei um google sites e percebi que ele não disponibiliza a opção de inserir keywords como no webnode. Isso pode prejudicar o rankeamento e não ser possível aparecer na primeira página do google? Como ele é analisado para a relevância de palavras chave se não tem a opção de inserí-las, é uma forma própria de análise por ser do próprio google?

    Sabe algo sobre?
    Grato.

    • Olá Alan,
      Eu também nunca entendi isso. O Google Sites e o Blogger são ferramentas do próprio Google, no entanto eles não permitem uma otimização legal de acordo com o que p buscador do Google necessita.
      Se fosse eu, criaria o site no Webnode ou em outro serviço que permita uma melhor otimização.

      Abraço!

  11. Caramba! O pior é que eu já fiquei um tempão levantando aqui no google sites, falta só colocar o domínio… Será que isso do google sites não ter como colocar keywords não seria uma nova tendência onde com esse tal de google panda a inserção de palavras chaves por apontamento vai perder o valor tão estimado até hoje. Será que o google não está buscando somente a relevância da página mesmo? Muito louco isso… Se fosse isso não imagino como o google acharia uma pesquisa. Doideira…

    Valeu Celso, qualquer luz manda aí :)

  12. Talvez esse vídeo esclareça um pouco. Parece que a descrição é o que vale mais nesse caso:

    http://www.youtube.com/watch?v=RBTBEfd7z_Y

    Abraço.

  13. eu comprei um dominio atraves do google, porem nao quero que o nome dele fique google.sites/meusite gostaria que ele ficasse http://www.meusite.com
    como posso fazer, se ja comprei o dominio pelo google ?

    • Olá Renan,
      Eu nunca adicionei um domínio ao Google Sites, mas sei que você tem que acessar o painel de controle do seu site e clicar em “Endereço da Web” e seguir o assistente. Depois você tem que fazer a configuração do domínio de acordo com as configurações fornecidas pelo Google Sites.

      Abraço!

  14. junior Torres

    Olá Celso, queria saber se eu fazer um site do google sites para publicar ele eu preciso adquirir o google apps business ou tem como publicar sem precisar de pagar o Apps?

  15. Mas eu posso publicar na net com o meu próprio domínio…tipo http://www.junior.com.br

    • Olá Junior,
      Sei que o Google Sites permite adicionar um domínio junto ao site, mas eu não fiz o procedimento ainda e não sei bem como deve ser feito.
      Dentro do painel de controle tem a opção para adicionar um domínio.

      Abraço!

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>