Como Criar um Site de Sucesso para sua Empresa

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

negócio na internet

Se você pensa em fazer um site para sua empresa e deseja que ele atraia novos clientes para o seu negócio é imprescindível que ele seja capaz de passar credibilidade e de atrair e reter os visitantes que se tornarão seus potenciais clientes.

Pensando nisso, eu preparei este artigo em que eu passo algumas dicas para que você mesmo prepare seu site para se tornar mais eficiente em converter visitantes em clientes e melhorar seu negócio.

Passar credibilidade

A credibilidade é muito importante para quem está prestes a comprar alguma coisa ou fechar um negócio pela Internet, portanto é necessário que você monte seu site de forma que ele não deixe seus visitantes com uma “pulga atrás da orelha” na hora de passar o cartão de crédito.

credbilidade

Credibilidade poderia ser traduzido para “eu acredito no que você está oferecendo“, portanto uma vez que você consiga passar credibilidade para seus visitantes, ficará muito mais fácil de conseguir fechar negócio.

Confira a seguir algumas dicas para tornar seu site mais confiável.

Formas de contato
As pessoas que fazem negócios pela Internet são espertas e podem querer averiguar a empresa antes de fechar um negócio, por isso é importante oferecer formas de as pessoas entrarem em contato com você, como é o caso de um formulário de contato, um simples endereço de email, um telefone de contato (muitas pessoas só compram pela Internet após ligar para a empresa e terem a certeza de que ela existe) ou mesmo por WhatsApp como muitos tem feito ultimamente.

No caso do telefone de contato, o ideal é que ele esteja visível em todas as páginas do site, o que pode ser feito adicionado o número no rodapé ou cabeçalho do site.

CNPJ
Outra coisa que passa mais credibilidade ao site é a presença de um CNPJ nas páginas, pois isso dá mais certeza aos possíveis clientes de que se trata de uma empresa séria e não de uma qualquer criada em um fundo de quintal (nada contra isso, mas muitas pessoas não veem com bons olhos).

Portanto se a sua empresa ainda não possui um CNPJ, entre em contato com um contador e veja a possibilidade de criar uma empresa jurídica. Os benefícios de se ter uma empresa legal pode compensar os encargos gerados por conta disso.

Cuide da aparência
Apesar do que diz aquele velho ditado “que não devemos julgar um livro pela capa” a realidade não é bem assim, pois muitas pessoas não comprariam nada de um site que não seja apresentável, pois isso para muitos diminui a credibilidade do site.

Portanto, é necessário que você crie o site de sua empresa utilizando ferramentas que permitam que você crie um site bem feito, com uma navegação limpa e clara.

Se você não pensa em gastar muito dinheiro contratando uma empresa de criação de sites, recomendo que dê uma olhada no programa WebAcappella ou no construtor de sites Webnode, que na minha opinião são as melhores ferramentas para webmasters iniciantes ou mesmo avançados, pois permitem criar sites bem legais sem a necessidade de ser um expert no assunto.

Consiga testemunhos de clientes satisfeitos
Você também pode aumentar a credibilidade de seu site conseguindo testemunhos de clientes satisfeito com o seu serviço. Isso é útil porque as pessoas tendem a seguir a multidão, tendo a ideia de que se outras pessoas estão satisfeitas, provavelmente elas também poderão fazer um bom negócio.

Como aumentar as visitas

Para que seu site seja um sucesso é necessário conseguir os clientes, o que não é nada fácil com a concorrência dos dias de hoje. A seguir você pode conferir algumas dicas para conseguir atrair mais visitantes para o seu site.

Conteúdo de qualidade
Para que o site de sua empresa seja um sucesso é necessário que ele atraia visitantes, o que pode ser feito de diversas maneiras, no entanto a mais barata delas é criando conteúdo de qualidade, com assuntos relacionados ao seu nicho.

A presença de conteúdo de qualidade em seu site poderá fazer com que ele consiga bons resultados nos grandes buscadores como o Google, além de incentivar os visitantes a divulgarem seu site no boca a boca e nas redes sociais, o que a longo prazo poderá gerar bons negócios.

Se a plataforma em que estiver utilizando para desenvolver seu site permitir a criação de um blog, recomendo que aproveite este recurso, pois facilita muito a gestão de conteúdo, o que ajudaria a melhorar o desempenho do site nos mecanismos de busca para diversas palavras-chave.

Você poderia escrever conteúdo relacionado ao nicho do seu negócio. Se você tiver uma empresa de pintura por exemplo, poderia escrever artigos como:

  • Como pintar uma parede;
  • Dicas de cores para suas paredes;
  • Tipos de grafiato;
  • Tipos diferentes de tintas;

Em todos os artigos que escrever, poderá adicionar links para suas páginas de vendas e assim aumentar as chances de fechar negócio.

Otimizado para os mecanismos de busca
Além de ter um bom conteúdo é necessário que as páginas de seu site sejam otimizadas de forma a conseguirem melhores posições nos resultados das buscas, portanto é imprescindível que você otimize suas páginas para que elas se tornem mais amigáveis para os buscadores.

dicas de seo

Aqui mesmo no CriarSites.com eu apresento diversas dicas sobre otimização que eu recomendo que você aprenda para poder melhorar cada vez mais o seu site.

Dica extra

Outra forma de descobrir o que falta em seu site para torná-lo mais eficiente em converter visitantes em clientes é realizando um teste com a ajuda de amigos e parentes. Peça para eles navegarem em seu site e digam sem rodeios o que acham do site, o que os impediria de realizar a compra, o que poderia ser melhorado, ente outras coisas.

Anote tudo o que eles disserem, sem levar para o lado pessoal, afinal de contas, se eles veem alguma coisa errada em seu site, outras pessoas também poderão estar tendo a mesma experiência quando o visitam e você estará perdendo negócios.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

8 Comments

  1. Olá, Celso!

    Dicas importantíssimas sobre como atingir o sucesso na criação de um site de empresa. No entanto, creio que o maior desafio para as novas empresas/sites é justamente obter a credibilidade necessária para permanecer no páreo, já que a cada dia milhares de novos sites são criados.

    A grande questão é justamente se diferençar dos demais, e hoje em dia, a menos que se tenha um planejamento detalhado e de médio prazo na publicação de conteúdo aliado ao produto, fica realmente difícil fazer a diferença.

    Por outro lado, colher os testemunhos também não será tarefa difícil se o foco for a satisfação do cliente. A partir do momento em que ele perceba a preocupação da empresa em suprir as suas necessidades, a experiência mostra que ele não terá nenhum problema em responder com elogios a um email que solicite o seu grau de satisfação com o uso do site.

    De toda forma, a criatividade fará cada vez mais diferença para a projeção dos novos negócios que surgirem a partir de agora.

    Parabéns pelo excelente conteúdo!

  2. No caso do CNJP, só um adendo,as pessoas costumam achar que precisa ganhar bastante, mas hj é possível fazer o MEI, que é pra quem ganha até 5 mil por mês e não precisa de contador :o)

  3. Legal! Para contribuir com a discussão, só adicionaria ao seu texto os investimentos em Google AdWords. Os resultados são fáceis e imediatos e as limitações não são tão grandes.
    No caso do SEO, você recomendou algumas dicas de otimização básicas para blogueiros. Isso é muito válido, claro, mas, dependendo da plataforma, não dá para fazer SEO no blog. Muitas plataformas não dispõe de opção para editar título de página, enquanto outras não permitem alteração de URL, como é o caso de sites feitos em ajax. Interessante investir, antes, em uma plataforma que traga esses benefícios e não dificulte as coisas para SEO, caso haja a possibilidade de investimento nesse caso.

  4. Nobre Celso, fiquei muito feliz por suas dicas, me adicionou bastante conhecimento, vou montar no webnode e no wix para ver qual o que encaixa melhor, olha preciso de uma dica sua por favor, estou montando uma empresa, eu trabalho com TI, penso em oferecer uma página tipo área do Cliente onde ele entraria com a Ordem de Serviço por exemplo e com os 3 primeiros digts CPF (USER-SENHA) para o Cliente acompanhar o serviço, vc acha que consigo fazer isso no wix, ou webnode?

  5. Excelente matéria, eu
    estava precisando mesmo de dicas preciosa como essa, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *