Como Criar um Nome Criativo para o seu Site, Blog ou Loja Virtual

Como Criar um Nome Criativo para o seu Site, Blog ou Loja Virtual

Se você está querendo criar um site ou blog, mas não tem uma empresa já formada, provavelmente deve estar pensando em como criar um nome criativo para ele, não é mesmo?

O fato é que um bom nome pode ajudar a levar o site ao sucesso, portanto, ele deve ser bem pensado e elaborado antes de começar o seu projeto. A seguir você pode conferir algumas dicas que irão ajudá-lo a descobrir um bom nome para o seu site.

Palavras-Chave para o Google

Palavras-Chave para o GoogleSe você pensa em criar um blog ou site que receba muitos visitantes, deve sempre pensar em conseguir ajuda do tio Google, que pode direcionar centenas ou até milhares de visitantes para um site.

O indexador de conteúdo do Google funciona cadastrando palavras-chave contidas nas páginas e o nome do site pode ser um influenciador na quantidade de visitantes que o site pode receber.

Veja como exemplo o CriarSites.com que contém duas palavras-chave muito populares entre as pessoas que procuram pelo tipo de conteúdo que eu ofereço aqui no meu blog. O que acontece é que inevitavelmente, as palavras-chave do nome do meu blog acabam aparecendo em diversas partes das páginas e posts.

Inclusive, quando algum webmaster aponta um link para o meu blog, ele acaba muitas vezes utilizando a palavras-chave Criar Site como palavra âncora para o link, o que acaba ajudando a elevar minha autoridade perante o Google e consequentemente, o posicionamento das minhas páginas nos resultados das buscas.

Uma forma de encontrar palavras-chave que sejam relacionadas ao nicho de mercado que você pretende trabalhar é com o Google Trends, que é uma ferramenta do Google que permite fazer comparações de palavras-chave para descobrir diversas informações, como:

  • Qual grupo de palavras-chave são mais pesquisadas;
  • Palavras-chave alternativas;
  • Pesquisar por região;
  • Pesquisar por período de tempo;
  • Entre outros;

Comparar Resultados no Google

Saiba mais sobre o Google Treds aqui.

Nome do Site Fácil de Lembrar

É claro que não podemos esquecer dos visitantes que irão acessar seu site diretamente e que precisarão digitar o endereço do seu site no navegador de Internet. Neste caso, não seria uma boa ideia ter um domínio longo, complicado e cheio de palavras-chave.

Neste quesito, o próprio Google Trends pode ajudar, com as palavras alternativas. Faça as pesquisas e anote as palavras mais interessantes que for encontrando em um papel. Quando tiver uma boa quantidade de palavras-chave, tente formar um nome criativo para o seu projeto.

site digital marketing

Eu formei o domínio Site Digital Marketing, que poderia ter o domínio www.sitedigitalmarketing.com ou www.sitemarketingdigital.com (alguém topa?)

Prefira o Simples e Criativo

Embora eu recomende que procure adicionar palavras-chave populares ao nome do seu projeto, eu não recomendo que ele seja muito comprido. O ideal é que ele tenha entre duas a quatro palavras que sejam fáceis de lembrar, que sejam populares entre os internautas e que representem bem a ideia que você pretende abordar em seu site.

Não é porque você acha que o nome Criar Sites legal, que você vai procurar por um domínio do tipo criarsites.org. Ao invés disso, procure usar a criatividade e adicione uma palavra a mais como pontocriarsites.com. Similar, mas não igual.

Conclusões
Como deu para perceber, criar um nome criativo e eficiente para o seu site não é tão simples, mas é algo que você deve desprender algum tempo se quiser aumentar as chances de ter sucesso.

Gostou do artigo Como Criar um Nome Criativo para o seu Site, Blog ou Loja Virtual? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre nomes para sites? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Muito intetessante a matéria.
    Realmente pensar com cuidado no nome é muito interessante, até mesmo para facilitar o ranqueamento posterior no Google.

    Imagine uma empresa com o nome “lava-jato” …

    A dificuldade que teria para ranquear!

  2. Uma boa dica também de como criar um bom nome para seu Blog é usar o Ubbersuggest para procurar pelo seu nicho de mercado. Ele consegue te dar idéias relacionadas que também são pesquisadas no Google, aumentando a quantidade de possiveis nomes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *