Como Criar Nome Ideal para a Minha Loja Virtual? Nomes para Lojas

Domínio da loja virtual

Continuando com a série para te ajudar a montar o sua Loja Virtual, hoje vamos abordar um tema que não podemos deixar de lado, Como escolher o nome ideal para a sua Loja Virtual?

Lembrando que já abordamos temas sobre “Dá pra ganhar Dinheiro com o E-commerce ou Comercio Eletrônico?” e recentemente o “Como abrir seu Negócio pela Internet e Ganhar Dinheiro”, depois passe por lá e deixe sua opinião.

Saiba que escolher o nome para um domínio, é muito importante, pois é através dele que as pessoas terão uma primeira impressão sobre você, sua empresa e seu negócio online.

Em minhas consultorias, já vi pessoas escolhendo nomes parecidos com outros grandes sites de vendas, até nomes bem próximo ao original (já pensando em aproveitar parte do marketing da empresa alheia), mas saiba que pensando exclusivamente desta forma, dificilmente seu negocio ou Loja Virtual irá durar até a próxima renovação do domínio, pense bem.

Escolher um nome para o seu negocio é um processo de planejamento, você dever saber exatamente o peso que este nome causará para você, sua empresa e para as pessoas (seus futuros clientes).

Pesquise bastante, quanto mais pesquisar, maiores serão as chances de você ter escolhido um bom nome para sua Loja Virtual, Site ou Blog.

Procure levantar a máximo de informações sobre o seu Publico alvo (faixa etária, classe social, costumes e hábitos), tente visualizar estas pessoas pronunciaram o nome da sua Loja (já pensando na fonética do nome, para não confundirem o mesmo). O ideal seria que estas pessoas pronunciem o nome uma única vez, e já consigam fixar ele na cabeça.

Se o nome for tão segmentado a ponto das pessoas conseguirem associar você ao seu produto, melhor ainda (tudo dependerá da sua estratégia de marketing, mas se quiser gastar menos lá na frente, planeje bastante agora).

Certa vez, conheci uma pessoa que pretendia montar uma loja virtual, e na etapa para a escolha do nome, ela fez questão de se reunir com sua família para discutir o futuro nome para sua loja virtual. Para alguns podem ate parecer exagero, mas tudo vai depender da seriedade que cada um dá ao seu negocio online.

Para quem não possui muitos recursos financeiros no começo, pense na possibilidade de registrar um nome que tenha haver com seu negocio ou nicho de mercado, assim facilita e ajuda muito na sua divulgação inicial, ate a roda começar a girar sozinha e entrar dinheiro para uma boa campanha de Publicidade.

Você até pode estar me perguntando, Mas o que o nome “Submarino”, “Coca-Cola” ou “Americanas” tem exatamente haver com seu nicho de produto?

A Resposta é, “muito trabalho”, “dedicação” e claro, uma “gorda verba publicitária” para fixar este nome na cabeça das pessoas. Caso sua verba inicial não seja tão gorda assim, procure seguir alguns conselhos, afinal de contas, um bom nome segmentado te ajuda com seus clientes e com o SEO, pense nisso.

Espero que este artigo tenha agregado valor na escolha do seu novo Negócio e que te ajude a escolher o nome da sua Loja Virtual.

Fique à vontade para deixar sua opinião sobre o Assunto.

Grande Abraço

About Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Bookmark the permalink.

33 Comments

  1. Excelente, muito bom!
    Estou correndo atrás para criar uma marca de roupa, e estou pensando seriamente em começar a vender pela Internet. É uma forma simples e boa de se começar, sem gastar uma fortuna com obras, “luva”, aluguel, “ponto”, etc.
    No meu site, coloquei uma seleção de ícones para serem utlizados em lojas virtuais.

    Um abraço Rogério e Celso,
    Luigi

    • Joia Luigi,

      O Segmento de Moda pela Internet está crescendo bastante de Outubro/2009 pra cá, indices apontam crescimento acima de 100%. Planeje bem e vá em frente.

      Outra coisa, não esqueça das redes sociais, lá estará sua mina de outro neste segmento.

      Grande Abraço!

  2. Olá Rogério Gomes,
    Excelente artigo, consagrando ainda mais a série. Parabéns!

    Só uma coisa que já vi acontecer e acho importante citar:
    Domínio é livre registro qualquer um registra o domínio que quiser bastando ele estar disponível, porém é importante também fazer o registro da marca.

    Um exemplo é o Bing (veja matéria:http://www.ibtimes.com.br/articles/20091221/bingobuscador-web-processa-microsoft-pelo-nome-bing.htm), eles já são gigantes, mas e quem tá começando……

    • Obrigado pelas palavras Thomaz,

      Você levantou uma ótima questão, mas quem não gostaria de processar a Microsoft? rs

      Como a idea é montar um E-commerce com o minimo de custo, sinceramente thomaz, não acho extremamente necessário ter essa preocupação de inicio.

      Montar a Loja Virtual e começar a Vender, essa sim, acho a principal preocupação, dai em diante outros canais serão contruidos automaticamente (inclusive a estrutura da sua marca).

      A NetShoes por exemplo, que hoje detem de 7 sites, ou canais de venda, começou vendendo diretamente pelo mercado livre, em meados de 93, e hoje é o que é.

      É uma ótima questão que voce levantou, mas não acho que o pequeno, que não tem muito para gastar deva se preocupar logo de inicio, e sim, quando a coisa começar a engrenar.

      Tudo vai depender de quanto tem nas mãos (R$).

      Grande Abraço!

  3. O nome diz tudo, tem que se pensar muuito antes de escolher.

  4. Celso, você sabe alguma hospedagem em linux grátis?
    Obrigado pela atenção!

  5. Matheus Irleu

    Rogério, gostaria de montar um site para minha banda,
    que lá, eu possa colocar, videos , fotos e musicas ( Estilo esses sites de bandas famosas) porem nao tenho capital $ , para pagar alguem que fassa esse trabalho!
    Eu mesmo irei fazer isso, mas queria uma ajuda
    pois estou sem rumo!!!
    nao quero site gratis,
    voce poderia me passa umas ajudas e informaçoes
    sobre, preços
    e como posso fazer um site assim!

    Obrigado
    se der para responder atraver do Msn, serei muito grato!
    matheus.irleu@hotmail.com

  6. Bom, até o momento estou apenas com os projetos que irao entrar no site,

    musicas,videos, fotos etc.

    o dificil é fazer o site!!
    (mais detalhes eu respondii no seu e-mail)

    Abraços Rogerio!!

  7. Olá pessoal, este é exatamente o assunto que eu estva pesquisando na net, e encontrei este post. Gostaria de encontrar um nome para uma loja virtual de produtos diversos, penso em colocar algo que tenha junto algo como: shop ou store coisa deste tipo. Quem puder me dar uma dica eu agradeceria, Obrigado.

    • Olá Jota,

      É difícil sugerir um nome sem conhecer o seu negocio ou nicho de Produto, posso fazer uma Indicação errada.

      Já que vai mesmo levar o Negocio adiante, pense na possibilidade de colher idéias das pessoas mais próximas de você que estão nesse projeto.

      Ouvir outros pontos de vista ajuda muito nestas horas.

      Abraço!

  8. ola Rogerio,tenho uma duvida em relaçao ao nome,quero usar a palavra (shop) porque muitos usam esta palavra depois e nao antes do nome, ex: idealshop, nao soaria melhor shopideal,ha algum motivo para tal
    abraço .

    • Olá Jeferson,

      Quanto ao nome, tome cuidado com palavras que possuem varios tipos de interpretações, o que pode causar confusão na cabeça das pessoas, ex:

      shop = shopp = shopi = shoppi = shopping, entre outras.

      Sinceramente prefira nomes que tenham haver com o produto.

      Por exemplo, se for vender “bolsas”, prefira algum nome que tenha justamente a palavra chave do seu produto, talvez, “casadasbolsas”, “mcenterbolsasfemininas”, “liquidabolsas”, enfim, são apenas meros exemplos focados em uma palavra chave.

      Desta forma você consegue aproveitar o trafego das buscas orgânicas, atraindo mais visitas para a sua loja virtual.

      Abraços e Boa Sorte!

  9. Acredito que um nome bem “bolado” pode ajudar para a boa posição do site nos buscadores. Então estas informações são muito bem vindas.
    Obrigado.

  10. Olá Rogério,

    Tenho uma duvida, estou pensando em vender um serviço pela internet, mas não gostaria de abrir uma empresa, isso é imprescindivel?
    Obrigada
    Eliana

  11. Alessandro Almeida

    Estou com muita vontade de começar umtrabalho pela internet,mas,ainda não sei por onde começar,que passos seguir.Precisa de muito dinheiro para começar?
    que nome devo colocar em minha loja virtual?
    to querendo vender celulares,computador e eletrodomesticos.
    Dei-me uma ajuda.
    Obrigado!

    • Alessandro,
      Não precisa de muito dinheiro não, cerca de 20 ou 30 reais por mês já dá para iniciar sua loja.
      Você pode utilizar o Loja Pronta para criar sua loja.

      Quanto ao nome é um pouco complicado. Você pode utilizar o Google Insights for Search para descobrir palavras-chave mais populares para o seu domínio.

      Abraço!

  12. Gustavo Felipe

    Rogério,

    Eu estou criando um comércio virtual que ira possibilitar duas modalidades de compra: a tradicional e por leilão, semelhante a este site: http://www.bidshop.com.br mas com algumas alterações. Enfim, meu nicho de mercado será muito variado, pois a idéia é fazer um shopping, mas haverá um foco maior com produtos eletro-eletronicos. Que sugestão você daria de nome? Palavras em inglês pega mal?

    Abraço

    Gustavo

  13. Eu já tinha uma noção de como pesquisar a escolha do nome, mas obrigado pela ajuda ampliou meus horizontes. Seu site já é meu favorito. Estou criando um site para minha prima vender os artesanatos dela e futuramente farei um pra mim vender artigos de ensino de matemática.

  14. Olá Rogerio,

    Tenho uma irmã que mora fora do Brasil. Ela abriu firma lá e está um tanto perdida. Quer abrir um site e vender produtos variados (nem sabe exatamente o que ainda), mas e o sedex, Imposto,… Compensa? como proceder para começar o negócio?

    Ela mora em Hong Kong.

    Muito obrigada!

  15. Olá pessoa criei um site qdo vivia na Espanha, pois qdo morava lá ia mto bem pois la tinha a facilidade de comprar via Paypal , e meus fornecedores eram Chineses e do EEua, entao tinha a falicidades de compras de vendas baratas de diversos prontos, como roupa e produtos eletronicos..

    Estou querendo fornecedores para meu site e até socio ou entao sociedade com outros sites..

    meu msn: arauujuu@hotmail.com

  16. Para quem quer montar uma loja virtual para vender no atacado e varejo de semi-joias e bijuteria, qual seria o nome para o loja.

    Publico alvo seria mulheres em geral, homens casados

  17. Ola! Rogerio gostaria de obter a sua ajuda a respeito de como montar uma loja virtual gratis, pretendo vender artesanatos, mas nao sei por onde e nem como comecar. se puder me ajudar com algumas orientacoes ficaria muito grata, obrigado

  18. Eu quero montar uma loja virtual de cursos, que seria focada em infoprodutos (livros digitais) qual nome vc me indicaria?.
    O publico alvo e bem amplo ou seja iria atender praticamente todas as pessoas pois os assuntos não diversos.
    Abraço e aguardo resposta

    • Michel,
      Desculpe mas eu estou sem ideias para um site assim. Recomendo que crie uma lista em um papel com diversas palavras relacionadas ao que você pretende criar em seu site e que faça uma montagem com duas ou mais palavras para criar o domínio.

      Abraço!

  19. Gostei do conteúdo! Muito útil para quem quer começar um bom negócio!

  20. audrea herrera

    Ola Rogério as informações é se ótima qualidade , muito bom.
    Gostaria de sua ajuda, eu e minha mãe trabalhamos com artigos artesanais e arte ( como: pintura em tela e tecido e outros, cachecóis, colares, caixas para presente) e quero iniciar com vendas na net e estou em processo de organização tanto com websites quanto ao nome da loja, estou com dúvidas tanto quanto ao nome como onde anunciar os meus produtos.
    Obrigada
    Audrea Herrera

  21. vou montar uma loja de bijuterias e artesantos em geral, qual nome colocar?

  22. Ola me chamo Rafael,eu e minha esposa estamos querendo montar uma loja virtual,onde vamos vender roupas para bebes,crianças e adultos e alguns acessorios queria que me indicasse o nome,ja pensamos em varios mais nao achamos ideal queria pedir sua opinião

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>