Como criar imagens miniaturas com links para o tamanho original no WordPress?

imagem miniatura

Quando publicamos uma imagem com uma dimensão muito grande no WordPress, ele cria miniaturas da imagem automaticamente, permitindo que você adicione uma imagem menor que caiba no post e aponte um link para a imagem original, de forma que ela não bagunce o design do blog depois de publicado.

Para utilizar este recurso, no momento em que estiver publicando uma imagem, você verá uma janela parecida com a mostrada abaixo.

adicionar imagem

Repare que eu marquei com uma seta o botão “URL do arquivo“, o que quer dizer que ao inserir a imagem, seria criado um link para a imagem com o tamanho original.

Também selecionei o tamanho “Médio“, mas que também poderia ter selecionado o tamanho “Pequeno“. No meu caso, seria inserido uma imagem com tamanho de 500×375 pixels ao post, que ao ser clicada levaria o visitante a imagem original com tamanho de 800×600 pixels.

Para você ter uma idéia melhor do que eu estou falando, clique na imagem abaixo para visualizar a imagem com tamanho original. É a mesma mostrada no exemplo acima.

Barzinho dentro da piscina

Ps. Essa foto eu tirei no hotel Privé de Caldas Novas em uma viagem recente que eu fiz. Já falei que eu adoro essa vida de Problogger?

Dica Extra
Você pode configurar o tamanho das miniaturas criadas pelo WordPress para se adaptar as necessidades de seu template, clicando na aba “Configurações” e em “Mídia“.

configurações de midia

Você poderá alterar os valores para a criação das miniaturas editando os campos correspondentes a cada uma delas. Também recomendo que desmarque a opção “Recortar a miniatura nas dimensões exatas“, porque assim você evita que o WordPress recorte a miniatura, deixando ela estranha.

Gostou deste tutorial? Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário.

About Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Bookmark the permalink.

5 Comments

  1. Muito bom Celso,
    Wordpress é perfeito já usei e aprovo, mais agora eu to com um blog no blogger e essa opção eu tenho que montar tudo por html na hora da postagens com as tags width e height além do href para o link das imagens …

  2. Celso esta é uma ótima dica ainda mais para que o carregamento de sua paginas seja mais rápida pois em vez de carregar uma imagem grande carrega apenas uma imagem pequena com o link de uma grande.!

  3. Divulgar site

    Estou fazendo uso do wordpress a 3 meses, e essa dica me ajudou muito.

  4. Antes eu achava o blogger melhor que WP mas depois começer a usar WP, mudei totalmente o meu conceito, prefiro WP !

  5. Celso,
    o WordPress éh melhor que o webnode? para um SITE!
    valew!

    http://brasilonlinetv.webnode.com.pt

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>