Como Adicionar códigos HTML no WordPress

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Plugins de SEO para WordPress

Se você está desenvolvendo um blog com o WordPress e está tendo problemas para adicionar um simples contador de visitas, chat ou um banner de um programa de afiliado ao menu de navegação, então confira este artigo que mostra um passo a passo de como fazer isso por meio de widgets.

Ps. Você também tem a opção de adicionar códigos diretamente ao código do template, o que permite adicionar códigos em PHP também, mas isso requer algum conhecimento sobre o que se está fazendo e que não será abordado neste artigo.

Como fazer

Dentro do painel de controle de seu blog, clique na aba “Aparência” e em seguida em “Widgets“.

Na nova página você encontrará diversos widgets que já estão disponíveis no centro e do lado direito você verá as colunas que podem ser utilizadas para adicionar os widgets.

widgets

Clique na imagem para ampliar

No nosso caso, vamos adicionar um widget de “Texto” que é o widget que permite adicionar qualquer tipo de texto ou código HTML que você poderá encontrar mais no final da lista de widgets. Clique e segure o botão direito do mouse e arraste-o até a coluna (também chamada de Sidebar) desejada como mostra a imagem abaixo.

adicionar widget de texto

Você poderá opcionalmente arrumar a ordem dos widgets arrastando-os para cima ou para baixo ou mesmo para outra sidebar caso deseje.

Nota
Na imagem acima você pode ver que existem duas Sidebars, mas isso não é padrão no wordPress pois depende do template que estiver utilizando. Alguns templates podem vir com apenas 1 Sidebar, enquanto que outros podem contar com 4 ou 5 Sidebars diferentes.

Em seguida basta colar o código seja lá do que for dentro do campo de texto que se abre. Abaixo você pode ver o código de um contador de visitantes online do Who’s Amung Us.

adicionar código no widget de texto

Agora é só salvar a alteração para que o widget esteja sendo exibido em seu blog.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário e não se esqueça de divulgar nas redes sociais.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.
 
Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Adicionar a favoritos link permanente.

16 Comments

  1. Muito legal essa função! Para quem quiser adicionar códigos PHP no Widget pode usar um plugin muito legal também, chamado “Executable PHP widget”, aí é só seguir o mesmo caminho para adicionar HTML e utilizar o widget PHP Code…

  2. Jackson Soares

    Dicas simples, mais que ajudará muitos. Eu mesmo já lhe enchi o saco com dúvidas desse tipo.

    Gabriel, eu ainda não conhecia este plugin, vou testá-lo.

    Abraços Celso.

  3. Olá, Celso. O plugin Max Banner Ads também possibilita a inserção de código dentro do texto do artigo. Ele tem uma funcionalidade chamada “tags” que fica bem escondidinha no canto superior direito das zonas criadas.

    Depois de criada um zona de banner e inserido o código HTML (ou outro) nessa zona, basta embutir a pequena tag no ponto do texto desejado.

    Uso o plugin há muito tempo e ele tem si mantido consistente.

    Só que tem que comprar o plugin para retirar a propaganda dele.

  4. Oi Celso. Estou iniciando no wordpress, gostaria de saber se é possível fazer ou colocar [colar] uma postagem em HTML no editor do wordpress.com. No blogger é possível mudar de texto para html facilmente e no wordpress?
    Antecipadamente, obrigado.
    Abraço.

  5. Instalei o wordpress num subdominio do meu site e estou aprendendo a lidar com ele….dicas valiosas essa da postagem, me fez ganhar um tempo danado! obrigado!

  6. Olá, eu quero por o Google Adsense, e não estava a conseguir, então fiz o que você disse. Acha que vai funcionar assim?

  7. olá como faço as alterações no wordpress se não tem mais a opção editar ? quem pode me ajudar meu whatsapp 85 9970-9374 estou precisando urgente

  8. No meu não tem não já entrei em contato com o wordpress e nada minha versão. Versão 4.7.3

  9. Simples, útil e direto ao ponto. Muito obrigada Celso. Vou seguir você e compartilhar seu post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *