Cinco motivos para você escolher o WordPress

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

5 motivos para você escolher o WordPress

Todas as pessoas quando vão criar o seu primeiro blog ficam com aquela dúvida: Qual plataforma eu vou escolher para o meu blog? Essa escolha de plataforma tem que ser bastante pensada, pois se no futuro você quiser fazer uma migração para uma outra plataforma, será um pouco trabalhoso, e dependendo do caso, você perderá algumas informações importantes, como os uploads de imagem, alguns comentários, tags e várias outras coisas que se perdem em uma migração de uma plataforma para outra, por exemplo, do Joomla para WordPress.

Pois bem, como a maioria do pessoal aqui já perceberam, eu sou um fanático pela plataforma WordPress, eu aconselho ela a todos os blogueiros por causa de alguns fatores que a tornam simples de se usar. É ele que eu utilizo em meu blog PC Web e no meu recente blog de imagens o Imagens Top e também é utilizado aqui no Criar Sites. Veja agora cinco fatores que ajudarão você a escolher a plataforma WordPress para o seu blog.

É um script Open Source (Código Aberto)

Olha que maravilha, você ter um script de blog em código aberto, isso fará com que você seja “praticamente” o dono desse script, pois você tem a total liberdade para editar ele completamente e adequá-lo ao seu gosto. Você tem a liberdade de executar o programa, para qualquer finalidade. Você tem acesso ao código-fonte, a liberdade de estudar como o programa funciona e a liberdade de alterá-lo para ele fazer o que você desejar. Você tem a liberdade de redistribuir cópias do programa original para ajudar ao seu próximo.

liberte-se

Você tem a liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas para os outros. Ao fazer isso você pode dar a comunidade toda a oportunidade de se beneficiar de suas alterações. Você não gostou de alguma coisa que veio como padrão? Então que tal editar? Você tem liberdade com o WordPress, edite-o, modifique-o, adapte-o ao seu gosto! Nada o impede de fazer mudanças nele! Nada!

Não se impressione em saber que alguns portais gigantescos espalhados pela internet foram criados utilizando o WordPress.

Possui um grande número de temas grátis

Sem dúvidas o WordPress é uma das plataformas que possui o maior número de temas grátis, devido ao seu alto grau de facilidade na edição do código fonte, tornando assim a edição do layout do blog muito mais simples de se fazer. Para você que não sabe o que é um tema, nada mais é do que a “aparência do blog”.

O WordPress possui em seu painel de controle uma busca por temas, ao qual você informará apenas o “tipo de tema” que você quer e automaticamente ele mostra os milhares de resultados de temas sobre esse tipo escolhido, e o melhor de tudo, você não precisará nem ao menos baixar, por que os temas escolhidos no painel de controle do WordPress serão automaticamente instalados em seu blog, em apenas alguns cliques.

E o que mais impressiona, é que a comunidade WordPress é constituída de pessoas legais, ao qual sempre postam ou vendem a preços muito baixos os mais variados temas. E olha que só aparece temas bonitos. A equipe que desenvolveu o WordPress pensou exatamente em todas as pessoas, pois até mesmo aqueles que estão começando agora na área de blogs, conseguem com facilidade modificar todo o código fonte do script.

Possui um grande número de plugins

Da mesma forma que os temas, no painel do WordPress possui uma busca por plugin grátis. Para você que não sabe o que é um plugin, de uma forma resumida, são alterações ou complementos que surgem de uma necessidade por parte do criador em seu blog. Existem vários tipos de plugin (que são modificações) criados e disponibilizados no próprio servidor do WordPress (o que eu falei sobre ser fácil de editar?). E os mesmos podem ser instalados em apenas alguns cliques, utilizando o próprio painel do Wordpress. Da mesma forma que os temas, você não precisará baixar absolutamente nada, uma vez que o sistema é todo automático.

Possui um dos mais fáceis painel de Administração

Sem dúvidas o painel de Administração do WordPress é o mais fácil de utilizar e fazer alterações, uma vez que o mesmo deixa tudo muito claro sobre todas as configurações disponíveis no painel. E se algo der errado? Não se preocupe que você fará apenas a configuração reversa a que você fez que tudo voltará ao normal. Depois de ter visto os painéis de Administração dos mais famosos sistemas de blogs, o do WordPress (na minhã opinião) foi o mais fácil de ser configurado. Qualquer pessoa que nunca instalou um blog na vida, conseguirá facilmente instalar e configurar o WordPress tranquilamente. Basta apenas saber ler 🙂

Controle de usuários

Nunca vi em toda minha vida um painel de controle de usuários cadastrados mais simples e eficaz. Pois o mesmo possui apenas as informações necessárias que devemos saber sobre os nossos usuários cadastrados. Apenas 5 ou 6 informações sobre cada usuário já é o suficiente para termos uma noção sobre quem possa ser cada um deles. Nada de endereço, cep, nome completo, CPF e demais informações, pois ninguém quer estar informando em vários sites os seus dados pessoais.

Existe várias outras funcionalidade que fazem do WordPress uma das melhores plataformas do mundo para blogs. Mas creio que essas informações já ajudarão todos aqueles que estão indecisos sobre qual plataforma escolher para seu blog. Posso dar uma dica? Escolha o WordPress, você não irá se arrepender.

Este é um guest post escrito por André Luis que escreve no blog PC Web.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre André Luis

Idealizador e fundador do PC Web! Desde criança, sempre teve facilidade em aprender as coisas, certamente é um autodidata, principalmente sobre a área tecnológica ou que envolva computação. Sempre compartilha suas aprendizagens com as pessoas.
Adicionar a favoritos link permanente.

22 Comments

  1. Muito bom o artigo André…
    Realmente o é muito bom, recentemente fiz a migração do Blogger para WordPress e fiquei muito feliz com a plataforma, com os temas e principalmente com o desempenho que ele proporciona ao nosso blog.

    • Olá josé neto,

      Sim, ele é ótimo também no desempenho, esqueci de comentar sobre isso no artigo!
      Ah, como você fez a migração do blogger pro wordpress, teria como você informar o que você não conseguiu migrar de uma plataforma para outra? Por que as vezes, sempre ficam algumas coisas sem migrar como as tags, imagens e etc.

      Abraços e sucesso!

  2. Eu nunca mechi com o Blogger, sempre trabalhei com o wordpress.
    Por outro lado, dizem que a Google dá a preferência para Blogs em sua plataforma do que em plataformas WordPress.

    Isso é verdade?

    Outra dúvida, estamos querendo mudar o nosso tema, e pegar um tema PAGO, porque depois de feito, percebemos que tem 1 zilhão de blogs com tema parecido com o nosso, isso quebra muito na identidade.

    Porém, já fui avisada de que se eu mudar de tema, vou ter que praticamente refazer os artigos, porque dependendo do tema, dará conflitos e etc.

    O que vcs acham disso?

  3. Olá Carla,

    Quanto ao que você ouviu falar, eu acho que isso não seja verdade, mais confesso que fiquei com dúvida, uma vez que o Google pode lançar algum espécie de código fonte que facilite apenas na indexação, não sei. Lembrando que é apenas uma suposição, não estou afirmando nada, mais seria uma boa pesquisar sobre isso.

    Sim, na questão do tema que vocês utilizam, ele é muito conhecido já na blogosfera. Se vocês estão pensando em comprar um, tentem procurar um que foi lançado esse ano. Novidades!

    Bom, quanto a questão de mudar os artigos eu acho que não tem nada haver, só se esse seu tema usa algumas shortcodes especiais, caso seja verídica esse informação, os efeitos das shortcodes podem não aparecer, ou, se ela existir no outro tema, o visual dela poderá aparecer de forma diferente.
    Porém, é importante deixar claro que o WordPress tem uma excelente ferramenta que permite você visualizar como ficará o tema, antes de aplicá-lo, sendo assim, você saberá o que irá mudar, e com isso, você poderá fazer as alterações antes de ativar o tema em definitivo.

    É por isso que eu amo o WordPress ^^

    Sobre minha opinião, sinceramente, muda logo esse tema rsrsrs!

    Sucesso sempre!

  4. Olá Digo Cabral,

    Sim, o WordPress trás quase que infinitas modificações ao quais sempre se adequam as nossas necessidades, eu particularmente sempre consegui encontrar todas as adaptações que eu necessitava, seja por plugin, modificações e temas.
    O bom que eu acho, que a família WordPress, sempre são caridosos, até mesmo aqueles que lançam plugin pagos, geralmente a gente encontra por 1 até 5 dólares, custo que eu acho simbólico e que devemos pagar para termos plugins de maior qualidade.

    Ah! Fico lisonjeado pelo seu convite de guest post, certamente, quando tiver tempo, escreverei alguns artigos para o seu site.

    Sucesso sempre!

  5. Olá André, tô contigo e não abro! WordPress em minha opinião é sim atualmente a melhor plataforma tanto para blogs quanto sites estáticos.. Simplesmente por proporcionar funcionalidades e características que permitam se criar desde blogs extremamente simples no WordPress.com como blogs extremamente profissionais através do WordPress.org.. Apesar de a princípio ser um pouco mais complicado a instalação do WordPress.org para iniciantes, acho que o resultado vale muito a pena.
    Abraços

    • Olá Anderson,

      Sim é verdade, o WordPress possibilita a criação de sites extremamente profissionais. Certa vez eu li um artigo que citava os sites mais famosos que utilizavam o WordPress, nele era citado vários sites de bandas internacionais, não lembro agora quais são, mais os resultados finais era de cair o queixo!
      Dei uma olhada no seu blog, ele está excelente!

      Sucesso sempre.

  6. O WordPress é uma excelente plataforma, no entanto, é necessário pagar a hospedagem.
    Pelo painel do WordPress você não consegue muitos temas elegantes e profissionais, os mais interessantes você encontra em sites de Templates, mas é só baixar no PC e fazer a instalação.
    O Blogger por sua vez é gratuito, você não precisa pagar a hospedagem e criando uma conta no Google você tem acesso ao seu blog e a todas as ferramentas gratuitas do Google.
    Hoje o Blogger conta com muitos Templates gratuitos de boa qualidade para baixar na Internet, inclusive Templates convertidos do WordPress.
    No Blogger é possível ter um domínio próprio, retirando a parte blogspot.com.br. A nova Interface do Blogger disponibilizou novos recursos como a Descrição da pesquisa, onde você faz uma pequena descrição do post, mais ou menos o que é feito com o plugin All in One SEO Pack no WordPress.
    A inserção de anúncios do Adsense no Blogger também é bem fácil.
    Muitos blogs famosos na Internet começaram no Blogger, passando depois para o WordPress. Assim, quem não quer gastar dinheiro no inicio pode criar o blog no Blogger e depois, se preferir, transferir para o WordPress.
    Um abraço!

    • Ola Marcos,

      Vale lembrar que o WordPress tem o mesmo serviço, ao qual oferece o blog e a hospedagem gratuitamente, no site http://wordpress.com da mesma forma que no blogger. E se o usuário preferir, também poderá redirecionar a hospedagem para um link próprio também. Tudo semelhante ao do blogger.

      Fica a dica!

      Abraço!

  7. blogger = carregamento de páginas infinitamente.

  8. ola… eu estou fazendo um site no wordpress, mais os themas, templates, layouts que eu encontrei não chega nem perto do que eu quero pro meu site.
    então decidi criar meu próprio template, thema, layout … começar um thema para wordpress do zero é muito dificil e precisa saber bem mais do que eu sei sobre PHP … então resolvi tentar framework.
    porém nunca trabalhei com framework e gostaria de saber

    no wp framework o quadro não vem em branco, tem que apagara alguma coisa?
    eu posso pegar um framework que ja tenha todos os códigos necessarios e só trabalhar com o esqueleto do site?
    posso criar um template de acordo com seu diretório (header content footer ) no dreamweaver trabalhando apenas com o design?

  9. Olá…

    Gostaria de saber se consigo postar um sites feito no Flash, fireworks ou Dreamweaver, e gerenciar ele pelo FileZilla?

    Obrigado pela atenção…

  10. Oi,o wordpress é grátis?

  11. Adair Moreira

    Qual é o wordpress que você utiliza: o wordpress.org ou o wordpress.com?
    Eu posso criar um site no wordpress que tenha a mesma qualidade do webnode?

    • Olá Adair,
      Eu estou utilizando a versão instalável do WordPress.org
      Pode criar um blog com WordPress que seja até melhor que o Webnode, mas isso vai exigir algum trabalho de sua parte.

      Abraço!

  12. Criei um blog no wordpress,porem no painel adm não tem a opção PLUGIN, estou impossiblitado de adicionar um plugin no blog…

    Porque não apareceu essa opção?

    Abç!!!

    • Olá Jaciel,
      Se você criou seu blog no WordPress.com gratuitamente, então não tem mesmo a opção de adicionar novos plugins ou templates.
      Para ter mais liberdade em seu blog, é necessário que adquira uma hospedagem e instale o WordPress manualmente.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *