Criar Links para Blogs Externos – 12 Passos

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Criar Links para Blogs Externos

Este é o décimo artigo da série 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Neste artigo vamos discutir sobre como o ato de Criar Links para Blogs Externos pode beneficiar o crescimento de seu próprio site. Isso é interessante porque sempre haverá alguém que sabe mais sobre um determinado assunto do que você e um link irá ajudar a complementar o que você tem a dizer, além de gerar visitas extras indiretamente.

O que seria Criar Links para Blogs Externos

Os links ajudam a levar os visitantes de uma página a outra dentro e fora do site. Quando você cria um link direcionando para um serviço ou página na Internet, você está apontando um link para ele.

criar site gratis em portugues
Apontar um link para um artigo que complemente o seu é útil porque neste caso você estaria oferecendo aos seus visitantes um conteúdo que aborda o assunto citado na página de uma forma mais profunda, que talvez você mesmo não seria capaz de criar.

Agrega valor ao seu conteúdo

valor ao conteudoApesar de que a ideia de adicionar links para outros artigos pareça algo sem lógica, pois aparentemente você estaria entregando um visitante de mão beijada para a concorrência, na verdade você demonstra ao seus leitores que se preocupa com eles, indicando sites que abordem o assunto de uma forma mais profunda.

A longo prazo isso pode ajudar a segurar mais visitantes assíduos, pois eles terão certeza de que no seu site eles poderão encontrar o que procuram, mesmo que sejam um link para outro site.

Trackbacks e Pingbacks

Basicamente os pingbacks e trackbacks são recursos que avisam os sites e blogs que recebem os links (e que também utilizem o recurso de trackback) com um novo comentário que é criado de forma automática.

O WordPress já tem a função de pingback integrada ao editor, ou seja, sempre que você apontar um link para outro site ou blog que suporte o trackback, um link aparecerá na área de comentários ou será encaminhado para a moderação (que poderá ser liberada ou não).

A grande vantagem neste caso é que normalmente os comentários gerados pelos trackbacks aparecem em uma área mais privilegiada, acima de todos os comentários, o que tem mais chances de serem vistos, podendo gerar mais visitas a longo prazo.

Reconhecimento da pessoa que recebe o link

É comum entre os blogueiros que recebem links, apontar um link de volta em outra ocasião ou mesmo divulgar seus artigos para seus amigos nas redes sociais como uma forma de agradecimento. Além de gerar mais visitas a partir do link, isso pode ajudar a melhorar o posicionamento de seu site nos buscadores como pode ser visto abaixo.

O Google

O Google também entende que ninguém é um oráculo capaz de saber de tudo (a não ser ele mesmo, claro), portanto ele gosta mais de sites e blogs que apontem links para sites de terceiros, pois isso indica que o conteúdo poderá oferecer todas as informações que o leitor procura, seja direta ou indiretamente.

Além disso, se você começar a receber muitos links de volta (linkbacks) dos blogueiros que você um dia apontou links, as chances de seu site melhorar o posicionamento nos resultados das buscas aumentam bastante, já que o Google considera tais links como votos de credibilidade.

Outros artigos que você verá nesta série

Gostou do artigo Criar Links para Blogs Externos? Então deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de se cadastrar na newsletter para ter certeza de que irá receber todos os artigos da série 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

18 Comments

  1. Fernando Félix

    Olá Celso,

    apontar links demonstra a capacidade de um blogueiro em reconhecer o trabalho de outro. Além disso, mostra o quanto ele está informado e sua humildade, como também sua inteligência em interligar tudo e referenciar. Em uma conversa normal identificamos uma pessoa bem entendida, sábia ou inteligente quando também cita outras pessoas.

  2. Antes não utilizava este recurso simplesmente por ignorância da minha parte, mas hoje vejo o quão é importante fazer links externos, e na grande maioria da vezes vc acaba por conquistar o visitante que não precisa sair do seu site para procurar um conteúdo complementar, ele já encontrará tudo em um único lugar! e isso com certeza ajuda a dar uma boa imagem para qualquer site

  3. Gustavo D. Castro

    Opa em falar em links muito obrigado pelo link! Excelente post! Abraço!

  4. Olá Celso!

    O próprio plugin wordpress seo da Yoast indica que é bom linkar sites,links externos.

    Eu costumo fazer isso,indico sites/blogs que complementam o artigo e principalmente evito criar artigos que já tenham sido criados por outros blogs que conheço,então eu só linko o artigo.

    Agora se eu posso criar um artigo acrescentando algo,ai sim eu crio e mesmo assim eu linko o outro.

    Abraço!

  5. Jose Luiz "São Paulo"

    Sugiro instalar 2 plugins ” Related RSS plugin ” para oferecer conteúdos frescos para o leitor de seu blog , com links externos tendo como base sua palavra chave , ajuda a obter altos rankings e outro para melhorar o bounce rate do seu site “bouncerate plugin” todos do Dan Nickerson.

  6. Já estou aplicando está técnica de apontar links para outros blogs e sites e está funcionando corretamente. Abraço!

  7. Dermeval Junior

    Perfeito Celso!

    É necessário entrar na blogosfera com mente aberta para perceber esse tipo de coisa já que a maioria acha que estará se prejudicando apontando links para artigos em outros blogs.

    Eu particularmente nunca tive problemas com isso, sempre aponto links para artigos em outros blogs quando acho que irá complementar o meu próprio artigo.

    E se não aponto mais é porque nem sempre dá pra lembrar de artigos que li em outros blogs e que valem a pena criar um link.

    • Olá Dermeval,
      Esse é meu ponto fraco. Eu não consigo me lembrar de artigos em outros blogs que eu tenha lido, por isso não link tanto. Mas vamos fazendo como podemos.

      Abraço!

  8. Já apontei vários link das minhas matéria para outros site, como um complemento. Isso sem dúvida aumenta a credibilidade do blogueiro que reconhecer o trabalho dos outros.

    Dúvida: Celso Lemes, se eu criar uma lista de links para outros sites, tipo, sites recomendados, estarei de alguma forma contribuindo para o melhoramento do meu site nos ranking de buscas?

  9. Com certeza o link externo é muito válido, além de ter um palpite próprio sobre ajudar no posicionamento no Google e outros. O que acontece muito são blogueiros com medo de dar links achando que vão perder leitores, o que normalmente é o contrario, o leitor passa a gostar mais do seu pela dica de bom post do outrem 🙂

  10. Caio Eduardo Sguerri Dias

    Muito útil esse artigo, Celso!

    Uma pena que na minha opinião, é mais difícil linkar outros blogs no meu, já que meu blog é um blog de humor e o grande foco dele são imagens, ou seja, não se tem muito texto e isso dificulta o trabalho de linkar outro blog pra complementar o artigo, já que o post não é um artigo propriamente dito e sim geralmente um quadrinho de humor criado por mim. Mesmo assim é uma ótima dica, quando tiver alguma oportunidade linkarei em meus posts.

  11. Juliano Abrahão

    Caro Celso,
    Comecei hoje a ler esta formidável série de artigos que você escreveu, comecei por este e já estou digamos assim “mais iluminado” na hora de escrever e fazer os apontamentos necessários para blogs de alta performance como o seu.
    A partir de agora irei implementar esta técnica de divulgação de maneira bem mais consciente.

    Grato pelo artigo, e até breve.

    • Olá Juliano,
      Essas dicas se bem implantadas podem trazer bons resultados a longo prazo. Agora com o Google pegando no pé dos blogueiros, temos que dominar estas técnicas o quanto antes.

      Abraço!

  12. Ola Celso,
    Se hoje eu tenho algo a falar de você
    é Muito obrigado eu tenho 13 anos eu te acompanho com suas aulas
    de webnode quando eu tinha 8 anos eu já podia dizer que sabia ja usar todas as ferramentas graças a você

    Vlwwww

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *