Aplicativos e plataformas gratuitas para criar e administrar um site profissional

Aplicativos e Plataformas para Criar Site
A Web hoje oferece muitas plataformas e aplicativos Open Source (Código Aberto) para Criação de Sites e Blogs. Muita gente fica até perdida em meio a tantas opções, seja para criar uma loja virtual, um site institucional ou mesmo um blog profissional.

Com uma plataforma CMS é possível criar, editar e administrar todos os conteúdos de um site. Ou seja, com um sistema é possível administrar textos, fotos, documentos, downloads, permitindo assim construir um site ou portal completo, sem necessidade de conhecimentos técnicos de desenvolvimento de sites. Lógico que para quem tem, a liberdade de criação é ainda maior.

Aplicativos e Plataformas para Criar Site

Hoje vou postar algumas boas opções do mercado. Se alguém tiver mais sugestões, poste nos comentários.

WordPress

criar site gratis em portugues
Meu favorito, é a melhor opção do mercado para gerenciamento de blogs profissionais. A interface de edição do WordPress é muito simples, a equipe de desenvolvedores é gigantesca, a quantidade de plugins e de temas, seja free ou pagos, é também imensa. O WordPress é realmente muito superior ao Blogger, e as estatísticas falam por si. Obviamente que existem opiniões para tudo, especialmente os aficionados de cada uma das plataformas, mas a verdade é que os números e consequentemente a qualidade dos trabalhos apresentados em WordPress e em Blogger são na nossa opinião completamente diferentes. E WordPress há anos não funciona só para Blogs, mas para sites extremamente profissionais, em qualquer seguimento, até pequenas Lojas Virtuais.

Magento
O Magento é uma ferramenta clássica para administração de lojas virtuais. Ele possui três edições, sendo a edição CE a versão gratuita.

Entre as famosas lojas que utilizam Magento está a Loja oficial da FOX http://www.foxconnect.com/ e também da Nokia. Para quem é programador o Magento é excelente opção, por que oferece muita mobilidade e liberdade na programação.

Joomla
O Joomla também é bem famoso, principalmente fora do Brasil, em 2011 o prêmio de melhor CMS Open Source. Também é uma ferramenta para gerenciamento de conteúdo, e é largamente utilizada para criação de Sites Institucionais.

Sugar CRM
O SugarCRM é um poderoso sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente. O CRM consiste na administração do relacionamento com seus clientes com objetivo de fidelização. O CRM é responsável por otimizar diversas áreas da empresa, tais como marketing, vendas, SAC e suporte técnico. Possui módulos para gerenciamento de empresas e divisões, contatos, prospects, oportunidades, ocorrências, campanhas de marketing, projetos, documentos, agenda e histórico. Sendo um produto open source, é distribuído gratuitamente na versão Sugar Community Edition.

Feng Ofiice
O Feng Office é um verdadeiro escritório online. O sistema permite que o usuário tenha seus documentos acessíveis pela internet, de qualquer parte do mundo. É um sistema completo para colaboração e administração de projetos, serviços profissionais, organizar e compartilhar documentos e informações entre as várias áreas e equipes de uma empresa.

OsTicket
O OsTicket é um excelente aplicativo para help desk, usado inclusive por grandes empresas de hospedagem… O sistema está completamente traduzido para português. Ele conta com uma interface web simples de utilizar, onde os usuários da sua empresa ou serviço podem criar pedidos de suporte (chamados) e acompanhar o seu andamento. Os chamados também podem ser feitos através de e-mail, pois o sistema faz a integração entre os canais de atendimento, permitindo aos operadores gerenciarem e prestarem suporte aos seus clientes. É uma ferramenta bem interessante.

Bem estes são alguns Aplicativos e Plataformas gratuitas que acho bem interessantes. Mas se você tem outras sugestões, deixe aqui nos comentários. Até a próxima.

Este é um guest post escrito por Thiago Rodrigues do blog Tudo Criativo.

Gostou do artigo Aplicativos e Plataformas para Criar Site? Ainda tem dúvidas ou sugestões para desenvolver um site grátis? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

7 Comments

  1. Criar Sites Grátis

    O wordpress continua a ser a melhor plataforma gratuita 🙂

  2. Divulgar site

    Já ouvi falar do magento, dizem que é uma ótima ferramenta para criar lojas virtuais. É dificil utiliza-lo, qual seria o grau de dificuldade de aprender, já que você é webdesign

  3. Utilizo o wordpress já faz um bom tempo. Gosto muito das possibilidades.

  4. Destas plataformas destaco o WordPress e o OSTicket, são softwares fantásticos e são melhores ainda por serem livres. Fazendo com que o desenvolvedor ainda possa melhorar ou customizar para as suas necessidades, isso realmente é fantástico.

    Abraços,

  5. Uso e recomendo o wordpress, as vantagens de se utilizar este CMS são gigantescas

  6. Myst Infotech

    Com certeza o WordPress é a melhor e mais prática ferramenta dentre estas citadas, podendo se encaixar em quase qualquer tipo de projeto/negócio.

  7. Olá para todos, acabamos de lançar uma plataforma online para edição e administração de lojas virtuais totalmente gratuita, nosso receita vem de comissões pagas pelos facilitadores de pagamento PagSeguro, BCash e Mercado Pago sem que para isso o lojista tenha acréscimo em suas tarifas. Outro ponto de destaque é a facilidade de uso da nossa plataforma, qualquer um, mesmo sem nenhum conhecimento consegue criar, personalizar e administrar sua loja com alguns cliques. Para os interessados, favor acessar nosso portal http://shopitos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *