Aplicativos e plataformas gratuitas para criar e administrar um site profissional

aplicativos Grátis para administrar sites

Este é um guest post escrito por Thiago Rodrigues do blog Tudo Criativo.

A Web hoje oferece muitas plataformas e aplicativos Open Source (Código Aberto) para Criação de Sites e Blogs. Muita gente fica até perdida em meio a tantas opções, seja para criar uma loja virtual, um site institucional ou mesmo um blog profissional.

Com uma plataforma CMS é possível criar, editar e administrar todos os conteúdos de um site. Ou seja, com um sistema é possível administrar textos, fotos, documentos, downloads, permitindo assim construir um site ou portal completo, sem necessidade de conhecimentos técnicos de desenvolvimento de sites. Lógico que para quem tem, a liberdade de criação é ainda maior.

Hoje vou postar algumas boas opções do mercado. Se alguém tiver mais sugestões, poste nos comentários.

WordPress

Criação de
Sites Modernos no Tudo Criativo
Meu favorito, é a melhor opção do mercado para gerenciamento de blogs profissionais. A interface de edição do WordPress é muito simples, a equipe de desenvolvedores é gigantesca, a quantidade de plugins e de temas, seja free ou pagos, é também imensa. O WordPress é realmente muito superior ao Blogger, e as estatísticas falam por si. Obviamente que existem opiniões para tudo, especialmente os aficionados de cada uma das plataformas, mas a verdade é que os números e consequentemente a qualidade dos trabalhos apresentados em WordPress e em Blogger são na nossa opinião completamente diferentes. E WordPress há anos não funciona só para Blogs, mas para sites extremamente profissionais, em qualquer seguimento, até pequenas Lojas Virtuais.

Magento
O Magento é uma ferramenta clássica para administração de lojas virtuais. Ele possui três edições, sendo a edição CE a versão gratuita.

Entre as famosas lojas que utilizam Magento está a Loja oficial da FOX http://www.foxconnect.com/ e também da Nokia. Para quem é programador o Magento é excelente opção, por que oferece muita mobilidade e liberdade na programação.

Joomla
O Joomla também é bem famoso, principalmente fora do Brasil, em 2011 o prêmio de melhor CMS Open Source. Também é uma ferramenta para gerenciamento de conteúdo, e é largamente utilizada para criação de Sites Institucionais.

Sugar CRM
O SugarCRM é um poderoso sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente. O CRM consiste na administração do relacionamento com seus clientes com objetivo de fidelização. O CRM é responsável por otimizar diversas áreas da empresa, tais como marketing, vendas, SAC e suporte técnico. Possui módulos para gerenciamento de empresas e divisões, contatos, prospects, oportunidades, ocorrências, campanhas de marketing, projetos, documentos, agenda e histórico. Sendo um produto open source, é distribuído gratuitamente na versão Sugar Community Edition.

Feng Ofiice
O Feng Office é um verdadeiro escritório online. O sistema permite que o usuário tenha seus documentos acessíveis pela internet, de qualquer parte do mundo. É um sistema completo para colaboração e administração de projetos, serviços profissionais, organizar e compartilhar documentos e informações entre as várias áreas e equipes de uma empresa.

OsTicket
O OsTicket é um excelente aplicativo para help desk, usado inclusive por grandes empresas de hospedagem… O sistema está completamente traduzido para português. Ele conta com uma interface web simples de utilizar, onde os usuários da sua empresa ou serviço podem criar pedidos de suporte (chamados) e acompanhar o seu andamento. Os chamados também podem ser feitos através de e-mail, pois o sistema faz a integração entre os canais de atendimento, permitindo aos operadores gerenciarem e prestarem suporte aos seus clientes. É uma ferramenta bem interessante.

Bem estes são alguns Aplicativos e Plataformas gratuitas que acho bem interessantes. Mas se você tem outras sugestões, deixe aqui nos comentários. Até a próxima.

Este é um guest post escrito por Thiago Rodrigues do blog Tudo Criativo.

Selo da Promoção de 3 Notebooks do CriarSites

Concorra a 3 notebooks oferecidos pelo CriarSites Criar Sites RG

Créditos da imagem de Fotolia.

About Thiago Rodrigues

Thiago Rodrigues é um Web Designer de formação, trabalha como freelancer no site Tudo Criativo, onde possui seu portfólio. É estudante de Artes Visuais com ênfase em Imagem Digital na Unopar em Londrina PR. É também um blogueiro fascinado por coisas criativas e sites modernos.
Bookmark the permalink.

6 Comments

  1. O wordpress continua a ser a melhor plataforma gratuita :)

  2. Já ouvi falar do magento, dizem que é uma ótima ferramenta para criar lojas virtuais. É dificil utiliza-lo, qual seria o grau de dificuldade de aprender, já que você é webdesign

  3. Utilizo o wordpress já faz um bom tempo. Gosto muito das possibilidades.

  4. Destas plataformas destaco o WordPress e o OSTicket, são softwares fantásticos e são melhores ainda por serem livres. Fazendo com que o desenvolvedor ainda possa melhorar ou customizar para as suas necessidades, isso realmente é fantástico.

    Abraços,

  5. Uso e recomendo o wordpress, as vantagens de se utilizar este CMS são gigantescas

  6. Com certeza o WordPress é a melhor e mais prática ferramenta dentre estas citadas, podendo se encaixar em quase qualquer tipo de projeto/negócio.

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.


Este site lhe foi útil? Então ajude na divulgação clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>