Alguns dos melhores temas WordPress

template wordpress

Os blogueiros sabem, ou deveriam saber, que apenas ter um blog não basta. Independente de qual seja seu objetivo com ele (dinheiro, hobby ou outra coisa), você precisa deixar ele o mais elegante e optimizado possível.

UM AVISO! Este artigo é longo, são muitas palavras. Mas fique tranquilo, traga um copo d’água pra perto de ti e mergulhe neste artigo. Lhe garanto que vai valer muito a pena você ler cada palavrinha dessa que escrevi.

Sabemos que o principal em qualquer blog é (e deve ser mesmo) o conteúdo. Mas vai por mim! Eu por exemplo, quando entro em um website em busca de um conteúdo, e chegando lá encontro um blog desorganizado com visual poluído, todo com cores desarmonizadas, etc… esse website pode até ter o conteúdo que eu buscava, mas pela impressão visual que me passou, quase certeza que vou fechar a página sem dar nem importância ao conteúdo.

Por que faço isso? Porque fico sem confiar, vejo amadorismo ali, falta de profissionalismo, e isso passa insegurança não somente a mim, mas a qualquer internauta que ali chegar, e com certeza que não somente eu, mas muitas outras pessoas irão fazer o mesmo, sair do blog sem ver o conteúdo.

A menos que seja um caso extremo no qual a pessoa precise muito daquele conteúdo e não esteja encontrando em outro lugar. Mas do meu ponto de vista, não vale apena arriscar seu blog esperando que um raro visitante entre nele com essa estrema necessidade.

O correto é você deixar seu blog limpo e visualmente elegante, aconchegante de tal maneira que mesmo a pessoa entrando nele por acidente, ela acabe gostando e ficando ali por vários minutos, interagindo com seu conteúdo, comentando, curtindo, compartilhando e cadastrando o e-mail dela na sua lista.

Isso tem a ver com design, isso tem a ver com o tema.

Então você já sabe! Além do conteúdo, O VISUAL, SEO, CAPTURA, e outras coisas contam muito nos blogs.

Quem sou e o que vim fazer aqui

Meu nome é Romaryw Borges e estou aqui para lhe falar um pouco sobre alguns dos melhores temas WordPress que existem atualmente.

Neste artigo também falarei algumas das funções destes temas, as vantagens e desvantagens, entre outras coisas.

PS: Quase tudo que for apresentado aqui são meus conceitos, experiências minhas e de muitas outras pessoas espalhadas pela web, mas que não é válido generalize a coisa, nem venha me taxar de desconhecedor do assunto caso você tiver alguma experiência contrária ou pensamento que difere do meu.

Aqui falarei sobre os melhores temas wordpress gratuitos e pagos. Com isso, minha intenção é ajudar você, mostrando assim as opções e dando dicas para que você que ainda não está totalmente satisfeito com o tema do seu blog, possa agora ter a oportunidade de escolher o melhor tema (gratuito ou pago) que se adeque a suas necessidades ou bolso (caso opte por temas pagos).

Para o artigo não ficar grande de mais, vou falar apenas sobre dois temas gratuitos e dois pagos, temas estes que na minha opinião são alguns dos melhores, se não os melhores mesmo, se levarmos em consideração a “simplicidade + eficiência” (nos gratuitos) e “custo + benefício” (nos pagos).

Com que autoridade falo?

É totalmente compreensível e aceitável por mim que haja uma coisa muito comum entre maioria dos internautas, que antes de dar crédito ao que a pessoa (autor do artigo) diz, muita gente deseja logo saber se deve ou não acreditar nas palavras do indivíduo. Afinal de contas, palavras ditas de qualquer forma muitos podem dizer, expor pensamentos qualquer um pode fazer.

Mas acredite! Não é este o meu foco. Eu não iria gastar meu tempo para escrever tantas palavras apenas pra falar coisas vãs. Hoje estou aqui no Criar Sites para lhe entregar este artigo que penso ser um dos melhores que já escrevi para recomendar tema WordPress.

O artigo vai lhe ser útil? Não sei. Isso você quem vai me contar nos comentários após terminar de ler.

Sou novato aqui no Criar Sites, porém, já venho atuando na web há alguns anos e sou autor de alguns projetos como: yestudar.com.br (plataforma), Romaryw.com.br (meu blog pessoal), auladeviolao.net (dicas de violão para iniciantes) e outros projetos ainda em desenvolvimento.

Como tenho vários projetos online e alguns anos de experiência, sei falar com propriedade sobre temas WordPress, pois já testei quase tudo que você possa imaginar, dos mais simples aos sofisticados, dos free (grátis) aos pro (pagos).

Inclusive, criei uma série com 3 vídeos bem legais onde falo sobre tema WordPress. Nestes vídeos eu vou lhe orientar qual a melhor escolha a fazer e dar dicas bacanas para você melhorar em seu blog.

Vou lhe mostrar como colocar formulário de captura de contatos no meio dos artigos sem usar plugin, deixar o menu superior fixo e sempre visível, e muito mais. Tudo isso você vai fazer usando o melhor dos quatro temas que vou recomendar neste artigo.

Com relação aos temas que indicarei aqui neste post, devo lembrar-lhe que dou a mínima pra popularidade. Então não espere que eu venha citar aqui temas já bem conhecidos só pelo fato de serem populares, pois muitos têm apenas fama, porém nem são tão bons assim.

Aqui vamos ver o que são considerados os melhores e não mais populares.

Melhores temas WordPress GRÁTIS

Para iniciar, vamos conhecer os melhores temas grátis para blogs em WordPress (segundo experiências minhas e de muitos blogueiros espalhados pela web).

Point

Para iniciarmos, eu não poderia deixar de falar do Point, um tema criado pela MyThemeShop. Eu gosto muito deste tema e o estimo como sendo um dos melhores na categoria de temas gratuitos.

Template WordPress

Usei este tema durante um bom tempo no “Aula deViolão.net” e amei, só troquei depois que comprei um tema pro, do qual falarei mais a diante.

Voltando ao Point, ele é um tema limpo e bem flexível. Através do painel de opções avançadas, você pode escolher a partir de vários layouts de sites, fundos e esquemas de cores, bem como características específicas de controle do tema.

As principais características dele são:

Layout amigável
Point possui um layout exclusivo de fácil personalização, caixas de informação, meta e widgets com estilo.

Responsivo
Como todos os temas MyThemeShop, Point é ágil e funciona em todos os dispositivos e navegadores.

SEO Otimizado
SEO em um tema WordPress gratuito é algo quase inédito, mas a MyThemeShop aceitou o desafio e incluiu uma boa otimização de busca no Point.

Widgets personalizadas
Foram incluídos alguns widget personalizado com Point, para que não haja necessidade de você mexer com plugins adicionais para que seu blog funcione bem.

Tradução fácil
Assim como maioria dos temas gratuitos, o point não vem em português. Mas não se preocupe! Este tema aceita tradução de forma simples.

Você pode simplesmente adicionar um arquivo de tradução e instantaneamente mudar ele para o idioma desejado. Não vou entrar em detalhes sobre isso, mas você pode aprender a traduzir lendo artigos aqui mesmo do Criar Sites.

Como Traduzir um Tema WordPress
Como Traduzir um Tema do WordPress com Plugin
Posts relacionados

Você não precisa adicionar plugins para este fim, pois o tema já vem com a opção “Related Post”, ou seja, Posts Relacionados. Assim você irá gerar mais tempo de vista em cada post ao incentiva os visitantes a ver mais conteúdo que eles poderão gostar.

O Point tem muitas outras coisas legais, mas para conferir tudo só você testando mesmo.

Ele pode ser encontrado no endereço abaixo:

https://mythemeshop.com/themes/point/

Groovy

Groovy é uma indicação para blog no estilo revista ou qualquer outro projeto que necessite de um bom tema WordPress que seja gratuito e ao mesmo tempo limpo, eficiente.

Template Groovy

Mais uma vez aqui estamos com um ótimo tema da MyThemeShop. Aliás, de modo geral, os temas desta agência são muito bons, tanto os gratuitos quanto os pagos.

No caso do Groovy, ele tem uma forma de código diferente de alguns temas, e essa diferença o faz ser e muito rápido.

Groovy é construído para os blogueiros que querem blog elegante com um tema WordPress limpo a fim de maximizar as visualizações de páginas, as receitas de publicidade, e criar a melhor experiência de usuário possível.

As características dele são semelhantes ao point. Tem algumas diferenças, mas não vou citar tudo aqui para que você não tenha que ficar várias horas apenas lendo este artigo ou desistir antes de concluir.

Para acessar o Groovy basta seguir o link abaixo:

https://mythemeshop.com/themes/groovy/

Vantagens e Desvantagens dos temas gratuitos citados

As vantagens são basicamente as que você já viu. São temas totalmente gratuitos com funcionalidades muito interessantes, algumas chegando até a ser bem mais profissionais do que alguns temas pagos que encontramos pela web.

Escolher temas gratuitos que seja bons, como estes mencionados, é muito interessante se você tem um projeto no qual não quer investir muito nele, principalmente se você é iniciante.

As desvantagens são, em primeiro lugar, as limitações nas funcionalidades.

Muitas coisas interessantes em temas pagos a gente pode não encontrar nesses temas gratuitos, como por exemplo, formulários de captura de e-mail dos seus visitantes, barra de menu sempre visível, widget com um resumo sobre o autor na lateral e no final dos artigos, entre outras coisas mais.

Ao usar temas gratuitos, se você desejar ter funcionalidades mais avançadas em seu blog, vai precisar batalhar um tanto bom em busca de plugins para cada fim. Isso não é bom, pois quanto mais plugins você instala em seu blog, mais ele fica pesado na hospedagem diminuindo o tempo de carregamento e aumentando a possibilidade do seu blog cair.

Lembrando ainda que alguns plugins mais sofisticados custam uma nota alta, quase o valor que você iria pagar por um tema Profissional já com essas funções inclusas.

Outra desvantagem que não posso deixar de mencionar é o idioma. Esses temas gratuitos costumam ser construídos no idioma nativo do pais de origem (geralmente em inglês) e sem opções para mudar. Caso você deseje que ele apareça em português para seus visitantes, você terá que traduzir o tema.

Lá na parte em que eu apresentei o Point também indiquei dois artigos sobre tradução de temas. Lembra? Se precisar volte lá, pois os artigos irão te guiar no processo de tradução desses temas gratuitos.

Melhores temas WordPress PAGOS

Agora veremos dois temas pagos, coisa que nem todos tem interesse, mas que vale muito a pena o seu investimento.

Na verdade estes são, do meu ponto de vista, os melhores temas WordPress que já conheci se levar em consideração o bom custo e benefício na categoria PAGOS.

São temas profissionais com baixo custo, mas não deixando de lado o profissionalismo e eficiência. Estes temas tem funcionalidades que as vezes chegam a impressionar, coisas que muitos temas caríssimos não tem.

Mais uma vez relembrando, não estou aqui para apresentar temas com base em popularidade, mas sim temas profissionais muito eficientes com bom custo e benefício.

Conversion WP Premium

Este template WordPress reúne quase tudo que você precisa para ter um blog profissional, é fácil de configurar e você pode tê-lo por um preço muito legal!

Conversion WP Premium

Algumas das principais funcionalidades deste tema são:

Widget BioAutor
Com o BioAutor é simples e fácil colocar uma biografia sua na sidebar de seu blog.

Widget de Redes Sociais
Com apenas alguns cliques tenha suas principais redes sociais na sidebar.

Widget de Páginas
Coloque suas principais páginas na sidebar para facilitar o acesso a elas.

Fixar Widget
Fixe o Widget que você desejar para que o seu usuário sempre veja ele.

Caixa de Avisos no Topo
Coloque um aviso com link no topo de seu blog, o usuário sempre lerá sua mensagem.

Em fim, estas são apenas algumas das várias funções que este tema pode desenvolver no seu blog.

Não estou recomendando ele pela popularidade, mas se isso vale alguma coisa pra você, então fique tranquilo! Este tema é muito conhecido e usado por blogueiros famosos, ou seja, ele também é um tema popular.

Não vou deixar link dele aqui, pois é um produto vendido na hotmart. Deixar link para ele seria de certa forma desrespeitar as regras aqui do Criar Sites.

Se você deseja saber mais sobre o Conversion WP Premium, pesquise no Google ou assista uma série com 3 vídeos que criei exclusivamente para falar sobre temas WordPress. Nesses vídeos você aprenderá muita coisa bacana. Você vai gostar.

Agora vamos para a minha mais forte recomendação de tema, o meu favorito tema que uso em vários blogs.

Centive One

Um tema completo, inclusive com captura de e-mail no meio dos artigos, coisa rara que só é encontrado em temas caríssimos, entre outras coisas mais que me conquistaram e me fizeram ser fã, passar a usá-lo em vários projetos e recomendá-lo como sendo o melhor tema que já conheci.

Centive One

Apesar de ele ainda não ser um tema popular, até porque foi criado a pouco tempo, eu recomendo o Centive por ele ser um Tema WordPress verdadeiramente Otimizado para Conversões, ou seja, ele fará que você gere Mais Leads e se posicione melhor no Google e em outros buscadores.

Ele é tão profissional que você vai pensar que custa uma enorme quantia, mas acredite! Ele é ainda mais barato do que o tema anterior, e tem mais funcionalidades.

Na realidade, sabe aquele tanto de funções que falei que tem no tema Conversion WP apresentado anteriormente? Então! O Centive tem todas aquelas e muitas outras.

O Centive One é recomendado principalmente para Empreendedores Digitais (iniciantes ou veteranos) que desejam melhorar seu Design, crescer sua Lista de E-mail e obter MAIS Resultados!

Veja algumas das características (funções) apaixonantes deste tema:

– Otimizado para cadastro de e-mail

– Cores do Tema personalizáveis pelo painel

– Design elegante e profissional

– Espaços estratégicos para promover seu Produto Digital e Afiliados

– Preparado para o topo do Google, Bing, etc.

– Compatível com celulares (responsivo)

– Vídeos que ensinam passo a passo personalizar o Tema

– Licenças ilimitadas (quantos blogs você tiver)

Minhas características favoritas no tema
Essa ultima característica citada (licença ilimitada) é minha favorita, pois dificilmente você vai encontrar isso em algum outro tema, pagando um valor tão baixo.

Maioria dos temas tem um limite na licença, ou seja, você só pode usar em um blog, quando muito 5. Se você tiver mais blogs ou desejar criar outros e quiser usar o mesmo tema, você tem que pagar novamente por ele ou pagar por uma licença mais cara que lhe permita usá-lo em vários blogs.

No Centive One você não tem esse problema. Você vai pagar um valor baixo, adquire um tema profissional com funções fantásticas e pode usar em quantos blogs desejar sem pagar nada mais por isso.

Como já falei, o Centive One ainda não é muito popular, mas o que para muitos pode ser algo ruim, para mim já vejo como uma coisa muito boa. Sabe o que? O fato dele ser um tema criado recente e não ser tão popular, faz com que ele continue barato e acessível para quem não está disposto a pagar caro por um tema, e outra coisa legal é que existem poucas pessoas usando este tema, ou seja, dificilmente alguém irá entrar em seu blog e achar ele parecido com outro.

Além do mais, ele é totalmente personalizável, você pode usar em vários blogs e ainda assim ter todos os blogs com um visual diferente.

Também não vou deixar link para este tema. Para saber mais sobre ele faça o mesmo processo que recomendei para o tema anterior, ou faça melhor, acesse os meus vídeos onde vou lhe falar tudo que você precisa saber sobre este tema e ainda vou ensinar muitas coisas legais para serem aplicadas em seu blog. São dicas que você não deveria perder por nada, principalmente se você ainda nem usa um tema pago.

Clique aqui para acessar os meus vídeos

Vantagens e Desvantagens dos temas pagos citados

As vantagens são todas essas já mencionadas. Acho que não há necessidades de entram em mais detalhes sobre as vantagens.

Se você quer ter um blog mais profissional com funcionalidades muito importantes que irão fazer o seu projeto dar um grande salto, então não deixe de investir um pouco em um tema pago. O retorno será bem maior!

O legal é que os temas pagos que citei aqui são temas nacionais (Brasil) criados por pessoal que entendem muito do assunto e os temas não precisam de tradução.

As desvantagens são poucas, mas como sempre, claro que existem e não vou ocultá-las aqui.

Uma desvantagem, por exemplo, é a questão de que o tema não será exclusivo seu, ou seja, outras pessoas também usam o tema em seus blogs.

Se você deseja ter algo exclusivo vai ter que desembolsar uma boa grana e pagar alguém para criar algo para ser só seu.

Caso não esteja disposto, o recomendado mesmo é que compre um tema profissional e personalize ele o máximo que der, mude cores, fontes, etc… deixe ele com a sua cara mesmo, ou melhor, com a cara do seu projeto.

Outra coisa que pode ser considerada como negativo para muitos, é o fato de que temas pagos você tem que pagar por ele obviamente, e muita gente não quer ou não pode investir em temas, principalmente quem está iniciando agora na blogosfera e ainda não está ganhando nada, tem pouca grana para investir.

Conclusão
Foram na verdade 3.068 palavras neste post criado exclusivamente e unicamente para o Criar Sites e carinhosamente pensando em você leitor.

Tentei passar o meu máximo nas dicas e lhe apresentei os melhores temas, tudo detalhe e o melhor, com a boa intenção de ajudar.

Não vou negar que também estive com a intenção de gerar tráfego (sua visita) para os meus projetos.

Por isso não posso deixar de mencionar. Se deseja conhecer mais sobre mim e sobre o que escrevo, visite meu blog pessoal: Romaryw.com.br

Espero sinceramente que eu tenha lhe ajudado em algo. Agora quero pedir gentilmente que você deixe seu comentário logo mais abaixo dizendo se este artigo lhe foi útil em algo, contando quais os temas você mais gosta, faça sua crítica, dê sugestões, etc.

Compartilhe se sentir que vai ser útil pra alguém e deixe seu feedback para que tanto eu (autor deste post) como outras pessoas (visitantes) saibamos que você passou por aqui.

Um grande abraço e até a próxima.

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

6 Comments

  1. Oba! Que legal… Post do meu esposo.

    Parabéns amor! Obrigado ao dono do blog por compartilhar o que meu esposo tem a dizer…

  2. muito interessante sua postagem eu criei um sute de carro usando um template de carros gratuitos que baixei não lembro onde e ele resultou neste site http://www.anunciarveiculos.com.br

  3. Bom dia,
    Publicar artigos de melhor qualidade condiz com o objetivo de fidelizar a audiência, o que nem sempre é o objetivo (o qual pode ser simplesmente levar o máximo de visitantes até a página de venda).
    Já publicar um maior volume de artigos, talvez menos qualitativos, permite encaminhar para o site leitores que clicaram no Google devido a maior exposição por novos conteúdos frequentes.

  4. Eu comecei a pouco tempo usar o WordPress, para criar meu blog oficial, estou pesquisando por vários temas sobre o WordPress, eu uso um gratuito no estilo revista digital, é o tema que muitos blogueiros usam em seus blogs.

  5. O Template Point é maneiro!!

  6. Eu tenho vontade de comprar o tema Centive Avante, mas eu acho pouco caro de mais, tem alguns temas ai melhores que eles, porem não vem na língua portuguesa fico na dúvida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *