A Importância dos links Dofollow

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

O que é Link Dofollow

Se você se interessa em otimização de sites em buscadores como o Google, deve ter conhecimento sobre  O que é Link Dofollow, já que os links que apontam para e de um blog são muito importantes para a otimização.

O que é Link Dofollow?

Links follow ou dofollow como também chamados, são links que não contém o atributo nofollow em sua estrutura (no código). Esse tipo de link é muito importante para melhorar o posicionamento nos buscadores de suas próprias páginas ou de páginas de outros sites que você ou qualquer outra pessoa apontar um link.

Os links são utilizados por buscadores como o Google, Yahoo e Bing como uma forma de organizar as páginas dos sites por importância. É como se os links fossem votos de credibilidade, onde que as páginas que recebem os links, também recebem parte da autoridade da página que o link parte. Quanto mais links de qualidade uma página receber, mais importante ela é perante o Google e tem maiores chances de aparecer em boas posições nos resultados das buscas.

Repare que neste caso estamos falando tanto de links internos como de links externos, pois os links que você aponta para páginas de seu próprio site, também as ajudam a melhorar seu posicionamento nos resultados das buscas.

No caso dos links externos, cada link tem um nível de qualidade. Por exemplo, se o meu site ganhasse um link do site da Microsoft seria muito melhor do que um link de um blog que começou a semana passada, pois ele tem muito mais importância para o Google. Confira abaixo uma pequena explicação sobre isso:

criar site gratis em portugues
1 – Origem do link – Links que partem de sites já respeitados pelo tem maior valor ao site que recebe o link, pois seu tempo de existência e qualidade no conteúdo, dão a ele mais autoridade;

2 – Nicho do link – Se o site que aponta o link aborda um assunto relacionado ao site que recebe o link, ele terá mais valor perante o Google;

3 – Palavra âncora – O Google também utiliza as palavras-chave utilizadas na hora de criar o link. Por exemplo, a maioria dos webmasters quando apontam um link para este site, utilizam as palavras “Criar Sites”, portanto, o Google entende que estas palavras seriam as que descrevem melhor o meu blog, podendo exibir ele em melhores posições quando alguém procurar por estas palavras.

Midias Sociais

O que é o atributo nofollow

O atributo nofollow é um pequeno código inventado pelo Google e que foi adotado também pelo Yahoo e pelo Bing, que são utilizados por estes buscadores como uma forma de controlar a manipulação e posicionamento indevido nos resultados das buscas.

Segundo o Google, o atributo nofollow deve estar presente na estrutura de links em que o webmaster/blogueiro vá ganhar algo em troca, como é o caso dos links de afiliados, venda de links e banners, parcerias e etc.

O atributo é formado pela seguinte tag rel=”nofollow” que deve ficar da forma mostrada abaixo.

<a rel=”nofollow” title=”Criar Sites” href=”http://criarsites.com” target=blank">Criar Sites</a>

ou


<a title=”Criar Sites” href=”http://criarsites.com” rel=”nofollow” target=blank">Criar Sites</a>

Repare que a posição em que ele aparece não importa muito, desde que ele esteja dentro do sinal de <> como mostrado acima.

Caso o atributo não esteja presente na estrutura deste tipo de links, o site pode sofrer algum tipo de penalização por parte do Google e outros buscadores, que pode ser apenas o rebaixamento da página ou mesmo o banimento completo do site em casos mais abusivos.

Por exemplo, eu trabalho com o programa de afiliado do HostGator, cujo meu link de afiliado é http://www.hostgator.com.br/372.html, como o meu blog já tem uma boa autoridade no Google, se eu ficar apontando links para esta página sem o atributo nofollow, ela poderia começar a se destacar nos resultados das buscas, no entanto o Google não ia querer que isso aconteça, porque eu não estou apontando o link por pura e espontânea vontade, mas sim porque eu quero ganhar dinheiro com o programa de afiliado.

Outro caso seriam links e banners patrocinados, em que eu ganho dinheiro em troca de publicidade para o anunciante. Se os links não contiverem o atributo nofollow, o site do anunciante pode começar a melhorar seu posicionamento indevidamente, o que também não iria agradar em nada o Google.

Em ambos os casos citados acima, meu blog poderia ser penalizado, sendo rebaixado ou mesmo sumindo completamente do Google, o que não seria nada bom para os negócios.

Mas e daí, o que quer dizer link dofollow?

Quando dizemos que um link é dofollow, é porque ele simplesmente não possui o atributo nofollow em sua estrutura, ou seja, não precisa adicionar nenhuma tag a estrutura do link, basta apenas deixar o link sem o atributo nofollow, que ele automaticamente será reconhecido como um voto de credibilidade pelo Google.

Como deu para perceber, é muito importante que você consiga links dofollow para o seu site ou blog vindos de outros sites relacionados ao seu nicho, de forma a conseguir cada vez mais visitas vindas dos buscadores.

O problema é que conseguir este tipo de link é muito complicado. Em minha carreira como blogueiro (que já passa dos 6 anos) eu aprendi que a melhor forma de conseguir links dofollow é criando conteúdo que seja de extrema qualidade, pois assim outros webmasters podem criar links para ele simplesmente porque gostaram do conteúdo e acham que seria interessante que seus próprios visitantes tenham conhecimento de tal conteúdo.

Outra forma bastante interessante de se conseguir links é escrevendo guest posts para sites e blogs relacionados ao seu nicho. Aqui mesmo no CriarSites.com eu tenho recebido diversos guest posts de pessoas que querem divulgar seu trabalho e ganhar visitas e autoridade a partir dos links que são adicionados aos artigos.

É claro que pessoas que optam por parcerias e compra de links dofollow, mas como citado no artigo, este é um caminho perigoso, pois já vi relatos de pessoas que tiverem seus sites penalizados ou mesmo banidos do Google.

Gostou do artigo O que é Link Dofollow? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre os backlinks e SEO? Então deixe seu comentário e não se esqueça de divulgar nas redes sociais.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Celso Lemes

Celso Lemes é Blogueiro profissional. Vivo de blogs, blogo para viver, vivo blogando, blogando eu vou vivendo.   Baixe grátis o e-book 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Adicionar a favoritos link permanente.

43 Comments

  1. Adoro a matéria deste blog, sempre muito explicativa e útil. Parabéns e continua o bom trabalho. Obrigado

  2. Este artigo me serviu de alerta, porque as vezes sofremos penalizações do Google por causa de uma coisa simples.
    Uma ótima dica que com certeza muitos blogueiros não fazem ideia deste perigo, como eu vivo dizendo: Sou quase uma Blogueira (rsrsrs)

  3. Olá Celso, construir backlinks de qualidade é um dilema essencial de todo webmaster, e realmente não é fácil. Venho buscando editar artigos de qualidade, mas vejo que meu blog somente conseguirá devida autoridade e uma quantidade de links necessária somente com o passar do tempo mesmo devido a extrema concorrência do nicho escolhido.
    Enquanto isto buscamos opções diferenciadas de link building ao qual tento com meus próprios esforços criar uma linkagem externa e segura utilizando os meios gratuitos na internet, como social bookmarking, diretórios de artigos e links.
    Obrigado pelas dicas e assim como você, quando eu tiver uns 6 anos ou mais blogando estarei em uma posição mais elevada, e virei aqui comentar em seu site, porque de uma coisa eu tenho certeza, é de que não desistirei jamais.

    • Olá Marques,
      Realmente o tempo é muito importante para o crescimento de um site no Google. Acho que o Google vê os sites como se fossem vinho. Quanto mais envelhecidos, melhor.

      Abraço!

  4. Como sempre um ótimo artigo Celso, é muito importante ficar atento a esses pequenos detalhes. Já que é tão complicado conseguir um bom ranqueamento no Google, é melhor não arriscar.

  5. Juliano Sousa

    Parabéns pelo artigo explicadíssimo, e ao assunto realmente é de muita importância, esses códigos me atrapalharam muito no começo, agora que estou voltando a ganhar as posições novamente.

  6. Olá, meu blog pode ser penalizado pelo google se usar links nofollow para todos os links externos? #duvida

    • Isa,
      Não. Você somente correria o risco de ser penalizada se criasse links dofollow apontando para sites que pagaram pelos links ou mesmo de programas de afiliados.

      Abraço!

  7. Luis Henrique

    Olá Celso Lemes!

    Sem sombra de dúvidas, não devemos deixar de utilizar o atributo nofollow, principalmente nos links de afiliados, para evitarmos problemas no futuro, obrigado por esta ótima dica.

  8. Celso,

    Uma pergunta:

    Mesmo que eu escreva conteúdo de qualidade superior aos meus concorrentes, como é que os donos de site vão me encontrar (e possivelmente linkar para mim)?

    Enquanto o meu site for novo, ele não vai ter links, e por isso não vai ter tráfego do Google. E como ele não vai ter tráfego do Google, ninguém vai tomar conhecimento dele, e portanto ele não vai ganhar links.

    Parece um pouco com aquele dilema do ovo e da galinha.

    • Guia Natal,
      O crescimento é lento. O Google não conta somente com os links para determinar o posicionamento de um site nos resultados das buscas. Você pode ter um bom posicionamento mesmo sem contar com links apontando para seu site. Com o tempo vai ficando mais fácil.

      Abraço!

  9. Celso boa tarde.

    Se eu tiver links em varios sites que não tem nada a ver com meu nicho? á uma penalização nisso? Ex: Site de tecnologia com varios links em sites de humor.

    Sds…

    • Olá Gilson,
      Poderia ser penalizado se forem criados muitos links de uma só vez ou se os sites já forem suspeitos de manipulação. Se os blogs forem seus, não acho que terá problemas.

      Abraço!

  10. Devo Atribuir nofollow nos links de downloads?

  11. Expedito G Dias

    Celso, acredito mesmo que só o amadurecimento nos leva a crescer. E blogando também. Eu acompanhava há cerca de um ano os blogs e via que muitos deles tinham muitos seguidores, tinham page rank alto e não sabia como isso acontecia.
    E você confirma aqui nesta sua postagem: é preciso tempo, conteúdo bom e renovado, comentários consistentes em outros blogs e por aí vai.
    Hoje tenho certeza que isto é verdade e não é preciso usar de outras artimanhas que penalizem seu trabalho.
    Quem é blogueiro é… e pronto! Se não é não vai ter a paciência que esta arte exige.
    Excelente post!
    Abraços!

  12. Excelente artigo, muito explicativo e também muito bem escrito.

    Realmente, já tive um blog excluído da noite pro dia, sem entender o porquê. Depois de começar a pesquisar mais sobre o assunto, entendí a importância do ‘nofollow’ para banners e links de programas de afiliados.

    Obrigada pelo excelente conteúdo!

    • Olá Adriana,
      Infelizmente o Google não dá mole para quem não aprende pelo menos um pouquinho sobre como ele funciona. Tem que ter pelo menos uma noção básica para andar ao lado dele.

      Abraço!

  13. EdsonMG Anthony

    Não entendi muit bem apesar de saber que está muito bem explicado ao ver os comentários. Mas, tenho algumas perguntas. Estou fazendo do follow? Trata-se de uma prática utilizada nos links e ao comentar artigos de sites de mesmo nicho? Tenho alguns links de afiliados, terei que colocar o atributo no follow? Bem obrigado desde já e parabéns pelo trabalho.

    • Olá Edson,
      No caso dos comentários em blogs e outros sites, normalmente eles já contém o atributo nofollow por padrão, o que quer dizer que eles não tem valor para o Google.
      Quanto aos links de programas de afiliados, você deve mesmo adicionar o nofollow em todos eles.

      Abraço!

  14. Fórum Backlinks

    Todo mundo quer ser o mais alto no Google.

    Ainda queremos a classificação mais elevada.

    Eu não fico perseguindo somente links dofollow.

    Esqueça dofollow e nofollow.

    A maioria das pessoas não comenta ou se importa com um blog nofollow por não criar grandes ligações com o google.

    Não seja preconceituoso!

    lol!

    Sempre comento em todos os sites seja nofollow ou dofollow e com isso vou crescendo o pagehank de vários sites que eu tenho.

    Se você tem uma mentalidade de apenas pegar links dofollow, então você tem a possibilidade de ser esbofetado pelo Google por causa da incompatibilidade em links.

    Nofollow são os protetores do seu site.

    Tendo um equilíbrio de nofollow e dofollow que entram no seu site é a melhor estratégia.

    Pare de olhar apenas para os links dofollow.

    Fazendo um comentário que contribui para a conversa vai pegar um pouco de tráfego rápido e possivelmente leitores fiéis!

  15. Te dou os parabéns pela sua iniciativa, os links dofollow são de grade ajuda para blogueiros que estão começando e desta forma poderão ajudar muita gente a se desenvolver na blogosfera.

  16. Tendo um equilíbrio de nofollow e dofollow que entram no seu site é a melhor estratégia. No caso dos comentários em blogs e outros sites, normalmente eles já contém o atributo nofollow por padrão, o que quer dizer que eles não tem valor para o Google.O seu não tem ótimo.

  17. Alailton Martins

    Bom conteudo adorei. Meu problema e que estou usando o plugin Nofollow for external link. Este plugin adiciona rel = nofollow target = _blank em todos os links externos do meu blog, nos posts e paginas, onde que mais precisava que era nos baners ele não adiona. ai eu fiquei sem link saindo do meu blog para outro blog eu apago o rel = nofollow e o plugin Nofollow for external link adiciona de novo como eu faço para reslover esse problema? Ele não deixa nenhum link sem o nofollow
    ai seria substituir o rel = nofollow por rel = dofollow pois se eu deixar meu blog sem nenhum link externo estou pensando que vou perder pontos de seo. Por-favor me da uma dica como resolvo ? Aguardo resposta. Obrigado!
    Abraço!

    • Olá Alailton,
      Você vai ter que adicionar o atributo nofollow manualmente nos banners. Quanto ao resto, não tem problema nenhum, pois os links internos são dofollow e isso ajuda no SEO.

      Abraço!

  18. Muito bom conteudo!
    Estou buscando links do, porém surgiu uma dúvida,
    exemplo, estou aqui fazendo um comentário em seu post,
    este link que coloquei la encima ( Website), ele é válido como dofollow ou não!

    Abraços!

  19. Ótimo post assim como alguns que vi na net referente a este assunto no meu caso estou tentando obter estes link para aumentar meu Page Rank, pois meu site esta na primeira pagina e começou a cair de posições mesmo eu tentando fazer várias melhorias… não sei se vai influenciar muito o page rank mais como tudo que fiz para meu site ficar na primeira pagina não custa tentar.
    Att
    Janio

  20. Nossa esse poste é simplesmente fantástico, parabéns por ter postado, foi bastante explicador!

  21. Gostei muito desse artigo, tenho um site de consertos de fogões no DF e gostaria de implementar essas ideias.

    Bom trabalho!

  22. Uma coisa importante também é, não compre backlinks, conheço sites que estão com 2000 mil e sequer aparecem na busca do Google, ou seja já foram penalizados.

  23. Daienne Estphanny

    estou entrando nesse ramo se site agora, tentando criar um site para o salão da minha mãe, alguma dica ou recomendação?

  24. Carolina Mello

    Uma forma de melhorar esse posicionamento no google também é comentar nos posts e deixar o link? Deixar os links nos agregadores de links tb melhora esse posicionamento? Se eu divulgar posts com varios links de colegas para ajudar eles posso ser penalizada? obrigada!

    • Olá Carollina,
      O problema de deixar comentários é que os links normalmente são nofollow, ou seja, não tem valor para o Google. O mesmo vale para os agregadores de links.
      Se você fizer troca de links com outros blogueiros, poderá ser penalizada pelo Google e ter seu blog rebaixado nos resultados das buscas.
      Existem alguns sites que aceitam artigos em que você poderá escrever e assim gerar links de qualidade.

      Abraço!

  25. Noooossa quando penso que estou ficando afiado nas coisas descubro uma coisa totalmente nova, por isso que não paro de ler os artigos aqui do criar sites, parabéns a toda a equipe.

  26. Agora sim eu entendi os termos nofollow, e dofollow. Valeu!

  27. Olá Celso, tudo bem? Também trabalho como afiliado, e todos nós que trabalhamos neste ramo, sabemos que o segredo de tudo é o posicionamento, sem ele, não conseguimos vender de forma orgânica. Com isso, na sua opinião? Sei que é importante mesclar os links dofollow com nofollow etc. Mas qual o melhor caminho de criar estes links, por exemplo, se eu e você trocarmos links, não seremos bem vistos pelo google. Como posso evitar isso? Obrigado.

    • Olá Fabio,
      A melhor forma de conseguir backlinks é criando um conteúdo que as pessoas realmente gostem. Desta forma elas criam os links de forma natural, porque simplesmente querem fazer isso.
      Quanto a troca de links de forma combinada, eu acho que seria interessante fazer isso de forma que pareça o mais natural possível. Por exemplo, adicionar os links em épocas diferentes, utilizando palavras-chave que não pareçam forçadas, criar os links dentro do conteúdo, entre outros.
      Eu particularmente não faço e nem recomendo que os blogueiros façam isso, mas sei que tem pessoas conseguindo bons resultados.

      Abraço!

  28. Celso, cara… vc esta de parabéns pelo artigo. Eu sou afiliado de um produto e comecei a fazer o meu site para vender o. Estou menos de um mês com isso. E graça a você pude entender melhor sobre nofollow e dofollow.
    Parabéns pelo excelente trabalho.

  29. Conteúdo excelente e esclarecedor. Para quem tem sites e blogs é necessários entender a diferença dos links nofollow e dofollow.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *