3 Dicas para Aumentar a Conversão no Blog

Como aumentar a conversão no blog

Conversão é uma palavra muito utilizada em ações de marketing, pois ela corresponde a uma ação que o visitante realiza em nossa página, quando o assunto é ganhar dinheiro na internet, saber como aumentar a conversão no blog e conseguir aumentar seus ganhos.

Está ação possuí importância e relevância para alcançarmos os resultados planejados no princípio da estratégia. No entanto, atingi-la não é tão fácil como parece. Por isso, daremos três dicas para aumentar a conversão em seu blog.

1. Mensure o máximo de informações que puder

Mensuração é a palavra que guia todo o processo de otimização de sua loja online e de seu website/blog. A ideia de otimizar as conversões se dá a partir do momento em que você identifica se há oportunidade de gerar mais resultados do que está ocorrendo no momento.

Entretanto, você só pode chegar a esta conclusão se acompanhar os resultados e identificar os processos junto aos usuários, e a partir disso, analisar se estão impedindo ou prejudicando a realização de alguma compra.

Mensurar informações sobre os visitantes

A ferramenta Google Analytics, é essencial para este processo, pois ela acompanha em tempo real todas as ações realizadas e identifica, através do acompanhamento de comércio eletrônico, as páginas e canais mais efetivos em resultados. É o melhor de tudo é que ela é totalmente gratuita.

2. Faça o Teste AB

Esta é uma das ferramentas de extrema importância, pois ela capta a partir da experiência real dos usuários, as preferências dos mesmos ao finalizar uma compra. Com o teste AB – baseado em hipótese, planejamento, estatística e estratégia – é possível alterar o desenho do ícone do botão de compra e observar, através do teste, se ocorre um aumento significativo na taxa de conversão da minha página, por exemplo.

Teste A B para melhorar a Conversão de Vendas

Além deste exemplo, podemos modificar elementos, alterar o local das informações, alterar o texto e a cor do botão, melhorar ou inserir um “fale conosco” e diversas outras opções. A partir do teste AB, podemos testar na prática, se as melhorias realmente complementam a estratégia do website/blog e se ampliam os resultados.

O teste AB serve para todos os tipos de negócios, pois ele aponta para nós o que está dando mais resultado, sendo assim conseguimos colocar nosso projeto em um nível mais alto.

Estamos diretamente falando de blog, então não tenha medo de testar títulos diferentes, porque o título de um artigo juntamente com a descrição é quem vai dizer se o seu leitor vai clicar ou não para ver o restante da informação.

Outro exemplo que podemos citar é quando você cria um artigo para promover um produto específico, e o mesmo tem muitos acessos mais pouca conversão, o que representa um alerta, ao chegar nessa situação é importante analisar o artigo a fim de descobrir o que pode estar ocasionando o baixo resultado. Acredite isso acontece muito.

A forma na qual o blogueiro insere as informações acaba dificultando a decisão do leitor na hora de clicar e decidir comprar o produto indicado.

3. Analise os canais de tráfego

Outra consideração importante está na otimização de conversões, pois neste processo de analisar a qualificação do tráfego para se gerar efetivos resultados.

Assim, além da página de destino, a qualificação dos visitantes e o momento da jornada de compra em que eles se encontram, é preciso que a divulgação de anúncios pagos, por exemplo, seja segmentado com uma mensagem que atraia o público certo para a página certa e, assim, realizar a conversão.

Afinal tráfego não significa ganhar mais dinheiro, esse é um mito que assola muitas pessoas que começam a blogar, o que define ganhar mais ou menos é a qualidade do tráfego.

Canais de tráfego de visitas em sites e blogs

O Google Analytics também realiza essa função, o que otimiza os anúncios, além da página de destino. Mas não esqueça que, além de comparar a conversão de visitantes em clientes na página, é preciso mensurar qual dos canais tem trazido tráfego mais interessado na oferta e, assim, convertendo mais vendas.

Para finalizar, observe sua estratégia e entenda o funil de vendas, desde a compra como os processos para guiar as possibilidades de conversão. Também acompanhe todo o processo, entendendo a experiência do usuário, para ser efetivo na otimização de suas ações.

Compartilhe!

Sucesso!

Este é um guest post escrito por Jean Cruz, que bloga no Negócios da Net.

Espero que tenha gostado do artigo de 3 Dicas de Como Aumentar a Conversão no Blog. Se tiver uma dica, opinião ou sugestão, deixe um comentário abaixo.

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Artigo curto porém eficiente

  2. Boa! Conheço muita gente que tem volume alto de visitas em seus sites, mas a conversao é um lixo. E pouca gente realmente entende isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *