10 Motivos para o Google Penalizar seu Site ou Blog

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

 10 Motivos para o Google Penalizar seu Site ou Blog
O Google é hoje a maior fonte de visitas para a grande maioria dos blogs, então quanto melhor posicionado nos resultados de busca, mais visitas seu blog irá receber. Mas se você criou um blog, começou a postar novos artigos diariamente e mesmo assim seu site não fica bem posicionado, pode ser que o Google tenha colocado seu blog de castigo!

Quando digo que o Google castiga seu blog, significa que o buscador tem motivos para não melhorar o posicionamento dele nos resultados de busca ou, em casos muito extremos, encontra motivos para fazê-lo perder posições.

10 Motivos para o Google Penalizar seu Site ou Blog

Veja agora alguns dos motivos que podem levar o Google a castigar seu site e dicas do que fazer para ser perdoado:

10. As URLs do seu blog não são amigáveis

criar site gratis em portugues
Apesar de ser um conselho que já está batido, de tantas vezes que já foi mencionado, muito blogueiros insistem em não tomar uma atitude a respeito. Para um melhor posicionamento no Google, ter URLs amigáveis é um fator de grande importância.

As URLs do seu blog não são amigáveis

URLs amigáveis são aquelas que contêm algumas palavras-chave importantes, ou seja, não cometa o erro de pecar pelo excesso. Um máximo de três palavras-chave na URL está mais do que bom, pois URLs curtas e com palavras-chaves são boas para o Google e mais facilmente lembradas pelos leitores.

Se você usa o WordPress instalado em um servidor, pode ler mais sobre URLs amigáveis e como habilitá-las no seguinte artigo:

Melhore seu SEO olhando para seu próprio site

09. Seu site não possui sitemap

Um dos motivos de você não encontrar determinado artigo do seu blog no Google pode ser o fato de ele nem ter sido indexado. O Google indexa apenas as páginas que ele conhece e uma das formas de auxiliar o buscador nessa questão é possuir um sitemap.

O Criar Sites já possui diversos artigos muito bons falando sobre a criação de sitemaps:
Mapa do site e um Site Map – Conquistando o Google
Como Instalar e Configurar o Plugin Google XML Sitemap no WordPress
Mapa do Site no WordPress com o Dagon Design Sitemap Generator

08. A velocidade do seu blog é horrível

A velocidade de carregamento do seu blog é muito importante, pois ninguém, muito menos o Google, gosta de esperar um site carregar. Sites muito pesados podem ter seu posicionamento prejudicado.

Aqui no Criar Sites existem vários artigos que podem te ajudar a melhorar a velocidade de carregamento do seu site:
Verifique a velocidade de carregamento do seu site com o WebWait
Teste a performance de seu site com o GTmetrix
Como deixar o WordPress mais rápido para carregar

07. Você não trabalha corretamente os títulos

Assim como é importante ter um conteúdo original e relevante, o título de cada artigo do seu blog precisa ser único e conter as palavras-chave adequadas. O título tem grande importância para o Google e aliado a um conteúdo de qualidade as chances de sucesso aumentam muito.

Para ajudar os blogueiros a criar bons títulos para seus artigos o Criar Sites possui dois artigos muito bons que devem ser lidos por todos!

Como criar títulos otimizados para o Google – Conquistando o Google

06. Seu blog tem apenas artigos com imagens e vídeos

O Google não consegue indexar textos em imagens ou vídeos, para ele esses textos são o mesmo que texto nenhum e sem texto não adianta. Como o Google pode posicionar bem uma página sem palavras ou com quantidade insuficiente? Como ele vai saber do que se trata aquela páginas? Antes de qualquer coisa vem o conteúdo em texto!

Como você poderá ver no artigo a seguir, o conteúdo em texto é rei:

Quantas palavras deve conter um artigo?

Mas como você irá ler mais adiante, não basta ter texto, é preciso que o conteúdo seja original e de qualidade.

05. Seu blog não tem conteúdo original e de qualidade

O Google não gosta nem um pouco de conteúdo duplicado, plágio ou qualquer outra coisa semelhante e gosta menos ainda de conteúdo de qualidade duvidosa.

O Google não dá à mínima se você colocou a fonte original no final do artigo ou não, para ele plágio é plágio, cópia é cópia e ponto final.

Se você gostou de um texto em outro site a melhor opção é reescrever o texto com as suas palavras e sua opinião sobre o assunto, sempre tentando acrescentar mais informações relevantes e remover aquelas que não são necessárias. Mas mesmo reescrevendo com suas palavras é importante colocar a fonte original, de preferência mencionando ela no meio do texto e não apenas no final do artigo.

As mesmas regras do conteúdo copiado valem para conteúdos pobres e mal escritos. Veja quais dos seus artigos não estão em uma boa posição no Google e tente reescrevê-los, acrescente mais conteúdo relevante, imagens e links para outros sites com informações sobre o mesmo assunto.

Para saber um pouco mais sobre conteúdo duplicado, conteúdo de qualidade e plágio você pode ler os seguintes artigos:

A questão do conteúdo é de qualidade
Criando conteúdo de qualidade – Conquistando o Google

04. Existem poucos links internos no seu blog

Você publica artigo após artigo, mas não faz links entre artigos com assuntos semelhantes. Você está perdendo uma grande oportunidade de ajudar o Google a encontrar todas as páginas do blog mais rapidamente, melhorando a indexação e relevância dessas páginas e do blog como um todo.

Para você entender melhor a importância de links internos, basta ler alguns dos vários artigos sobre o assunto publicados aqui no Criar Sites:

Trabalhando os links internos – Conquistando o Google
Buscadores – Profundidade dos links das páginas

03. Seu blog não tem um nicho

Se o seu blog é muito generalista, pode se tornar cada vez mais complicado conquistar boas posições nos resultados de busca.

Um artigo sobre “monetização de blogs” publicado aqui no Criar Sites tem muito mais chance de estar em uma boa posição no Google para assuntos relacionados do que um artigo sobre “monetização de blogs” publicado em um site sobre animais de estimação.

Isso acontece porque blogs de nicho tendem a ter mais links de sites com conteúdos similares, fator que para o Google é de grande importância, uma vez que o seu blog ganhará cada vez mais credibilidade. Um link relevante e de qualidade é muito melhor do que um link de um site qualquer.

Em blogs de nicho também é muito mais fácil fazer a ligação entre os artigos, uma vez que todos tratam de assuntos similares ou que tenham alguma ligação entre si.

O Celso já publicou dois ótimos artigos sobre nichos de mercado para blogs:

Por que eu recomendo você a criar um Site de Nicho se você quer Ganhar Dinheiro
Escolha do nicho – Como Ganhar Dinheiro criando sites grátis

02. Existem poucos links externos para seu blog

Como já foi dito anteriormente, links são essenciais para um bom posicionamento no Google, se o seu blog tem poucos links relevantes e de qualidade as chances de ficar bem posicionado são muito pequenas.

Para o Google, um link é um link, mas um link para seu blog em uma página com conteúdo relevante, em um site do mesmo nicho e com o “title” do link utilizando palavras-chave é muito melhor. Por isso se concentre em conseguir links de qualidade e relevantes, mas não exagere na quantidade, se não, ao invés de ganhar posições você pode acabar sendo penalizado.

Leia alguns artigos do Criar Sites que podem te ajudar a conseguir mais links de qualidade para seu blog:

Link Building artificial para benefício do seu site
A importância dos links Dofollow
Ganhe Visibilidade com Guest Posts e Diretórios de Artigos!
Você sabe o que são backlinks e como eles podem ajudar seu site?

01. Você está fazendo Black Hat!

Se seu blog ou um dos seus artigos estava em uma boa posição no Google e agora caiu drasticamente ou sumiu completamente do buscador é melhor você rever a forma como está fazendo SEO.

Balck Hat é o nome dados as técnicas de SEO consideradas ilícitas ou abusivas, ou seja, métodos errados, que o Google não gosta nem um pouco e que podem fazer com que seu site seja penalizado.

Não importa se você fez Black Hat por engano ou intencionalmente, para o Google o único fato que importa é que você fez coisas que não devia e por isso não merece mais estar em determinada posição nos resultados de busca.

Black Hat é sem dúvida a solução certa para quem quer alterar a posição do seu blog no Google… Para pior. Então antes de começar a otimizar seu blog leia algumas matérias de grande qualidade publicadas aqui no Criar Sites sobre Black Hat:

Google e as Técnicas Black Hat SEO
Como evitar a punição do Google por excesso de otimização
Dicas para ter seu site Penalizado ou Banido do Google

Muitos blogs em algum momento de sua existência desaparecem por completo ou perdem posições nos resultados de busca e logo seus criadores saem falando que o Google odeia seu blog, que o Google é mau, e por ai vai. Isso não é verdade.

O Google ama todos os sites, como um pai ama seu filho. Mas eventualmente, como todo pai que ama seus filhos, ele coloca alguns sites de castigo lá trás nos resultados de busca, principalmente quando os “filhos” não cumprem com seu dever, ou pior, fazem o que não devem, desobedecendo as ordens do pai.

Mas como todo pai amoroso, o Google perdoa esses sites, reconsidera. Principalmente quando esse filho se arrepende, aprende a lição e passa a fazer tudo da maneira correta. Mas mesmo assim lembre-se, os filhos prediletos são aqueles que fazem tudo certo desde o início.

Então, se o seu blog está de castigo, é hora de rever seu comportamento, avaliar com o que você fez de errado e as coisas certas que deixou de fazer. E lembre-se sempre, para o bem ou para o mal, o Google está de olho em você!

Este é um guest post escrito por Fernando Roberto que trabalha no site da empresa Guia Fácil.

Gostou do artigo 10 Motivos para o Google Penalizar seu Site ou Blog? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre SEO no Google? Então deixe um comentário abaixo.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Convidado

Este artigo foi escrito por um colaborador convidado (guest post).
Adicionar a favoritos link permanente.

14 Comments

  1. Daniel Oliveira

    Olá Fernando,
    O Black Hat é realmente o principal motivo para a penalização ou mesmo a exclusão de um site das bases de dados do Google. Alguns administradores de blogs praticam o Black Hat sem saberem, quando copiam conteúdo protegido por direitos autoriais, quando criam conteúdo duplicado ou mesmo quando têm a cor do texto do site semelhante ou igual à cor de fundo. É verdade alguns administradores de sites escrevem textos irrelevantes para os leitores mas que ajudam no posicionamento nos motores de busca, normalmente estes textos ficam da cor do fundo do site e esta técnica é altamente penalizadora pela parte do Google. Algumas pessoas que têm por exemplo o fundo do site a preto e o texto a cinzento podem estar a ser penalizadas sem saberem.
    Quanto ao artigo está muito bom, gostei principalmente do ponto 3 em que você fala dos blogs generalistas.

    Abraço!
    Daniel

    • Muito bom o artigo. Realmente, é comum os blogueiros ou administradores de sites praticarem Black Hat sem saber. Eu não crio meu site para o Google, mas é sempre bom ler as regras impostas por ele para os webmasters.

    • Quando fomos penalizados aqui tivemos que readaptar pelo menos 6 coisas dessas dicas. O fundo do site era verde e os anúncios também, a velocidade do site era horrível e passamos a usar as ferramentas que estão sendo indicadas. Como faz exatamente um ano que fomos punidos, estamos esse ano todinho focado em melhorar o site por uma internet mais rápida.

  2. excelente artigo, eu mesmo já conhecendo algo sobre otimização e como melhorar meus sites sempre acabo achando algo de novo!

  3. Furious Downloads - Filmes e Cds

    Muito bom o Post, meu blog perdeu posição no google e chegando a nem indexar algumas paginas por excesso de palavras chaves, mas espero que o google reconsidere um dos filhos dele.

  4. Olá, Fernando!

    Muito bom o seu artigo! Este é um ótimo “check list” para todos avaliarem cuidadosamente. Vejo que muitos ainda não entendem porque não estão bem posicionados no Google. Seu artigo mostra várias razões para isso acontecer.

    E, como você bem cita, os problemas às vezes ocorrem sem intenção. Muitas vezes, até mesmo sem conhecimento! Por isso, seu artigo é importantíssimo.

    Parabéns!

  5. Fabio Vasconcelos

    Olá Fernando, excelente artigo!

    Realmente dodos os pontos que você citou são importantíssimos. No meu caso estou com dificuldades para indexar meu blog para algumas palavras chaves, sobre o nicho ganhar dinheiro. Não sei exatamente qual é o problema, se é muita concorrência ou é outra coisa.

    Abs!

  6. Olá, Fernando! muito bom o seu artigo, parabéns! Excelente

    Outra coisa que vale lembrar também é o excesso de publicidade, li em algum lugar que eu não me recordo, onde dizia que o Google não gosta do excesso de publicidade do mesmo modo que nós não gostamos…

    Abraço!

  7. sergio carlos

    fernado tudo bem? sou dono de 2 rádios na internet, transmitindo vida , resgate em cristo, tenho 2 blogs, missoes no ar do blogspot, word press. e tenho uma dúvida, as pessoas procuram ”sites” gratuitos , tenho 2 sites pagos e 2 gratuitos e uma rádio gratuita novavadimenssãocaster.fm,, não sei se teve uma matéria por aqui mas na realidadevale a pe na sites e rádios os gratuitas qual a diferencia pois ja tetei rádio rádios gratuitos da ”caster fm” muito bom a diferenças e a interetividade, o domínio, e a qualidade que os pagos são melhores e tem mais recursos e voce que acha?????
    os link da rádios estão postado em postagens posteriores

  8. Um ótimo checklist a ser considerado. Gostaria de saber se existe como saber se o meu blog está sendo penalizado pelo Google ou não. Algo mais prático do que ficar realizando consultas constante no Google via palavras chaves.

  9. Acredito que eu possa ter feito algo errado sem perceber pois estava bem colocado no google e agora cai muito. Post muito bom.

  10. Muito bom adorei as dicas meus parabéns, aconselho a todos a lêem com muita atenção.

  11. Sinceramente não sei o que aconteceu com dois blogs que tenho os dois penderam links que apontavam para eles e também autoridade de domínio e de pagina mas quando pesquiso pelas palavras chaves eles estam na mesma posição alguém sabe me explicar o que esta acontecendo.

    • Olá Luís,
      Pode ser que o Google esteja mostrando um resultado melhor para você porque você está logado no Google. Abra uma janela privativa no seu navegador e realize a pesquisa novamente.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *