10 Motivos para Esquecer de Vez os Agregadores de Links!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

conflitos de interesses

 

Muito se fala na web em conseguir mais tráfego para o blog para desta forma aumentar seus rendimentos, o que em tese é verdade, porém há observações a se fazer com relação a seu tráfego, principalmente com relação a qualidade do tráfego que seu blog possui, pois dependendo de como for pode ser que seu tráfego não esteja valendo de nada, aliás, talvez esteja até mesmo te prejudicando bastante!

Sim, um grande tráfego de baixa qualidade pode te prejudicar, isso sem falar que pode também estar fazendo você perder dinheiro e já falarei sobre isso mais adiante.

A origem mais natural deste tipo de tráfego de baixa qualidade está nos agregadores de links, que normalmente está repleta de pessoas sem ter o que fazer na web e ficam “arrastando correntes” de um blog a outro sem nem mesmo ler o conteúdo.

10 Motivos para Não Usar Agregadores de Links!

Se ainda tem dúvidas quanto a este fato então vamos a 10 motivos para que definitivamente deixe de lado qualquer estratégia com agregadores de link!

1 – O tráfego não é segmentado

As pessoas que chegam a seu blog através de agregadores de links estão na verdade apenas passando seu tempo, o que resulta em visitas que irão durar poucos segundos, desta forma não será possível que a pessoa se interesse por campanhas de programas de afiliados, tão pouco que clique nos anúncios do Google Adsense, e ainda que por acaso clique há o risco de o clique ser considerado inválido dependendo de quanto tempo a pessoa passar na página do anunciante.

Este comportamento de seus visitantes irá gerar o problema que é o segundo motivo pelo qual não deve utilizar agregadores de links.

2 – Ao usar Google Adsense e Agregadores de Links estará Perdendo Dinheiro!

Existem diversos fatores que são levados em consideração pelo Google Adsense para que os valores dos cliques sejam maiores ou menores em seu blog, um dos fatores que é muito importante é a qualidade de seus artigos.

Agora imagine o que o Google não vai “achar” ao ver suas taxas de rejeição subirem a níveis ridículos como 90%, 95%? Obviamente vai “entender” que a qualidade de seu blog é muito baixa, o que levará seus cliques a valores cada vez menores, isto sem falar em suas posições perdidas nos sagrados resultados orgânicos rsrs

3 – Receberá muitos comentários… SPAM, TROLL e coisas do tipo!

Ter uma boa quantidade de comentários no blog também costuma ser bom, mas assim como falei em 10 Motivos para NÃO Usar CommentLuv no Blog, ter qualidade nos comentários é importante, comentários do tipo SPAM, ou TROLLs no blog não irão te ajudar em nada.

Agregadores de links possuem normalmente muitos blogueiros iniciantes em busca de parcerias (trocas de banners), o que não é interessante, pois nem mesmo se sabe se aquele blog vai passar de seus 3 primeiros meses de vida, e ainda uma boa quantidade destes comentários com pedidos de troca de banners são de blogs com nichos completamente diferentes, não sendo interessante para nenhum dos dois.

4 – Em troca de todos estes Problemas Ainda Perderá seu Tempo!

Estes problemas já são naturalmente uma baita dor de cabeça, como se não bastasse ainda é difícil criar estes problemas para os blogs, pois dependendo do agregador alguns temas são aceitos com maior facilidade que outros, alguns pedem imagens já dimensionadas com um tamanho exato entre outros detalhes que gastam seu tempo.

Se pegar um único artigo e for cadastrar em 3 agregadores diferentes perderá tempo suficiente para fazer mais um ótimo artigo que poderia estar trazendo tráfego orgânico para seu blog!

5 – Vai perder Mais Dinheiro com Servidor!

Sabemos que quanto maior o tráfego que um blog recebe melhor precisa ser seu servidor, o que aumenta os custos, até aí não haveria problema algum se estivesse recebendo visitas orgânicas, seus rendimentos estariam crescendo junto com as visitas.

Mas com o aumento das visitas de agregadores de links o que vai crescer é sua taxa de rejeição fazendo com que seus ganhos com Google Adsense sejam menores, ou seja, ganhará menos e gastará mais!

6 – Dependendo do Nicho Estará Livre dos Problemas, Apenas Perderá seu Tempo!

Como já disse no início do artigo, o público de agregadores de links não está querendo ler nada específico, estão passando o tempo, sendo assim dificilmente irão querer ler algo como este artigo com mais de 1000 palavras.

Irá enviar seu link (perdendo seu tempo para isso), poderá simplesmente não ter seu link aceito, ou quando é aceito não é acessado (ainda bem rsrs). Já se u seu post for algo do tipo “fotos quentes”, “caiu na net” envie seu link e certamente terá muitas visitas.

7 – Terá Rapidamente 1 milhão de visitas (sem ganhar quase NADA)

Se ainda não tem muita experiência poderá facilmente ficar iludido com os números gerados no Google Analytics, pois podem sim ser muito altos, mas em termos reias não representam que seu blog de fato está crescendo, pois além de não estar ganhando dinheiro estará fadado a ver seu blog novamente às moscas assim que o seu link cair para outra página do agregador.

Já que vai reduzir seus ganhos para poder promover o crescimento mais rápido de seu blog aconselho então a considerar a possibilidade de anunciar em um blog grande do mesmo nicho que o seu, assim terá um gasto previsto e com retorno de qualidade!

8 – Ter Muitos Online no Site ao Quer dizer Qualidade!

Este é outro fator que pode enganar quem está começando, pois assim que envia seu link vai conferir e nota que “magicamente” seu blog está com 2.000 visitantes online, sim, ok… mas quanto tempo cada um está ficando no blog?

Vá até seu Google Analytics e veja o tempo médio de permanência no blog e vai entender o porque de sua taxa de rejeição ter subido tanto rsrs

9 – Estará concorrendo com Posts Muitas vezes Copiados…

É natural encontrar em agregadores de links posts extremamente semelhantes uns aos outros, pois são posts que fazem sucesso com este público, já o seu conteúdo original e que deu trabalho para fazer estará jogado lá no meio.

Isso sem falar que muitos “copiadores” de plantão buscam textos em agregadores de links, é mais um risco ao qual estará expondo seu blog sem ter benefício algum em troca.

10 – Acabará tendo Muitos Banners em sua Sidebar!

Boa parte dos agregadores de links pedem para que em troca deixe seu banner no blog (caso não o fizer seu link não é aceito), se passar a trabalhar com diversos agregadores sua barra lateral estará rapidamente repleta de banners nada rentáveis.

Estes são apenas 10 dos muitos motivos pelos quais não sou favorável a utilizar agregadores de links, e isto tudo sem entrar em termos de SEO, pois nem para link building serve uma vez que os Lins são “nofollow”, ou seja, o Juice do link não é passado.

Este é um guest post que foi escrito por Vinicius Horta do blog Dinheiro Web.

Posts Relacionados

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Sobre Vinicius Horta

Blogueiro e Web Designer com Formação nas ferramentas Adobe- SENAC – SP e curso de Comunicação e Comunicação Institucional - FGV. Adoro esta vida de blogs e internet. Escrevo sobre desenvolvimento e monetização de Blogs, Sites, Programas de Afiliados e Carreira Freelancer.
Adicionar a favoritos link permanente.

49 Comments

  1. Acho que eu tive sorte, depois que comecei a colocar meu blog no Ocioso minha taxa de rejeição caiu para 1,90% 🙂

    Se eu for me registrar em um agregador e eles me “forçarem” a colocar o banner deles eu simplesmente não me registro.

    Abraços!!!

    • Deve ser pelo nicho, dei uma olhada agora no seu blog e tem o tipo de conteúdo que costuma ser bem procurado nos agregadores, mas de qualquer forma eu nunca vi na minha vida uma taxa de rejeição de 1,90% O.O IMPRESSIONANTE!
      Abraço e obrigado por comentar!

      • Vinicius,
        Eu tive alguns problemas com o Google Analytics a alguns meses atrás e tinha que reinstalar, eu até estranhei quando vi 1,90%, mas também o tempo médio de visitas é de 22 segundos :(.

        Abraços!!!

        • Rosiel,
          Uma vez teve uma pessoa falando algo parecido com o que você citou sobre a taxa de rejeição. Ele estava todo contente, mas no final descobriu que a taxa de rejeição tinha diminuído porque ele tinha adicionado o código do Analytics mais de uma vez no template, o que estava causando uma pane nos dados.
          Verifiquei o seu template e parece que o código do Analytics aparece 3 vezes, o que acredito que tenha algo a ver com essa taxa de rejeição tão baixa. Dê uma olhada nisso.

          Abraço!

          • Realmente Celso, no meu template tinha 3 vezes o código do Analytics, eu tinha colocado um antes de /body, outro na configuração do Blogger e o outro eu tinha colocado para contar as visitas que eu mando para os meus parceiros, tomara que não aumente muito minha taxa de rejeição :).

            Abraços!!!

          • Rosiel,
            Se mudar alguma coisa, depois passe aqui para dizer o novo resultado.

            Abraço!

          • Celso faz uma semana que tirei os outros códigos do Google Analytics, minha taxa de rejeição subiu um pouco (muito) agora está 51,28%, mas ainda está bom né? vi em um artigo você falando que ideal é 60% por ai.

            Obs.: nessa semana tive 3 ou 4 links liberados no Ocioso.

            Abraços!!!

          • Rosiel,
            Então era mesmo os códigos do analytics a mais no template o causador daquela baixa taxa de rejeição.
            Ainda está em um ótimo valor, se levar em consideração os links no Ocioso. Pode dizer qual foio tempo de permanência dos visitantes de lá?

            Abraço!

          • Celso a duração média de visitas total do blog é 31 segundos, e a duração média de visitas vindas do Ocioso é 21 segundos.

            Abraços!!!

          • Olá Rosiel,
            É bem pouco mesmo, mas o engraçado é que o tempo normal em seu blog é baixo. Será que não tem alguma coisa de errado? Já procurou saber se não tem algum erro nas páginas?

            Abraço!

          • Celso não sei se tem algum erro nas páginas, vou procurar se tem.

            Abraços!!!

          • Rodrigo Rodrigues

            Celso, sabe dizer se tem algum post no site dizendo sobre essas métricas de rejeição e tempo no site? Para termos um parâmetro sobre quais valores são satisfatórios.

          • Rodrigo,
            Eu não tenho nada assim, até mesmo porque existem muitas variáveis, como o nicho do blog, interesse do tipo de público que o blog recebe, os métodos de divulgação e etc.
            Por exemplo, um site de humor, geralmente tem a taxa de rejeição alta, porque os visitantes que o acessam só querem dar umas risadas e sair.
            Enquanto que em um blog mais didático com conteúdo de qualidade, a rejeição costuma ser bem mais baixa.
            Mas em ambos os casos, se for usado um agregador de links para divulgação, a taxa de rejeição costuma ser alta, porque este tipo de público só está ali passando o tempo.

            Abraço!

          • jose camelo coura

            ai cara gostei muito , ja que eu estava com muitas duvidas sobre agregadores . sucesso para você

  2. As visitas vindas de agregadores não são de qualidade, é por isso que eu nunca usei este recurso, e nem pretendo usar, até por que minha taxa de rejeição está cada vez menor.

    • Opa Luiz!
      É se est´com a taxa de rejeição cada vez menor não é uma boa se aventurar com os agregadores não, afinal em time que está ganhando não se mexe rssr 😀
      Abraço!

    • Luiz Fernando,
      Estes dias eu decidi fazer uns testes com alguns agregadores de links e descobri que o Tudujunto.com está mandando boas visitas para o CS, mas não para um site de humor que eu tenho. Estranho!
      Ainda não tenho certeza, pois faz pouco mais de 1 semana que estou usando, mas os resultados estão sendo satisfatórios.

      Abraço!

  3. Robson Ribeiro

    Olá Vinicius,

    Eu discordo de que todos os blogueiros devem esquecer os agregadores de links. Eu acredito que para gêneros como Humor, Fofoca e Atualidades, entre outros, os agregadores de links são muito eficientes. Ainda mais se o seu uso for combinado a algumas técnicas que podem garantir a permanência do visitante por mais tempo no site.

    Com relação aos anúncios do Google Adsense, você pode simplesmente usar uma função para que os anúncios não sejam exibidos para visitantes vindos de determinado site.
    Referenciar outros posts tão bons quanto o que chamou a atenção do visitante no agregador, logo ao fim do artigo, também é uma ótima maneira de combater a taxa de rejeição.
    Quanto aos banners… Muitos agregadores aceitam os links enviados mesmo que você não coloque um banner de divulgação no seu blog.
    Comentários spans o plugin bloqueia…

    Enfim. Se pensarmos em MetaBlogs, blogs sobre SEO, monetização, design, entre tantos outros nichos relacionados, este tipo de agregador generalista não é lá muito indicado mesmo. Talvez um voltado apenas para determinado nicho fosse mais vantajoso nestes caso.

    Acho que os agregadores tem os seus prós e os seus contras, e no final das contas a utilidade, ou não utilidade deles, vai depender do nicho de atuação dos blogs que enviam os links.

    Abraços!

    • Olá Robson, é como eu disse no ítem 6 do post, depende do nicho, e como se confirmou com o comentário do Rosiel que possui um blog em nicho bom para agregadores de lins, ainda assim o tempo médio de visitas está em 22 segundos.
      Abraço!

    • Rodrigo Rodrigues

      Também partilho do mesmo pensamento do Robson e gostaria de lembrar também que divulgação via agregadores é uma forma muito econômica de apresentar seu blog a muitas outras pessoas, concordo que muitos dos visitantes não retornam, mas aí o problema é do blog e não do agregador, por que se o blog for bom certamente o visitante voltará em busca de novos bons artigos.
      O caso do Celso é um ótimo exemplo para isso!
      Para concluir acredito que por final o custo beneficio é positivo sim.
      Um abraço a todos!

      Rodrigo Rodrigues

  4. Nestor ----------------

    Concordo plenamente com essa postagem. Dependendo do Nicho do blog os agregadores não ajudam em nada, só ajudam mesmo a gastar tempo… Por isso mesmo quase não os uso. Para blogs com alguns temas técnicos como o meu os agregadores só atrapalham mesmo.

    • Opa Nestor, com temas técnicos passe longe dos agregadores, é um conteúdo muito específico… o seu melhor amigo deverealmente ser o Google 😀 e links vindos de outros blogs do mesmo nicho.
      Abraço!

  5. Ótima matéria. Eu estava participando de dois agregadores de links, porém, parei. Como você mesmo diz, estou perdendo tempo. Vou foca na qualidade e conteúdo para que as minhas notícias sejam acessadas após uma buscas orgânicas.

    • Olá Informativonb!
      Uma dica pessoal, além de focar no conteúdo poderia usar o tempo que usava nos agregadores para fazer uma boa campanha de link building, isso também ajuda bastante a posicionar melhor seu blog 😀
      Abraço!

  6. Dermeval Junior

    Eu me desiludi rapidamente com agrafadores de link quando vi a alta taxa de rejeição que me trouxeram, nem precisava de tantos motivos, mas já que nos deu, ótimo, reforça mais ainda a minha intenção de não usa-los 🙂

    • Demerval, realmente, só a taxa de rejeição já é motivo mais do que suficiente para ficar mais atento, mas olhando todos os detalhes da coisa podemos ver que o prejuizo pode ser bem maior do que imaginamos rsrsr (claro que salvo excessões de nicho) 😀
      Abraço!

  7. Nota 10 o post, realmente os agregadores de link entre ele o melhor é o Ocioso, as visitas são muitas mais ninguém clica em anúncios pois são outros blogueros reis do plagio, meu blog recebia mais de 35.000 mil visitas do Ocioso e eu faturava $4,00 dolares no adsense por dia, hoje meu blog recebe uma média de 10.000 mil visitas do google e tem dias que dá $70,00 dólares.

  8. Olá Celso,
    Meu site está com uma taxa de rejeição muito alta, talvez o motivo seja justamente os links agregadores, como fazer para desfazer estes links? Tenho muitas visitas de fora do Brasil que não ajudam em nada.
    Obrigado!

    • Cesar,
      Acredito que não tenha como desfazer os links, o que você poderia fazer é um bloqueio de forma que os visitantes que acesse o seu site não possam ver o conteúdo. Confira neste site que eu encontrei que fala exatamente sobre isso.
      Repare que os agregadores costumam parar de enviar visitantes depois de um tempo. Portanto, se você esperar mais um pouco, pode ser que não precise fazer nada.

      Abraço!

  9. Simplesmente adorei esse artigo. Nunca gostei muito dos agregadores de links. É um saco ter que enviar post por post e ainda ter que aguardar ser aprovado. Apenas uma vez um artigo meu foi aceito no Coméia, porém eu realmente não vi reflexo nenhum no meu blog. Não houve comentários, o número de assinantes de feed não aumentou, apenas recebi mais de 2 mil visitas em uma única tarde. Não vou utilizá-los mais!

  10. Eu gosto dos agregadores de links, para mim eles nos enviam uma boa quantidade de visitantes realmente interessados nos artigos.

  11. É verdades, todos os pontos aqui levantados condizem com a real situação de sites que utilizam estas forma de obter tráfico não qualificado

  12. boa tarde!

    achei interessante, sou um bom exeplo de tudo que escreveu, meu site foi acessado por mais ou menos 400 pessoas em abril e deposi dos agregadores já ultrapassou as 35.000 visitas.

    Mesmo com este enorme crescimento, não pude deixar de notar duas coisas, a taxa de retorno e de permanência, são ridiculas!!!

    mesmo assim, vou continuar a divulgar em alguns linkadores que achar relevantes e excluir outros!

    meu blog tem como foco, cães e gatos, mas só o que encontro nestes linkadores são fotos de garotas seminuas!!!

    depois de ler todo o artigo, vi que vocês publicam um linkador “TUDUJUNTO” então acho que também posso continuar, mas devo selecionar melhor os que publico meus posts!!!

    e pode contar com minha taxa de retorno e audiencia!!!

    obrigado!

  13. Apos ler o post fui quase que “obrigado” a comentar esse post , realmente muito bem escrito , meus parabéns !
    Com relação ao que foi dito , concordo em gênero , numero e grau , já havia percebido isso no meu blog , ate tenho três banners de agregadores , ainda os mantenho , mas o tráfego que eles enviam realmente é de “pouca qualidade” se o objetivo for ganhar dinheiro , como já foi dito , ganho mais com o tráfego que o youtube e o google mim enviam , ainda que esses sejam menos que 10% do que os agregadores mim enviam … e ainda tem a questão da rejeição né …

  14. Olá, achei muito interessante o artigo, mas existem agregadores de nichos especificos assim como os de tutoriais, ultilizo alguns em ingles e tenho tido um bom resultado. no Brasil o mais famoso desse tipo é o webtutoriais mas ele usa um frame o que acaba atrapalhando como vi em um artigo aqui no criar sites.
    Mas acredito que o nicho é muito importante e como tutorial é um tipo de artigo que prende a tenção do leitor ajuda a não aumentar a taxa de rejeição. Cada caso é um caso e o tipo de informação deste artigo ajuda analizar se vale ou não a pena ultilizar os agregadores.

  15. Gostei do post.
    Mas gostaria de entender apenas uma coisa no seu site.
    Por que você usa um banner de divulgação do Colmeia. Sendo que esse é um agregador de links e conteúdo?
    Quem divulga a Colmeia é porque envia links para serem liberados, ou estou enganado?

    • Olá Bel,
      Repare que este é um guest post escrito por um colaborador.
      Eu adicionei o banner para fazer um teste. Enviei recentemente um banner para o Colméia para ver se era aceito e qual repercussão teria. Mas infelizmente meu link não foi aceito.

      Abraço!

  16. Boa dica, vou me organizar e parar de usar agregadores, agora entendo o motivo da tal taxa de rejeição ser tão alta.

  17. Não tiro a sua razão em nenhum desses tópicos, mas até mesmo o Google tornou-se um mercenário, prova disso são os anúncios publicitarios no topo das buscas. Hoje em dia sucesso na internet requer muito mais do que SEO, pq já tem gente demais pagando empresas para fazerem o SEO dos seus sites, ou gastando com Adwords.
    Aquela dica do Matt Cutts de “Adicione conteúdo de qualidade” já está ficando fraca. Requer bem mais do que isso. Tudo o que você puder fazer para evitar que seu site não dependa apenas de SEO é bem-vindo, por exemplo, participação em redes sociais, divulgação offline (Na sua cidade), sorteios no site para poder aumentar a popularidade. Quem fica dependendo somente do Google, está pedindo para tomar um tiro na cabeça, recentemente meu site teve uma queda brusca no tráfego orgânico, está se recuperando, mas nao sei o que é, pois os links externos são nofollow e não pratico nenhuma técnica de Blackhat, entao o Google simplesmente nao é de confiança. E quanto ao Adsense, já viu a estória do Falso Esteve Jobs? No dia em que o site do cara teve milhões de acesso, ele faturou pouco mais de 1000 Dólares, o que foi uma surpresa, pois no minimo deveria estar esperando que faturasse pelo menos 100 mil. Há muitas alternativas para se ganhar dinheiro, a melhor que eu conheço é através de programas CPA, o hotmart é um exemplo, portanto, um site que escreve um bom artigo, e publica-o em um agregador de link, com certeza vai ter um publico segmentado, pois a pessoa só vai clicar no link se o conteúdo for do interesse dela, e entao, quando ela chegar à tal site, ela também verá o anúncio do hotmart, se o anúncio do hotmart tiver a ver com o artigo, ele vai vender. Antes faturar mais de 1000 Reais com o hotmart de uma vez, do que 30 dólares com o adsense.

  18. Bom artigo. Me fez repensar sobre agregadores, tal a alta taxa. Quanto ao Hotmart, mais uma furada. Os banners na sua maioria são horriveis, quando alguns nem isso tem. Ocupam espaço no blog, tem exposição gratuita. E o blogueiro só ganha dinheiro se vender.
    Bom artigo

  19. Eu ainda uso um ou dois agregador de links e realmente e dificil de aparecer vistas em meu blog estou quase a tirar os agregadores do meu blog.

  20. Valeww pelas informações! Eu uso o Dipas. O Dipas é um agregador de links do follow, ou social bookmarking, onde os usuários enviam links com descrições curtas. Os links são aprovados e publicados instantaneamente em uma página com comentários. Enviar links para o Dipas é interessante, pois você pode escrever uma descrição com suas palavras-chave e escolher a melhor categoria e tags, o que pode ajudar a atrair visitas e gerar tráfego dos sites de busca, uma vez que só são aceitas descrições originais.

  21. Cara, estava pensando em usar agregadores, mas depois de ter lido seu post, estou fora. Obrigado!

  22. Olá. Este post já é meio antigo, mas hoje encontrei ele no google fazendo uma pesquisa sobre agregadores e SEO, e mesmo sendo de alguns anos atrás, li ele por inteiro para ver se vale a pena usar agregadores para trazer visitas no blog, e pelo que vi acaba não compensando, ainda mais que meu blog é de mensagens, não combinando muito nos agregadores. Parabéns pelo post, muito bem explicado.

  23. Parabéns, ótima qualidade de conteúdo, eu ainda não conhecia os agregadores de links e agora que não vou usar mesmo.

  24. muito esclarecedor !

  25. Ótimo post. Eu estava participando de dois agregadores de links, porém, parei. Como você mencionou, é perda de tempo. Vou foca na qualidade e conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *